Quem produz alimentos é “vilão”? por Renato Bittencourt

Publicado em 31/10/2014 13:37

Para quem não conhece muito bem e principalmente dentre os leigos, o produtor rural muitas vezes parece inimigo do meio ambiente, da mesma forma que a irrigação.

Isto é devido à pressão das mídias e grupos ecologistas, muitas vezes radicais.

O produtor é seguidamente acusado de desmatamento, utilização de mão de obra escrava e infantil, bem como demonizado pela produção de gases responsáveis pelo efeito estufa e maus tratos e desumanidade com os animais. Embora quase todas as 6 milhões de propriedades estejam dentro da lei, os casos fora da lei são sempre enfatizados, e não se fala nada do lado bom na maioria das vezes.

Essa é a natureza do ser humano e principalmente dos brasileiros (as pessoas preferem ver as tragédias e notícias ruins). Por isso que a maioria das matérias que vemos no jornal são desse tipo, inconscientemente preferimos assisti-las, à notícias boas.

Em relação à irrigação, é “condenada” porque utiliza/mobiliza grandes volumes de água. Mas como diz um pesquisador da Esalq/USP “A irrigação deve ser considerada um dos mais eficazes insumos agrícolas, pois é o único que consegue dobrar ou até triplicar a produtividade das áreas cultivadas”.

Segundo a FAO (agência da ONU para alimentação e agricultura) a população mundial passará de 7 bilhões para 9 bilhões de pessoas até 2050. O que representaria uma necessidade de aumento de 1 bilhão de toneladas na produção de cereais e 200 milhões de toneladas de carne a mais por ano.

Ainda segundo o órgão, atualmente 1 bilhão de pessoas estão desnutridas. Mesmo que a produção dobrasse nos países em desenvolvimento, ainda haveria 370 milhões de pessoas desnutridas.

A produção de alimentos precisa crescer, e muito. Mas com um uso mais intensivo e sustentável da terra, sem incremento de área cultivada, principalmente sobre florestas, colaborando para o bem do meio ambiente, e não sendo vilã.

Muitas profissões são muito elogiadas e endeusadas, e com razão, como médicos, professores, etc. Mas também devemos colocar nesta lista o produtor rural, que na verdade deveria ser chamado de “Produtor de Alimentos”.

Quem produz alimentos não é vilão! São eles os responsáveis pela comida que chega ao prato das pessoas no mundo inteiro, e somente pelas mãos dos produtores rurais, poderemos atender a crescente demanda por alimentos e diminuir a fome.

Isto é possível, e o Brasil é considerado o “Celeiro do Mundo”, poucos países podem colaborar como nós para a maior produção de alimentos, e com certeza a irrigação será responsável por grande parte disto.

Apenas 12% da área agrícola do mundo é irrigada, mesmo assim, esta pequena parcela é responsável por quase metade da produção de alimentos.

Com isto percebemos o potencial das culturas com irrigação que, além disto, também é uma espécie de seguro agrícola, pois garante a produção em anos de estiagem, como tivemos em 2012 aqui no Rio Grande do Sul.

A melhor saída para produzir mais é com incremento na produtividade da atividade agropecuária, e isto só será possível com incentivos aos produtores rurais (ou Produtores de Alimentos), que não são os vilões nem os demônios contra o meio ambiente, na verdade, são heróis da produção de comida para as pessoas do mundo inteiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Lance Agronegócios

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário