Previsão do Tempo: Minas Gerais terá chuvas fortes nesta semana

Publicado em 12/03/2012 14:45
3959 exibições Imprimir
* O sistema de alta pressão que atuou na semana passada como um bloqueio atmosférico, já se dissipou. Uma nova frente fria irá avançar sobre o Brasil nesta semana.

* Este sistema passa rapidamente sobre o Sul Brasil  e provoca algumas pancadas de chuva, especialmente, entre a terça e a quarta-feira (13 e 14 de março). Como mostra a Figura 1, não há expectativa de grandes volumes para a Região Sul entre os dias 13 e 17 de março. Em média, são esperados de 10 a 30 mm na maior parte da Região.

* No entanto, essa frente fria deve provocar chuvas fortes em Minas Gerais. No período entre 13 e 17 de março, há indicação para volumes superiores a 100 mm na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro e nas áreas que fazem divisa com Goiás.

* A frente fria também irá organizar áreas de instabilidade sobre a Região Centro-Oeste. Neste período, há previsão de acumulados que podem superar 70 mm em Goiás e em algumas localidades de Mato Grosso.

* No norte da Região Nordeste, as chuvas tendem a ser frequentes e volumosas, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

* No Norte, o calor e a alta umidade do ar ainda favorecem a ocorrência de chuva frequente. Os maiores volumes (acima de 100 mm) são esperados para o Pará, o Amazonas, o extremo norte do Tocantins e o litoral do Amapá.

Figura 1 Chuva acumulada no período entre 13 e 17 de março de 2012

Clique aqui para ampliar!

* No período entre 18 e 22 de março (Figura 2), há previsão de mais chuva para Minas Gerais. Especialmente no norte do Estado, há previsão para grandes volumes acumulados, que devem ultrapassar 150 mm. Em Goiás, em Mato Grosso, em áreas do Piauí e do Maranhão e em grande parte da Região Norte, as chuvas serão frequentes e também devem acumular grandes volumes. Neste período, as condições de chuva aumentam no oeste da Bahia. Na divisa com Goiás e com o Tocantins, há expectativa para volumes acumulados acima de 70 mm.

Figura 2 Previsão de chuva acumulada para o período entre 18 e 22 de março

Clique aqui para ampliar!

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi marcada por sol e calor no Sul e no Sudeste do Brasil

* A Figura 3 mostra a chuva acumulada no período entre 05 e 11 de março de 2012.

* A presença de um sistema de alta pressão, nos níveis médios da atmosfera, com seu centro sobre o Sul do Brasil, atuou na semana passada como uma barreira que impediu o avanço de frentes frias pelo país. O predomínio foi de sol, calor e tempo seco nas Regiões Sul e Sudeste e também em Mato Grosso do Sul, em áreas do sul de Goiás e na Bahia.

* A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favoreceu a ocorrência de chuva no Amapá e em áreas do norte do Nordeste.* O calor e a alta umidade formou áreas de instabilidade que provocaram chuva volumosa nas demais áreas da Região Norte e também no norte de Mato Grosso.

Figura 3 Chuva acumulada no período entre 05 e 11 de março de 2012

Clique aqui para ampliar!

Fonte: Climatempo

Nenhum comentário

QUER DEIXAR SEU COMENTÁRIO?

Se você já é cadastrado faça seu login ou cadastre-se no Notícias Agrícolas para poder deixar comentários.