A má gestão, a crise do milho e a vida dos brasileiros, por Mário Lanznaster

Publicado em 03/06/2016 14:18
Mário Lanznaster é presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos e vice-presidente para o agronegócio da FIESC

Uma gestão eficiente ou, apenas, uma gestão racional, é pré-requisito para que tudo – na vida privada, na vida empresarial, na vida pública – funcione com razoável eficiência. Dizer isso parece uma verdade trivial, mas, indagam os contribuintes brasileiros, por que muitas estruturas estatais não agem guiadas por esse princípio básico?

Nos últimos meses, o noticiário econômico vem se ocupando de um tema ligado ao agronegócio – a crise no abastecimento do milho – que está afetando o conjunto da sociedade nacional. Os consumidores urbanos irão se indagar: o que eu tenho a ver com a situação do milho? Nada, mas vai pagar pela má gestão acima referida.

O milho é um insumo essencial para gigantescas cadeias produtivas do Brasil. Duas delas estão em Santa Catarina, que detém o mais avançado parque agroindustrial da avicultura e da suinocultura do País. Para alimentar um rebanho anual de 1,2 bilhões de aves e 12 milhões de suínos por ano, empregam-se milhões de toneladas de rações cuja base nutricional em 70% é o milho.

A produção brasileira de milho deveria situar-se neste ano em 84 milhões de toneladas (34 milhões na primeira safra e 50 milhões na segunda), todo ele necessário para alimentar a agroindústria de carnes e de lácteos. A última avaliação indica que deverá totalizar 78,9 milhões de toneladas, com recuo de 10,73% sobre a safra anterior, de 88,3 milhões de toneladas, segundo levantamento da Safras & Mercado.

Esse, entretanto, não é o maior problema. O governo permitiu que se realizasse uma imensa e desmedida exportação desse valioso grão que pode chegar a 38 milhões de toneladas embarcadas. A ironia é que esse insumo foi e está sendo exportado para concorrentes do Brasil que o transformarão em proteína animal na disputa do mercado internacional de carnes.

De um lado, estamos favorecendo os concorrentes e, de outro, prejudicando a indústria nacional que, com a escassez do milho, sofre um brutal aumento de custo. Chega a ser desconcertante assistir, nos portos brasileiros, o milho nacional sendo exportado, enquanto se desembarca milho da Argentina, numa operação kafkiana que poderia ter sido substituída pela racionalidade e pelos princípios da inteligência comercial agrícola, conceitos dominados e praticados por paises mais desenvolvidos. Nesse cenário, emerge e compreensão da completa inutilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cujo dever é o de regular os mercados para evitar esse tipo de tragédia. 

O superencarecimento do milho resulta em milhões de reais de custos adicionais para as indústrias e a insolvência de praticamente todos os produtores rurais que não estão protegidos pelo sistema integrado de produção avícola e suinícola. Com a falta de milho a indústria passou a comprar trigo e farelo de soja, consumindo todos os estoques que havia no mercado doméstico.
Com a captura do trigo para formulação da nutrição animal, desviando-o do consumo humano, logo sentiremos o aumento do preço do pão e demais derivados desse cereal. A consequencia inevitável será o aumento da inflação, que empobrece e vergasta as faixas mais vulneráveis da população brasileira, além do desemprego na cidade e no campo com o fechamento dos pequenos frigoríficos, granjas e outros estabelecimentos rurais. A economia não perdoa a má gestão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MB Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário