Fala Produtor - Mensagem

  • JOSÉ DONIZETI PITOLI CORNÉLIO PROCÓPIO - PR 17/01/2017 06:05

    A reportagem é muito boa (Posse de Trump, câmbio e o agronegócio brasileiro)... Entretanto a chamada do artigo (dólar valorizado + real valorizado) gere uma confusão, pois não tem como duas moedas se valorizarem ao mesmo... Extraí da leitura a apresentação de dois cenários: o primeiro, demonstrando os efeitos nas commodities caso o dólar se valorize perante as demais moedas, dentre elas o "real'... Situação muito favorável para as exportações brasileiras, especialmente agora que iniciamos a colheita de um dos principais produtos, que é o soja... Produtores precisam ficar muito atentos a este cenário, especialmente na combinação, "alta em CBOT e alta na paridade cambial"... Atenção especial no entanto para os produtos importados, pois os preços podem subir abruptamente. O segundo cenário, seria no caso de o dólar se desvalorizar perante as moedas mundiais. Situação com desenrolar inimaginável para todo o cenário econômico mundial, especialmente para o comércio de commodities, cuja referência são as bolsas americanas, com bases de precificação em dólar. A verdade é uma só. Trump, presidente eleito nos EUA, tem comportamento imprevisível e arrogante. Promete governar com mãos de ferro e recuperar fortemente a economia americana... Talvez seu grande erro é acreditar que o todos os demais países sejam submissos à essa estratégia... A resistência mundial pode gerar o dólar à uma deterioração, conduzindo num desequilíbrio, talvez semelhante ao de 1929... A recomendação no momento presente e nos próximos 60 ou 90 dias, é somente, observar e observar.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Seu raciocinio esta' errado----Se o dolar se valorizar perante as DEMAIS moedas as exportaçoes de commodities brasileiras nao serao beneficiadas porque as moedas das naçoes onde voce exporta ficarao no mesmo nivel de antes--

      5
    • JOSÉ DONIZETI PITOLI CORNÉLIO PROCÓPIO - PR

      Carlo. Entenda, que a relação que nos interessa é somente aquela que diz respeito à nossa moeda. Assim, às exportações brasileiras interessa um dólar acima de R$.3,22 atuais, daí vem o benefício. Lembre-se que a base negocial é a CBOT, cuja cotação é realizada em dólar.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A valorizaçao do dolar nao aumenta o preço das comodities em dolares, logo o volume das transaçoes e o total das receitas em dolares permanecera estavel------Melhora o lucro dos produtores fora dos EUA, mas piora a situaçao dos compradores de comodities ---para compradores de outros produtos provenientes do euro continua tudo na mesma.

      0