Soja: Análise da Cadeia de Suprimento Global, por Liones Severo

Publicado em 13/10/2014 09:34 e atualizado em 05/03/2020 17:07
Liones Severo é consultor de mercado do SIMConsult.

Existe um consenso midiático que a  ´oferta volumosa pela grande safra de soja norte-americana`  será capaz de afetar drasticamente o desempenho dos preços na safra de soja 2014/15.  Técnica ou mercadologicamente somente o consumo pode determinar a dimensão da oferta, a qual não se qualifica como medida completa . Quando se produz é para alguém consumir e se não houver a figura do consumidor para a este mesmo produto, a oferta praticamente deixa de existir ou simplesmente desaparece sem ter função. Portanto, se a oferta existe a partir da solicitação do consumo ela não é causa, mas sim efeito e o desempenho do consumo torna-se determinante à formação do preço, neste caso da soja. A malversação desse conteúdo é uma proposta tecnicamente descabida.
 
A única referência que se pode fazer neste momento, sobre a grande safra de soja norte-americana é que houve um aumento significativo na produção em números absolutos. Safra recorde é uma redundância porque todas as safras necessariamente precisarão ser recordes, desde que existe demanda constituída com continuada expansão a cada ano safra. Portanto, trata-se apenas de uma afirmação acadêmica.
 
Quando se aumenta a oferta de um produto é porque existe um apelo do consumo. Ninguém aumenta a produção de um produto se não existe locação no mercado. Atualmente, vimos o aumento da safra de soja porque nos últimos 3 anos, as safras norte-americanas e brasileiras foram suficientes para atender apenas 6 meses do consumo. Foi perfeitamente constatado que houve crises de escassez nesses países produtivos nos últimos 3 anos. Escapa a percepção dos participantes do mercado que houve uma forte solicitação da demanda para que os norte-americanos aumentassem a produção de soja e assim está acontecendo. Agora, dizer que a produção oferecerá sobras/estoques é uma afirmação completamente teórica até a aferição da demanda para esse aumento de produção.

Leia a íntegra do comentário de Liones Severo no site do SIMConsult.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SIM Consult

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário