Butão é nova oportunidade para exportadores de carne suína do Brasil

Publicado em 14/05/2024 14:42
Anúncio de abertura de mercado pelo MAPA gera boas expectativas no setor

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aplaudiu o anúncio feito ontem pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, com a finalização do processo e oficialização da abertura do mercado de Butão para a carne suína do Brasil.

País com quase 1 milhão de habitantes, conforme indicadores locais, mais de 20% de sua população consome carne suína.

Apesar disso, o consumo per capita é relativamente baixo ainda, não chegando a 3 quilos per capita por ano, conforme dados da FAOSTAT. Este é um indicativo de bom potencial para incremento de consumo no país, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

“A abertura deste mercado do sul da Ásia acontece em um momento importante para o setor, que tem buscado ampliar a capilaridade das exportações brasileiras, se somando à outras aberturas e ampliações conquistadas pelo trabalho de excelência da equipe do Ministério da Agricultura, sob a liderança do Ministro Carlos Fávaro, e do Ministério das Relações Exteriores”, ressalta.

Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, também destaca a boa competitividade que será proporcionada às proteínas brasileiras na região, diante das condições tarifárias vantajosas do mercado butanês.

“A tarifa de importação para a carne suína é semelhante à estabelecida para a carne de frango, em torno de 10% sobre o valor do produto embarcado. É uma condição vantajosa importante para ampliar a nossa presença neste mercado e no nosso papel de apoio à segurança alimentar da população local, sempre em complementaridade com os produtores locais”, destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário