Notícias Agrícolas

Seja o porta-voz de si mesmo!

Telmo Heinen (Comercialização)

Se você tem dúvidas sobre o Mercado Futuro, Títulos do Agronegócio, Seguro Rural, Índices, Biocombustíveis e Meio Ambiente, pergunte ao Telmo.

Telmo Heinen é Analista em Comercialização e engenheiro agrônomo com experiência na comercialização, no mercado futuro e dos novos títulos do agronegócio.

Somente algumas perguntas serão selecionadas e expostas aqui, porém todas receberão resposta pelo e-mail do remetente. Por isto roga-se deixar e-mail válido...

QUER DEIXAR SUA MENSAGEM?
Se você já é cadastrado faça seu . Ou cadastre-se no Notícias Agrícolas para enviar sua mensagem.
MENSAGENS
VALDERÊS RONCAGLIO | ROSÁRIO DO SUL - RS
20/06/2014
Sr. Telmo, sou Valderês Roncaglio, pequeno produtor de soja em santana do livramento RS. Gostaria que me orientasse sobre as tendências do mercado daqui em diante com relação a safra velha, ou melhor, até quando podemos arriscar?

Resposta: Normalmente no segundo semestre o Mercado Interno remunera melhor, melhor assim... acima do mercado exportador. Fique na sua, mantenha sua opinião!
VER MENSAGEM COMPLETA
ANDERSON | LONDRINA - PR
16/05/2014
Olá Telmo ,sou formado em ciências contábeis , mas gostaria muito de abrir uma comercial exportadora de commodities ,minha dúvida é como negociar a compra e a venda ? como eu vou saber o valor de compra e o de venda ?e os tipos de contrato? também gostaria que me indicasse um lugar para fazer um curso de trader e sites que posso buscar mais informações e oportunidades de negocios .

Resposta: Prezado Anderson, para atuar neste mercado é recomendavel adquirir pratica e experiência com quem atua nele. Além disto vou te sugerir a tua inscrição numa plataforma FXMarker de negociação diretamente em seu e-mail, com mecanismos automaticos de compra e venda de commodities conforme o preço determinado pelo operador, no caso você. Vale a pena estudar isto.
VER MENSAGEM COMPLETA
VICTOR ANGELO P FERREIRA | NEPOMUCENO - MG
15/05/2014
Telmo, você tem visto algum comprovante de que o petróleo do Pré-Sal não é viável a sua exploração...Pergunto porque é uma constante e até interessante que "ELES" devalorizem ao máximo para melhor explorarem...Como superfaturaram a compra desta refinaria é muito fácil fazer o contrário com o petróleo achado...Quando o Getúlio criou a Petrobrás, teve um americano fazendo prospecção a pedido nosso e o mesmo dizia em manchetes dos jornais que no Brasil não existia petróleo...Não é de hoje este jôgo de informações que aos poucos vai minando o nosso raciocínio...É muito importante que nos tenhamos estudos isentos desta camada do Pré-sal, porque realmente não temos mais informes deste achado...Pelo que sei é que foi feito um leilão meio fajuto e ficou só nisto...Obrigado desde já pela resposta.

Resposta: Prezado Angelo, tanto quanto tenho visto e ouvido, a extração de petroleo das profundezas do mar, nesta profundidade do \"préççau\" vai custar acima de 80 a 90 dólares por barril. Tem muito equipamento a ser inventado ainda para tirar este petróleo de lá. Nos poços [rasos] em exploração 40 a 50% do liquido extraido é água suja...
VER MENSAGEM COMPLETA
MARCO TULIO FERREIRA | CRISTAIS - MG
02/04/2014
O Telmo voce sabe o motivo da petrobras ter que comprar refinaria nos eua independente se foi caro ou barato?

Resposta: Tulio, esta compra foi feita em 2006. Lula \"se achava\" com o petroleo da camada pré-sal. Comprar uma Refinaria dentro dos Estados Unidos poderia ser um bom negócio para refinar do nosso petróleo e entregar diretamente os derivados para os EUA.
Eu participava de alguns Foruns de discussão na época e todos condenavam o negócio, mas apesar dos alertas o nosso pessoal de oposição nada fez. Agora é tarde. Além disto o petróleo do tal de \"préççau\" é muito menos do que diziam e dificilimo extrair. Metade é água...
VER MENSAGEM COMPLETA
ANDRÉ GISSIE BIFFE | ENGENHEIRO BELTRÃO - PR
19/03/2014
Boa noite! tenho um contrato de comercialização que fiz na compra dos insumos, mas ouve uma frustração de safra aqui na minha região e não tenho a soja suficiente para cumprir o mesmo. O atendente do balcão da cooperativa me disse que terei que comprar soja para cumprir o contrato. o que devo fazer? Desde já agradeço a atenção. att: André Gissie Biffe

Resposta: Prezado André, vale o que está escrito. Geralmente vem escrito deste jeito mesmo, você se obriga a cumprir o contrato às suas próprias expensas. Eles nao aceitam nem que um outro agricultor entregue em seu próprio nome, produto faltante, mesmo o pagamento estando programada para depois da entrega fisica. Leia, vale o que está escrito. Por esta mesma razão, na maioria das vezes é exigido inclusive um avalista.
VER MENSAGEM COMPLETA
TIAGO JOSÉ | UBERLANDIA - MG
13/02/2014
Bom dia, gostaria de informações a respeito de uma soja verde que negociei. Vendi cerca de 50% da safra de soja de minha propriedade, porém não assinei o contrato de venda, a negociação foi feita por telefone e me enviaram o contrato por e-mail, mas não assinei e nem entreguei. E devido a estiagem que assola a agricultura, está no caso de eu ter um perda acima de 50%, portanto não terei condições de entregar os 50% negociados. Procurei a empresa com a qual negociei tentando diminuir essa quantidade de entrega, eles me disseram que não era possivel pois já tinha batido o martelo. Questionei que não tinha assinado o contrato ainda, porem não obtive exito, pois disseram que mesmo não assinando eu já tinha negociado. Me propuseram um "wash out", porem não estou confiando neste modelo de contrato. O meu medo é que enquanto eu não entregar os 50% eu não receberei e terei que comprar soja para complementar esses 50% ou por não ter assinado o contrato não existe negocio??? desde já agradeço a orientação!!!

Resposta: Prezado Tiago, contratos a têrmo tem estes \"porém\'s\" Geralmente pedem avalista!
Quanto ao aspecto signatário sugiro-lhe consultar um advogado de confiança. A Justiça Brasileira segue o sistema romano ou seja, o Rito Processual é mais importante do que o mérito da questão. Portanto, pelo meu entendimento a \"formalização\" do negócio foi frágil. Quanto a aceitação tácita, recomendo-lhe consulta ao seu advogado.
Lembre-se, negócios devem ser bons para ambas as partes. Por exemplo, caso o preço sofresse um aviltamento grande mesmo colhendo abaixo do esperado, qual seria a sua atitude?

Att, Telmo
VER MENSAGEM COMPLETA
ALEXANDRE MAROTI | NOVA RESENDE - MG
05/02/2014
pois o governo deu opções ao produtor para fazer o contrato de opções só que tem umprazo estimado para isto e ainda ñ chegou e tem uma cooperativa que ta obrigando os cafeicultores a entregar o café ,tamos sem noção de quem procurar e ver nossos direitos e queria saber se isto ta certo ok muito obrigado

Resposta: Prezado Alexandre, se houve a tua participação, o que vale é o que está escrito no respectivo edital. [Aviso]. Sabe o numero dele?
VER MENSAGEM COMPLETA
ORLANDO TOMAZINI | SAO PAULO - SP
09/01/2014
Bom dia, gostaria de ter mais informacoes de como operar no mercado futuro de milho, estou na regiao de Andradina e tenho milho para colher em marco/abril e gostaria de estar comercializando futuro, gostaria de saber como negociar o mesmo, grato Orlando

Resposta: Prezado Sr. Orlando Tomazini,

A solução adequada para o seu pedido na verdade chama-se \"Mercado a Têrmo\" ou seja, fechar contratos com preço determinado, prazo de entrega e pagamento também já determinados.
Infelizmente quando se prenuncia uma safra abundante, este tipo de negócios fica bem minguado. Sugerimos informa-se na sua própria região a este respeito.
Se estiver pensando em atuar na BM&F no Mercado Futuro (Virtual) com ajuste diario de posições, pode informa-se inicialmente no Banco do Brasil que possui na maioria das suas Agências em regiões agropecuárias, um pessoa instruida neste assunto.
Diretamente poderá procurar uma Corretora de Valores de sua simpatia, algumas fazem propaganda aqui no site mesmo.
Att, Telmo Heinen - Formosa, GO
VER MENSAGEM COMPLETA
ELIZABETH ACOSTA | SANTANA DO LIVRAMENTO - RS
28/11/2013
Sr. Telmo sou proprietária de uma pequena fração de campo aqui em Sant´Ana do Livramento/RS, e preciso tirar três dúvidas: 1) Para fazer o contrato e receber por saca de soja, quantas sacas de soja por hectare de campo? 2) Qual a melhor época do ano para receber o arrendamento, em que o soja esteja em alta? 3) Qual o prazo contratual que devo fazer? Se tiver um modelo de contrato, pode me enviar. Desde já agradeço se puder me ajudar. Att. Elizabeth Acosta (gaúcha)

Resposta: Prezada Elizabeth, agradeço pela deferência. Todavia é correto procurar escritórios aí da cidade para decifrarem estas questões. Eu estou em Goiás e as condições podem ser bem diferentes daquelas que vem sendo praticadas em sua cidade.
Pode ser Escritório da EMATER ou particular de Planejamento ou mesmo revendedores de insumos ou compradores de soja.
VER MENSAGEM COMPLETA
LITIÉLE MACHADO | SANTO ÂNGELO - RS
24/11/2013
Bom Dia! sr. Telmo hoje em dia atuais onde presenciamos o preço soja do no rio grande do sul a 68,00 a saca de soja...vale a pena investir na venda do soja e aproveitar o preço ou deixar guardado em grãos para 2014??

Resposta: Se a colheita mundial nao tiver maiores transtornos, os preços do ano que vem nao devem alcançar os niveis atuais. Todavia, no Brasil nunca se sabe o desenrolar do câmbio a médio/longo prazo. Portanto temos uma equação com duas incógnitas altamente vulneráveis. Vai saber...
VER MENSAGEM COMPLETA

CHICAGO (CBOT - CENTROGRÃOS)

CONTRATO (US$/bu) PREÇO VAR
Soja (Nov/14) 957,00 -14,50
Soja (Jan/15) 965,25 -14,25
Soja (Mar/15) 972,75 -14,25
Soja (Maio/15) 979,50 -14,75
Última atualização: 18:42 (19/09)
Dólar 2,374 0,42 %
COTAÇÕES EM TEMPO REAL

Commodities

Commodities fornecidas por br.investing.com

Índices

Índices fornecidos por br.investing.com

INDICADORES CEPEA

PRODUTO (R$) PREÇO VAR
Boi Gordo (média SP/@) 128,01 -0,40 %
Última atualização: 19:00 (19/09)

BRASIL (BM&F)

CONTRATO PREÇO VAR
Milho (Nov 14) 23,01 -1,41 %
Café (Dez 14) 212,50 0,00 %
Boi Gordo (Out 14) 128,40 0,09 %
Dólar Fut (Out 14) 2,377 0,15 %
Última atualização: 17:58 (19/09)

NEW YORK (NYBOT)

CONTRATO PREÇO VAR
Algodão (Oct 2014) 65,99 -0,91
Açúcar (Oct 2014) 13,50 -0,29
Suco de Lar (Jan 2015) 143,95 -0,85
Café (Dec 2014) 178,00 -3,20
Última atualização: 01:34 (20/09)
Acessar versão completa