Relatório reduz um pouco mais a safra de soja 2016 do Brasil, por Flávio França Junior

Publicado em 22/01/2016 18:26
Flávio Roberto de França Junior é Analista de Mercado, Consultor em Agribusiness e Diretor da França Junior Consultoria

Caros amigos. A edição semanal de Análise do Mercado da França Jr Consultoria (FJC) está trazendo como destaque os novos levantamentos para a safra 2015/16 de soja e milho no Brasil realizado agora com os primeiros resultados de colheita aparecendo. Depois dos três destaques apresentados em dezembro para a área, é hora de avançarmos nas estimativas para a produtividade e para a produção. No levantamento anterior, divulgado no final de dezembro, destacamos: que os produtores brasileiros semearam a nova safra seguida com aumento na área plantada; que o levantamento de dezembro veio em linha com o relatório de outubro e em linha com a sinalização do relatório de intenção de plantio realizado em julho; e que o país está avançando 3% na área cultivada com soja.

O relatório de janeiro trouxe área total cultivada de 32.947 mil hectares, praticamente no mesmo patamar dos 32.937 mil ha da estimativa de dezembro. Em caso de confirmação, esse total representará avanço de 3% sobre os 32.092 mil ha semeados na safra passada, garantindo novo recorde histórico. Este aumento ficou em linha com o projetado inicialmente e esteve ligado principalmente à visão mais pessimista, no momento do plantio, em relação ao mercado de milho, que levou a nova retração da área do cereal. O aumento foi completado pelo avanço sobre áreas novas e de pastagens, e sobre outras culturas como o algodão, feijão, arroz e cana-de-açúcar.  

A principal discussão deste levantamento passou a ser a revisão das projeções para a produtividade, combinando a utilização de bom nível tecnológico nas lavouras, com clima acentuadamente irregular até essas três primeiras semanas de janeiro. Abrindo espaço, inclusive, para que novas revisões aconteçam caso o clima continue se comportando de forma irregular entre fevereiro e março. Como resultado dessa combinação tivemos a redução nas projeções de produtividade e produção em parte importante dos estados produtores, reduzindo a média nacional. Embora ainda mantendo nível elevado historicamente e próximos ao do ano passado. Neste novo levantamento a produtividade média passou a ser estimada em 2.965 kg/ha, inferior aos 2.991 kg da estimativa de dezembro, e agora 2% inferior aos 3.039 kg alcançados na safra passada.

Aparentemente a perversa combinação de estiagem em novembro e dezembro na região Centro-Norte do país, com excesso de chuvas na região Centro-Sul no mesmo período, com o excesso de chuvas no Centro-Norte observado em janeiro, com a falta de chuvas e forte calor no Rio Grande do Sul nos últimos 10 dias e com o excesso de chuvas entre o Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul em janeiro, deve impedir que o recorde de 3.077 kg/ha ocorrido na safra 2010/11 seja alcançado. Assim, o resultado veio com a redução na previsão de produção de soja no Brasil para 2015/16 dos 97.913 mil t da estimativa de dezembro para os atuais 96.973 mil t. Se confirmado esse volume ficaria abaixo em 2% aos 97.356 mil t da revisada safra passada.

PRODUÇÃO DE MILHO AVANÇA SOBRE DEZEMBRO

O relatório deste mês também está atualizando a projeção para a safra brasileira de milho, com registro de aumento nos volumes sobre a estimativa de dezembro, tanto para a safra velha, como para a safra nova. A safra 2014/15 de verão teve aumento na projeção brasileira de 29.602 mil para 30.222 mil em função do aumento da produtividade. Mas acabou perdendo volume na safra 2015/16, de 28.952 mil para 28.192 mil t, também em função da diminuição da área. A safra 2014/15 de inverno foi reavaliada para cima, passando de 55.450 mil para 56.750 mil t, por conta do aumento na produtividade média. E também ganhando volume na safra 2015/16, de 59.600 mil para 60.450 mil t, em linha com a elevação no padrão esperado de rendimento.

No total, a safra velha brasileira de milho subiu de 85.052 mil para 86.972 mil t, confirmando novo recorde histórico. Recorde esse que poderá ser batido em 2015/16 caso tenhamos regularidade climática na safra de inverno. Em cima de novo aumento da área e da produção esperada para o inverno, o volume está subindo de 88.552 mil para 88.642 mil t. Mas atenção ao comportamento do clima, pois boa parte dos meteorologistas está preocupada com a possibilidade das chuvas serem cortadas já a partir do mês de abril. O texto completo, as tabelas de produção por estados, os quadros de oferta & demanda e a análise do impacto sobre os negócios você pode obter se cadastrando em www.francajunior.com.br.

Um “AgroAbraço” a todos!!!

www.francajunior.com.br e [email protected]

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
França Junior Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário