A mãe de todas as virtudes, por Osvaldo Piccinin

Publicado em 25/08/2014 15:44
Osvaldo Piccinin, engenheiro agrônomo, formado pela USP-Esalq, em 1973. Natural de Ibaté, é empresário e agricultor e mora em Campo Grande/MS.

Osvaldo Piccinin - novoCostumo dizer que ficar mais velho tem poucas vantagens, cito como exemplo: o tratamento preferencial que recebemos nas filas, experiência e a paciência adquirida são as principais. E haja paciência para se lidar com tantas adversidades neste mundo.

Muitos, assim como eu, tiveram o privilégio de ser criados em famílias humildes, mas de caráter, onde receberam ótima educação. As dificuldades que passamos nas mais diferentes situações, nos serviu para aprendermos a nos defender, desenvolvermos malícia, e entender e respeitar melhor nosso semelhante. Puxão de orelha e tapa na bunda na hora certa também educa. Ou não?

Para privilegiados, que enfrentaram as adversidades da vida dei o nome de - pinto de galinha caipira, pois demoraram um bom tempo de choco para se tornarem alguém e levam muitas pancadas. Ao contrário dos pintos de chocadeira, que são mais protegidos das intempéries.

Isso independe da classe social que pertença o indivíduo e sim do tipo de criação recebida e das respostas aos estímulos recebidos. O bulling, tão em voga nos dias atuais, coresponde ao “tirar sarro”, ou “fazer gozação” da minha época. 

Nos colégios por onde passei “as zoadas” frequentes em nada me afetaram, ajudou-me sim aprender sobre as voltas que esta vida dá além de engrossar o couro do lombo para aguentar os trancos do mundo.

Penso que o excesso de proteção ao filho, mais prejudica do que ajuda a criar anticorpos. Que me perdoem os psicólogos de plantão.

Independente de qual tipo de “pinto” sejamos não podemos nos esquecer de que do útero ao túmulo, vivemos numa escola, por isso, o que chamamos de problemas são apenas lições. 

Quando o sucesso bater em sua porta esteja certo que não foi por acaso, este foi construído ao longo do tempo, tijolinho por tijolinho.     Agradeça todos os mestres e pessoas que lhe auxiliaram nesta caminhada. Com certeza parte da realização deles é assistir o seu sucesso. A isto chamo gratidão –, a mãe de todas as virtudes. 

“Os mortos recebem mais flores que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão”. Nascemos para ser felizes diz um velho ditado. Nascemos para brilhar, vamos fugir dos pessimistas que nos cercam. 

Nesta vida temos que ser igual ao cavalo do desfile de sete de setembro: andar cagando e sendo aplaudido, afinal a vida se resume em sonhar e resolver problemas.

O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo, assim dizia Churchill.

E VIVA MÃE DE TODAS AS VIRTUDES!

[email protected]

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Osvaldo Piccinin

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

9 comentários

  • Diego Petroli Santa Maria - RS

    Parabéns ! Muito bom ler isso pois vejo que outras pessoas também passaram por poucas e boas em busca de realizar um sonho.Isso serve de estimulo para os sonhadores como eu .Valeu .

    0
  • Jordano Dal Berto Cruz Alta - RS

    Parabéns, Osvaldo. É sempre bom poder ler um pouco de sabedoria que só nos faz crescer, afinal a vida é um eterno aprendizado, e que bom que as pessoas de sucesso gostam de compartilhar suas experiencias e de ver o nosso sucesso também.

    Grato

    sds

    Jordano

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Amigo Osvaldo,Já te falei que quando estiver por Campo Grande,faço questão de conhecê-lo pessoalmente,tomar um café e trocar uns dedinhos de prosa,assim como já o convidei para nos honrar com uma visita a Paracatu,nas Minas Gerais,desta vez eu vou discordar de uma coisa,é que você(pelas imagens)não anda precisando de preferência em filas,o senhor está ótimo,rapaz!...Quanto à mãe das virtudes é difícil eleger uma,respeito e bons exemplos competem de igual pra igual com a gratidão.Saudações mineiras,uai!

    0
  • osvaldo piccinin Campo Grande - MS

    Muito obrigado pelas palavras elogiosas dos leitores, podem criticar também, afinal ela nos faz refletir e melhorarmos sempre.

    0
  • Paulo Roberto Castro de Carvalho Foz do Iguaçu - PR

    Parabéns por mais uma brilhante publicação.

    0
  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

    Brilhante! Aliás, essa já é uma Marca do Autor.

    0
  • Luiz de Santana Junior Aracaju - SE

    Pensamos demasiadamente

    Sentimos muito pouco

    Necessitamos mais de humildade

    Que de máquinas.

    Mais de bondade e ternura

    Que de inteligência.

    Sem isso,

    A vida se tornará violenta e

    Tudo se perderá.

    Charles Chaplin

    Parabéns pelos seus relatos tão nossos!

    Luizinho Santana

    0
  • Caroline Aparecida Dias Cruzmaltina - PR

    Adorei sua publicação. Parabéns!!!

    0
  • luciano gasparetto Jacutinga - RS

    parabéns pelo texto, publiquei em meu face. otimo mesmo.

    0