G7 discutirá riscos ao comércio global após tarifas dos EUA sobre China

Publicado em 14/05/2024 11:04 e atualizado em 14/05/2024 12:19

Logotipo Reuters

ROMA (Reuters) - As principais democracias do Grupo dos Sete (G7), reunidas na Itália na próxima semana, discutirão o risco de fragmentação do comércio global após as tarifas "muito duras" impostas pelos Estados Unidos à China, disse o ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti.

Giorgetti estava sendo entrevistado para uma conferência em Milão, na terça-feira, organizada pelo jornal italiano La Verita.

Outro item na agenda da reunião entre os ministros das Finanças do G7 em 24 e 25 de maio na cidade de Stresa, no norte da Itália, será como usar os ativos russos congelados apreendidos após a invasão da Ucrânia por Moscou, disse Giorgetti.

As propostas dos EUA de usar os ativos para financiar diretamente a Ucrânia na guerra teriam "implicações legais bastante sérias" que ainda precisam ser esclarecidas, disse Giorgetti, que será o anfitrião da reunião de Stresa, já que a Itália detém a presidência rotativa do G7.

"Em Stresa, refletiremos sobre... a fragmentação do comércio global, com os últimos movimentos do governo americano, que mostrou suas cartas com medidas muito duras contra a China", disse Giorgetti.

"O mundo como o conhecemos está acabando", disse ele, acrescentando que "uma guerra comercial está em andamento, o que reflete as tensões geopolíticas" e a Europa ainda precisa definir seu próprio papel no cenário em evolução.

(Reportagem de Giuseppe Fonte e Gavin Jones)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário