Chuvas e devaneios na madrugada, por Osvaldo Piccinin

Publicado em 19/05/2014 09:49
Osvaldo Piccinin, engenheiro agrônomo, formado pela USP-Esalq, em 1973. Natural de Ibaté, é empresário e agricultor e mora em Campo Grande/MS.

Osvaldo Piccinin - novoLá fora os trovões e raios anunciam uma forte chuva a caminho. Já são três da madrugada e o sono não vem. Viro-me na cama incessantemente. Quem de nós já não passou por esta situação?

Faço uma profunda reflexão sobre a vida, sobre a minha vida principalmente. Consigo lembrar-me do primeiro fato que marcou – me, fortemente, aos cinco anos de idade. Este por sinal, não muito agradável. Aprisionei um pobre pássaro numa gaiolinha e não tive competência para mantê-lo vivo e alegre por muito tempo. Chorei sua morte e aprendi a lição.

A chuva cai torrencialmente neste instante. Vem brindada por rajadas de vento forte. Minha janela assovia irritantemente. Na cadência da chuva vejo quanto somos frágeis, pois as chuvas fortes me causam desconforto, assim como o vendaval e o fogo descontrolado. 

Lembro-me mais uma vez de nossa casa na roça sem fôrro. Quando chovia grosso, minha mãe precisava recuar os móveis e camas, devido às goteiras que adentravam pelos vãos das grandes telhas romanas, desalinhadas pelo tempo.

Só embaixo da coberta, de meus pais, me sentia forte e protegido. Como diz o ditado: “chuva é igual discutir com mulher, quando você acha que acabou, vem outra pancada”.

Na infância, a tranquilidade de meu pai passava - me segurança. Ensinava - me que a chuva caía do céu a mando de Deus, para molhar nossas plantações e colhermos farta safra. Ensinava-me para não maldizê-la, senão nos deixaria na mão e demorava a cair novamente ou quem sabe cairia em outro lugar, onde era bem vinda.

As intempéries da vida, também são passageiras assim como as chuvas de grossos calibres. Ambas passam, mas nos deixam marcas e ensinamentos.

O que chamamos de problemas são apenas lições. A vida nos ensina a viver e também a morrer. Só mais perto do fim nos damos conta disso -, dizia meu avô. Ainda bem! “A morte nos dá a verdadeira dimensão de que viver vale a pena”.

Vêm - me à lembrança as pessoas a quem devo gratidão em minha vida... E foram tantas que não consigo me lembrar de todas! Procuro esquecer- me das injustiças que fui vítima, e perdoar todos aqueles que as praticaram. Isso faz bem para alma e para a saúde.

“O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso, o primeiro a perdoar é o mais forte, o primeiro a esquecer é o mais feliz”.

Desconheço o autor, mas gosto muito da frase que diz: “contra a injustiça só existem três coisas a fazer: o silêncio, a paciência e o tempo”. Mas voltando ao tema chuva, me delicio com as chuvas mansas e criadeiras. Elas mudam meu humor e me enchem de esperança por dias melhores... É a vida que segue!

Refleti em tantas coisas, pois a noite durou uma eternidade. Inclusive no comportamento de uma jovem família presente no restaurante onde me encontrava para o jantar. Pai e mãe, e dois filhinhos de aproximadamente cinco e sete anos.     Explico: Após escolherem os pratos, mergulharam em seus smartphones e não mais conversaram entre si. Esquisito né? Aí chego à conclusão, que a tecnologia está nos aproximando de quem está longe e nos afastando de quem está perto.

Einstein disse: “tenho medo do dia que a tecnologia sobreporá à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas”. Será que este dia chegou

Onde vamos parar com tudo isso? Será que envelheci? Só espero nunca parar de sonhar, e sentir o cheiro de terra molhada da chuva mansa das madrugadas, afinal “os sonhos são como os Deuses, se você não acreditar, simplesmente deixam de existir”.

E VIVA A CHUVA E OS DEVANEIOS DA MADRUGADA!

    [email protected]

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Osvaldo Piccinin

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Alex Mosselin Campo Novo do Parecis - MT

    Mas que tal Srº Osvaldo! Tive o enorme privilegio de trabalhar em sua empresa! Não conhecia este seu lado poeta, muito bom! Forte abraço e muito sucesso!!!!

    0
  • guilherme pereira filho campo grande - MS

    Grande Osvaldo, um abraço grande. Saudades dos tempos de lutas e de quando nós nos conhecemos .Eu que já estou com mais passado que futuro, lembro aos meus amigos que temos que curtir a vida porque ela é única.O quanto antes melhor. Abração.

    0
  • João Roberto Cruvinel Ribeirão do Sul - SP

    O autor da frase q vc gosta é o filosofo Sêneca.

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Prezado Osvaldo,apesar de estarmos proseando por este meio tecnológico,não existe nada mais saudável que uma boa conversa ao vivo,se for em volta de uma fogueirinha então,tenho um compadre sul africano,chamado Donough J. Mahon ,com o qual já virei uma noite sem perceber o tempo passar, tudo isto dificultado pela diferença do idioma,lógico que não faltou umas cachacinhas,uns petiscos e algumas mentiras,saudaçõesmineiras,uai!

    0
  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

    Osvaldo você surpreende em todos seus artigos, este é mais um com muita criatividade e saudosismo.

    Tens razão quando escreve que a tecnologia está nos aproximando de quem está longe e nos afastando de quem esta perto. Não direi que afasta quem está perto mas deixa de valorizar a presença. Você já deu um abraço na sua esposa hoje, no seu filho ou naquele amigo que se encontram todos os finais de semana para jogar conversa fora? Abraço

    0