Prognóstico de chuvas em regiões de MG pode ser prenúncio de boas safras futuras, por José Donizeti Alves

Publicado em 27/11/2015 13:22
José Donizeti Alves é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na Ufla e trabalha com Fisiologia do cafeeiro há mais 33 anos.

Em artigo recente publicado no CaféPoint o pesquisador da Embrapa/Epamig Williams Ferreira especialista em Agrometeorologia e Climatologia (Chuvas mais presentes em dezembro poderão ajudar cafeicultura) destaca que nas principais regiões cafeeiras de Minas Gerais é esperado, para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, volume de chuva acima do valor médio para o período. Apesar de esclarecer que esse é um prognóstico climático e, portanto, passível de alterações, não deixa de ser uma excelente notícia.

Caso essas previsões aconteçam, penso que a cafeicultura mineira será beneficiada. Vejamos por que. As duas primeiras floradas, majoritárias, vingaram e hoje os frutos nas árvores se encontram na fase chumbinho. Da mesma maneira, as chuvas recentes devem estimular a última florada que deverá ter alta percentagem de vingamento. Esse padrão de florescimento concentrado deve sincronizar a colheita em um curto período de tempo, o que “per si”, já é uma boa notícia. A partir dessas pressuposições, caso os prognósticos climáticos se confirmem, os crescimentos vegetativo e reprodutivo do cafeeiro poderão se beneficiar como há muito não se via.

O crescimento dos ramos ortotrópico (caule) e plagiotrópicos (ramos produtivos) e de folhas na maior parte das regiões produtoras de Minas Gerais, iniciou-se, de maneira geral, em meados de setembro, com o início da primavera e deve se estender até o final do verão/início do outono. Nesse período de seis a sete meses possivelmente serão formados em cada ramo, cerca de 7 a 10 nós com um par de folhas cada um. Em outras palavras, a lavoura estará bem enfolhada. Considerando que esses ramos abrigarão rosetas com 10 a 15 frutos/roseta é de se esperar uma boa safra no estado em 2017. A produção de cada propriedade deve variar em função do número de ramos produtivos/planta, do número de plantas/ha, relacionados, respectivamente, a idade da planta e do espaçamento e, obviamente das condições climáticas entre setembro de 2016 a março de 2017. Pelo menos no que depender desses ramos atualmente em crescimento, as chances são positivas. Vamos aguardar.

Em relação à safra de 2016, o prognóstico de chuvas, acompanhado de temperaturas amenas entre setembro a março é um indicativo de boa florada, bom pegamento da florada, boa fixação de chumbinhos, expansão e granação de frutos. Essa combinação de fatores, aliada ao enfolhamento da lavoura, deve proporcionar uma boa safra no próximo ano, cujos frutos deverão ser bem maiores que aqueles colhidos nesta safra.

Deve-se ressaltar, entretanto, que esses números a que referi e que levaram a concluir por boas safras vindouras, dando fim às quebras consecutivas, foram propostos levando-se em consideração uma lavoura em pleno vigor. Isto pode ser traduzido numa lavoura em bom estado fitossanitário; que está sendo bem nutrida com macro e micronutrientes; que receberam/receberão um reforço extra de fertilizantes ditos “especiais” por proporcionarem às plantas moléculas orgânicas importantes para seu metabolismo (especialmente aquelas que passaram por estresses de água e calor) e em ano de alta. Enfim, uma lavoura com estas características e que estará exposta a condições climáticas favoráveis como aquelas relatadas no primeiro paragrafo. Estas lavouras existem e não são poucas. 

Para terminar, deve-se ressaltar que essas considerações otimistas, especialmente para a próxima safra, foram baseadas nas boas previsões para um período crucial para a lavoura cafeeira que corresponde às fases de floração, crescimento e granação dos frutos. Vamos torcer para que as previsões se confirmem. Casos não se confirmem, será assunto para os próximos textos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
José Donizeti Alves

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário