O que podemos aprender com a tsunami alemã?, por José Luiz Tejon

Publicado em 10/07/2014 11:06
José Luiz Tejon Megido é Diretor Vice Presidente de Comunicação do Conselho Cientifico para a Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o núcleo de agronegócio da ESPM, Comentarista da Rede Estadão-ESPN.

Dia 8 de julho, uma bomba atômica explodiu o futebol brasileiro (um mês antes da memória das explosões nucleares de Hiroshima e Nagasaki). Não resisti e fiz um artigo a respeito da necessária reforma, de estrutura, modelos, lideranças e gestão da coisa. Mas, para o nosso comentário fica aqui a provocação.

O que podemos aprender com a tsunami alemã, dos 7x1, em cima da legião estrangeira de brasileiros da nossa Seleção, e um modelo de agregação e arrecadação de valores no exterior, e não no país, que tem ilações com o nosso agronegócio. Hoje o salvador da economia, da balança de pagamentos, ali, raspando o fio da navalha, o agronegócio. E totalmente dependente da soja, açúcar, carnes, café, algodão, suco de laranja, milho. E vamos estacionando por aí. E salvos por um mega cliente chinês, ávido para assegurar a sua segurança alimentar, transformando proteína vegetal em proteína animal para sua população.

A falta de estrutura, a falta de política agrícola, a falta de diálogo e de governança entre ministérios ligados ao setor, a luta de facções egocêntricas, tanto de governo quanto da iniciativa privada, o distanciamento da indústria e do comércio, como elos sagrados do agribusiness, propiciando cada vez mais a venda dos jogadores, a matéria-prima e não do espetáculo, os produtos transformados com marcas gerando fãs e receitas industriais, de comércio e de serviços.

Na primeira oscilação de preços das commodities, e basta a soja apontar para um crescimento da área norte-americana, e seus preços diminuírem levemente, parcelas consideráveis de produtores rurais brasileiros entrarão no prejuízo, pois não mais do que 1/3 atua e opera em estágios elevados de gestão, custo, produtividade e conexões econômicas e financeiras superiores (vide o baque concreto dos cafeicultores em 2013/2014).

Os 7x1 podem ser um suave aviso dos deuses amigos, sobre o que o campo do futebol pode nos alertar para todos os demais campos, da gestão, da política, da liderança, do agronegócio e de todos os grandes setores produtivos do país. Uma derrota no futebol dói, faz sofrer, mas passa. Uma igual a essa na gestão do Brasil, não só faz doer, ela mata, literalmente.

Clubes brasileiros falidos, CBF rica, e meia dúzia de jogadores pop stars com seus amigos, famílias, clubes e casas globalizados e nos paraísos europeus, formando uma legião estrangeira de brasileiros, não significam mais nada para o país. Da mesma forma, se não protegermos os 5 milhões de produtores do país, se não os integrarmos ao agronegócio da tecnologia, da gestão, das agroindústrias, dos serviços e comércio, e ao cooperativismo, não serão 1% deles que irão fazer verão, ou a produção salvadora da nação.

Que nos valham os 7x1 do futebol para um repensar do agronegócio, e de outros entornos da nação. Registrando ainda que a Alemanha, no agronegócio, é o terceiro maior exportador do planeta, acima do Brasil, e somente abaixo dos Estados Unidos e da Holanda. Ficamos com o 4º lugar no campeonato global do agribusiness. Vamos ver nesta Copa, talvez, também.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CCAS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário