Em VEJA: BC interrompe série de elevações e mantém taxa Selic em 14,25% ao ano

Publicado em 02/09/2015 22:55
Decisão, anunciada na noite desta quarta-feira, era esperada pela maioria dos analistas e ocorreu por unanimidade (ECONOMIA, de VEJA.COM) + Reuters

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, em 14,25% ao ano. A decisão, esperada pela maioria dos analistas, foi anunciada na noite desta quarta-feira. O BC interrompe, assim, uma série de sete elevações consecutivas da taxa básica, iniciada em outubro do ano passado.

Os membros do Copom decidiram pela manutenção de forma unânime. "O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016", disse o BC em nota distribuída logo depois da votação. O Copom informou que a decisão ocorreu sem viés, o que sinaliza nova manutenção na próxima reunião do comitê, marcada para os dias 20 e 21 de outubro.

As elevações em sequência da Selic ocorreram sob fortes sinais de pressão inflacionária - e o aumento da taxa básica é um dos instrumentos utilizados para tentar conter a disparada dos preços. Na pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo BC com instituições financeiras, os analistas preveem, em média, inflação de 9,28% para 2015 - muito acima do centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, de 4,5%.

Ainda que a decisão de hoje sobre a taxa Selic fosse esperada pelos analistas de mercado, havia quem não duvidasse de nova elevação nesta quarta-feira. A disparada do dólar, outro motor para a alta da inflação, ganhou corpo nesta semana depois que o governo apresentou uma proposta de orçamento para 2016 com rombo de 30,5 bilhões de reais. Nesta quarta-feira, o dólar fechou em alta de 1,95%, negociado por 3,75 reais, seu maior patamar desde dezembro de 2002. Em 2015, a valorização acumulada é de mais de 41%.

Já faz algum tempo que a elevação de juros não dá o que tinha de dar…

Já não era sem tempo! O Comitê de Política Monetária do Banco Central  (Copom) manteve a taxa Selic em 14,25%. Era o esperado. Agora, é aguardar para ver quando chega Godot, né?, vale dizer: quando a inflação começa a cair de forma consistente. A cada elevação de um ponto — e façam aí a proporção — da taxa, R$ 15 bilhões se somam à dívida pública.

É evidente que o aperto monetário, em regra, é bom remédio para combater a inflação. Quando esta nasce, no entanto, do desrepresamento de preços administrados e dos gastos públicos, o seu efeito é limitado. Até um determinado ponto — dada a disseminação da elevação desses preços administrados em quase toda a economia —, pode ter uma eficácia para impedir que a taxa de inflação dispare. A partir de certo ponto, e acho que este chegou já faz algum tempo, o único efeito da elevação dos juros é mesmo o indesejável crescimento da dívida pública.

Mesmo com os juros nas alturas, o Boletim Focus prevê que o ano de 2015 feche com uma inflação de 9,28%, mais do que o dobro do centro da meta, que é de 4,5%.

É claro que as medidas recessivas tomadas pelo governo não são a causa da melancolia econômica que vivemos, mas a consequência de uma cadeia de irresponsabilidades. O problema é que os remédios, independentemente dos culpados pelos males, podem ou não ter eficácia.

Uma eventual nova elevação dos juros seria absolutamente irrelevante para baixar a inflação e tornaria tudo mais difícil. Aliás, tenho as minhas dúvidas se as duas ou três últimas surtiram algum efeito, que não o negativo. Pareceram-me um caso típico de tentar inculcar confiança no mercado: “Olhem, aqui não brincamos em serviço; sabemos ser duros”.

O problema é quando esse esforço, que é imposto a toda a sociedade — e custa, entre outras coisas, desemprego —, pode ser anulado pela mais explícita incompetência e irresponsabilidade políticas, a exemplo do que temos visto nos últimos dias.

Como pode acontecer? É claro que a forte desvalorização do real também é um fator de pressão inflacionária. Vamos ver em que patamar se estabiliza e por quanto tempo. Eis outro elemento que incide no aumento de preços, sem que a elevação da taxa de juros se mostre um remédio eficaz.

A crise, já escrevi aqui dezenas de vezes, é de confiança, filha dileta da crise econômica e da crise política.

Por Reinaldo Azevedo

 

Na Reuters: BC interrompe ciclo de alta e sinaliza juros a 14,25% por período prolongado

 

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central manteve nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 14,25 por cento ao ano, em decisão unânime e amplamente esperada, interrompendo o ciclo de aperto monetário iniciado em outubro do ano passado e reforçando a sinalização de que a Selic permanecerá nesse patamar por um período significativo.

Em comunicado que repete o texto da reunião anterior, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou a necessidade de manter os juros nesse percentual por um "período suficientemente prolongado" para levar a inflação à meta no fim de 2016 e afirmou que a decisão aconteceu "avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos"

"O Copom permanece inclinado a continuar em compasso de espera no curto prazo, apesar dos recentes desenvolvimentos nos campos cambial e fiscal negativos para a inflação, já que eles podem ter sido parcial ou totalmente mitigados pelo cenário de deterioração das perspectivas para a economia e o mercado de trabalho", avaliou o economista do Goldman Sachs Alberto Ramos.

Pesquisa da Reuters mostrou que 29 de 30 economistas consultados previam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC deixaria a Selic inalterada.

O BC iniciou o ciclo de aperto em outubro passado e, de lá para cá, foram sete elevações na taxa básica de juros que somaram 3,25 pontos percentuais, levando a Selic para o maior patamar em nove anos, em uma tentativa de conter a aceleração da inflação.

O BC já havia sinalizado o fim do ciclo de aperto monetário, mas fizera alertas sobre a necessidade de manter-se vigilante em caso de desvios significativos das expectativas de inflação.

O discurso de atenção foi reforçado recentemente pelo diretor de Política Econômica do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, ao afirmar no fim de agosto que a política monetária terá viés conservador por período prolongado e que é preciso "muita calma", "sangue frio", "paciência" e "perseverança" neste processo.

A economia brasileira está em uma situação difícil. De um lado, o país entrou em recessão, que deve se estender até o próximo ano, segundo expectativas do mercado.

De outro, a inflação em 12 meses se aproxima de 10 por cento e o dólar, que encarece os produtos importados, chegou ao nível mais alto em quase 13 anos nesta quarta-feira, pressionado pelas incertezas ligadas à China e pelas perspectivas mais nebulosas para as contas públicas.

Ao entregar a proposta de Orçamento de 2016 na segunda-feira, o governo previu déficit primário de 0,34 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante projeção de superávit de 0,7 por cento do PIB feita apenas um mês antes, levando especialistas a ampliarem as apostas de que o país pode perder o selo de bom pagador pelas agências de classificação de risco.

Apesar da escalada da moeda norte-americana, contudo, o BC segue enxergando a inflação cedendo com a Selic no atual patamar, o que, para economistas, demonstra que a autoridade vê um efeito compensatório vindo da fraqueza da economia.

"O BC quer entender qual componente é perene nessa deterioração e qual componente é temporário", avaliou o economista-chefe do Banco Besi, Jankiel Santos.

"Ele pode estar vendo uma recuada nesse patamar (do dólar) e eventualmente uma contribuição maior da desaceleração da atividade econômica sobre preços", acrescentou.

Depois da decisão do Copom desta quarta-feira, o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, manteve a estimativa de que o BC só cortará os juros a partir do segundo trimestre do ano que vem.

"Continuo vendo para abril, provavelmente, quando a taxa deve começar a cair por conta da desaceleração da inflação esperada", disse.

Em nota, o economista-chefe do Itaú, Ilan Goldfajn, assinalou que a desvalorização acentuada do real, que reflete as incertezas domésticas e externas, pode acabar gerando desvios nas expectativas de inflação suficientes para fazer o BC ajustar os juros para cima. Mesmo assim, Goldfajn também vê a taxa básica de juros no patamar de 14,25 por cento pelo restante do ano.

"A inflação ancorada em prazos mais longos e os efeitos defasados do ajuste monetário acumulado dão conforto ao Copom para encerrar o ciclo de alta de juros e sinalizar juros estáveis para frente", disse.

(Reportagem adicional de Silvio Cascione)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
veja.com + Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Na Antiguidade o Rei Hamurábi (1.700 a.C.) escreveu um conjunto de leis, conhecido como Código de Hamurábi, que, entre outras coisas, proibia a usura (cobrança de juros)... A humanidade foi progredindo, hoje são os governos que praticam a usura "dentro da lei".

    Fico triste ou feliz? Pois: "O PROGRESSO CHEGOU" !!!

    0