Soja sustentável será impulsionada pelo recorde da produção brasileira do grão até 2025, por Olaf Brugman

Publicado em 13/07/2016 10:01
Olaf Brugman é presidente da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS)

Mais uma vez as projeções para a produção de soja são excelentes para quem trabalha com o grão. Segundo dados recentes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Brasil será o maior produtor de soja do mundo até 2025 e irá ultrapassar os EUA, sendo responsável por uma parte significativa da expansão agrícola nos próximos dez anos.

A produção atingirá 135 milhões de toneladas e será suficiente para abastecer tanto o setor de óleos vegetais quanto como proteína para os animais. A produção de soja responsável, certificada pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), será impulsionada por esse recorde na produção brasileira e, até 2020, estamos trabalhando para que o país alcance pelo menos 5 milhões de  soja responsável.

Nosso objetivo é promover a produção de soja responsável por meio da melhoria da gestão da produção e permitir que todos os atores da cadeia de abastecimento da soja também assumam sua responsabilidade. O padrão RTRS de produção define os seguintes critérios e requisitos para se tornar um produtor certificado: cumprimento legal e boas práticas empresariais, condições de trabalho responsáveis, relações responsáveis com as comunidades, responsabilidade ambiental e boas práticas agrícolas.

Para os produtores, as principais vantagens econômicas são as oportunidades de acesso a mercados internacionais e programas de financiamento, possibilidade de recompensa decorrente da venda de material certificado e redução dos custos devido ao maior controle sobre os insumos. Além disso, existem duas formas de comercializar produção certificada RTRS: a possibilidade de venda de créditos (um crédito é igual a uma tonelada de soja certificada RTRS) ou a comercialização do material físico. Em ambos os casos, por meio de uma plataforma tecnológica de comercialização, o RTRS facilita a vinculação entre produtores e compradores, otimizando o processo de comercialização.

Em relação ao meio ambiente, os benefícios são a manutenção da biodiversidade e alto valor de conservação, melhoria no solo e qualidade da água, redução da poluição, menor produção de resíduos por meio de aplicação sistemática e reconhecida de técnicas de Manejo Integrado de Cultivos. O intuito do RTRS é atender a crescente demanda mundial por alimento, uma vez que a soja é a maior fonte de proteína disponível.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são o único padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
RTRS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário