SAFRINHA DE 2014 – MILHO OU SOJA, QUAL A MELHOR OPÇÃO???, por Valdir Edmar Fries

Publicado em 15/12/2013 18:54 e atualizado em 03/03/2020 23:04
DIANTE DAS INCERTEZAS DE MERCADO E DAS QUESTÕES TÉCNICAS (QUANTO À PROLIFERAÇÃO DAS PRAGAS E DOENÇAS), O QUE PLANTAR???. (artigo do produtor Rural de Itambé (PR), Valdir Fries.

Após se consolidar como uma boa opções para o cultivo da segunda safra no Brasil, o MILHO SAFRINHA enfrentou longos caminhos da produção, sem política definida, mas com superação … Hoje, porém, os produtores rurais de todas as regiões que realizam o cultivo do MILHO SAFRINHA, se perguntam: …O QUE PLANTAR NESTA SAFRINHA??? … A mesma pergunta também é feita pelos produtores rurais do sul do País, que tinham por opção o cultivo do SOJA na “SAFRINHA” ...

As regiões acima do centro/oeste paranaense  -- Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goias, Minas e demais Estados --, que há mais de 20 anos vem plantando o MILHO SAFRINHA (principal opção na segunda safra), encontram-se agora diante de um dilema por uma questão de mercado: soja pagando quase que 3 vezes a mais que o milho. Hoje a indefinição é grande..., situação bem diferente do ano passado quando grande parte já tinha programado e fechado negócios nesta mesma época,  viando implantar a safrinha 2013. Agora poucos são os produtores rurais que realizaram e firmaram negócios de aquisição dos insumos para 2014… e/ou venda antecipada do produto. 

Os custos dos insumos para implantação da cultura do MILHO aumentaram significativamente, e diante dos atuais preços de mercado do milho, a cultura torna-se pouco atrativa economicamente, mesmo não levando em conta os riscos iminentes que podem sofrer, provocado por eventuais ocorrência de geadas nos meses de maio e junho… portanto, agora o produtor está mais cauteloso ao definir o que plantar. Além disso, sem a viabilidade de seguro, que proporcione a garantia de renda, muitos produtores ainda aguardam para tomar uma decisão…

Já alguns produtores sinalizam para fazer novo cultivo da SOJA na SAFRINHA, mesmo sabendo de todos os riscos de proliferação de pragas e doenças que possa provocar/sofrer cultivando SOJA sobre SOJA.

ANALISE MANEJO DA CULTURA DA SOJA COM RESTEVA DE MILHO VT PRO2 056

Fotos – clique nas imagens para ampliar…

Se para muitos produtores rurais a questão de plantar SOJA OU MILHO na SAFRINHA 2014 esta difícil de definir, (seja pela questão atual de mercado do milho,  e/ou pelas questões técnicas que podem provocar inúmeras consequências futuras quanto a plantar SOJA), encontramos um terceiro grupo de produtores rurais em situação muito mais critica, com preocupação ainda maior para definir O QUE PLANTAR NA SAFRINHA….

Neste grupo, encontram-se os produtores que já sofrem as consequências com os restos culturais das perdas da colheita MILHO VT PRO2 cultivado na safrinha de 2013, plantas que agora infestam as lavouras de SOJA cultivadas nesta safra de 2013/2014. 

LAVOURA DE SOJA EM MEIO AO MILHO 012

A menos de três anos de difusão da tecnologia do MILHO VT PRO2, os milhos RR com sua tecnologia de resistência ao GLIFOSATO, tem levantado novas preocupações aos produtores rurais. 

COLHEITA MILHO 2013 001

Conforme imagem acima (DEKALB 330 VT-PRO2), é um milho com a tecnologia que pode ser viável tecnicamente e economicamente para regiões do Brasil ou para outros Países que não realizam uma segunda safra, porém esta mesma tecnologia tem deixado rastros insatisfatórios em termos técnicos e também econômicos para os produtores rurais das regiões que cultivam o MILHO SAFRINHA.

Da mesma forma que no cultivo da SOJA sobre SOJA preocupa os produtores rurais em relação ao que podem sofrer com o aumento de custos e com as consequências de proliferação de pragas e doenças….

Os produtores rurais onde está instalada a infestação dos milhos RR, resistentes ao glifosato, podem sofrer consequências ainda mais criticas, uma vez que o cultivo do MILHO VT PRO2 seguido de soja RR coloca em risco toda as vantagens da BIOTECNOLOGIA dos milhos resistentes às PRAGAS, uma vez que estes milhos VT PRO2 (que levam as duas tecnologias) encontram-se em meio a soja, infestados com a lagarta do cartucho… e estas pragas ali instaladas estão ganhando resistência e podem comprometer toda a tecnologia BT, caso o produtor rural persista em planta MILHO SAFRINHA na mesma área hoje infestada…

LAVOURA DE SOJA EM MEIO AO MILHO 024

Diante das imagens acima, fica a pergunta: O QUE PLANTAR NA SAFRINHA 1014???

As áreas de lavouras de SOJA infestadas com MILHO VT PRO2, se comparadas com o total da área de SOJA cultivada em todo o território brasileiro, é insignificante… No entanto a MONSANTO está induzindo aos produtores a plantar os MILHOS RR quando prioriza a produção de sementes de milho com a tecnologia RR … Hoje, se o produtor busca comprar as cultivares de milho mais produtiva para o plantio de MILHO SAFRINHA em 2014, os produtores NÃO vão encontrar os milhos que contenham apenas a BIO TECNOLOGIA VT PRO…

Os melhores materiais disponíveis no mercado hoje trazem a tecnologia VT PRO2, resistentes ao GLIFOSATO..., isto vai levar a um aumento da área cultivada e o problema de insignificante passará a ser de extrema preocupação diante do que observamos nesta safra..., e esta tendencia tenderá a aumentar significativamente no próximo ano, colocando em risco toda a tecnologia BT.

Alguns dos pesquisadores da EMBRAPA já se manifestaram com relação às perdas de produção das lavouras de soja infestada com as plantas invasoras de milho…

E diante dos fatos relacionados às PRAGAS DO MILHO, registro um ALERTA para os pesquisadores da EMBRAPA, e principalmente para os dirigentes da MONSANTO detentora da tecnologia dos milhos VT PRO2 (uma vez que toda tecnologia pode ser comprometida com a resistência das PRAGAS que permanecem nas restevas do milho em meio a soja): Se NÃO SE RECOMENDA cultivar SOJA sobre resteva de SOJA, o que plantar na sequência de uma lavoura de SOJA infestada por plantas de MILHO VT PRO2 (que hospedam as principais pragas da cultura do milho)???

…E qual a pergunta que se fazem os produtores rurais do sul do País, que tinham por opção o cultivo do SOJA SAFRINHA??? …

Nas regiões que envolve a parte Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Sudoeste e parte do Oeste Paranaense, principais regiões produtoras de semente de soja, sempre tiveram por tradição cultivar parte da área com Milho na primeira safra, seguido de SOJA SAFRINHA, destinada principalmente para o mercado de sementes.

Neste ano safra 2013/2014 devido ao mercado do milho, muitos produtores rurais deixaram de cultivar o milho na primeira safra e implantaram a lavoura de soja por questão de viabilidade econômica/mercado…

Agora por questões técnicas, se recomenda a rotação de cultura..., portanto, sem a opção do cultivo da soja na segunda safra, e sem a viabilidade técnica de se plantar MILHO SAFRINHA nestas micro-regiões (devido ao alto risco de perdas por geadas), são poucos os produtores que sinalizaram, ou tendem a plantar culturas de inverno como o TRIGO (por causa da falta de uma politica comercialização)…Apenas os produtores que detêem a tecnologia para cultivar trigo devem continuar plantando e ampliando suas áreas de plantio no ano de 2014 em relação a 2013, restando para a grande maioria opções menos atrativas economicamente... portanto,  devem migrar para o cultivo da aveia e ou azevém na produção de forragem e pastoreio do gado e/ou como pratica de rotação de cultura, uma vez que o cultivo da CANOLA e ou a CEVADA ainda é pouco difundido, e pouco deve se alterar em relação a 2013 (embora tenham boas perspectivas de mercado).

O produtores do sul também fazem a mesma pergunta…O QUE PLANTAR NA SEGUNDA SAFRA do ano agrícola 2013/2014???

Fica a pergunta…

Dessa forma, sem uma resposta adequada, o AGRONEGÓCIO brasileiro vai finalizando seus negócios neste ano de 2013, batendo novos recordes de produção e exportação em muitos setores da cadeia produtiva, mesmo sofrendo todas as imposições de insegurança jurídica devido às questões agrárias, num ano que enfrentamos as intempéries climáticas sem perder a esperança de nos recuperar, enfrentamos as consequências de mercado…dias no positivo e meses no negativo como é o caso dos cafeicultores… Ainda assim podemos brindar e nos orgulharmos de tudo que produzimos em beneficio do desenvolvimento do nosso País…

Sabemos que tudo que produzimos tem pouco valor, todo trabalho é pouco reconhecido pela sociedade… E na maior parte dos casos, esquecidos pelos GOVERNOS… Somos uma classe que trabalha e produz…Que vive de sonhos sem perder a esperança (mesmo que nossos lideres voltem a aplaudir de pé mais um NOVO PLANO SAFRA para o ano 2014/2015 com os vícios da velha POLITICAGEM DE GOVERNO, que acaba efetivando apenas as  ”POLITICAS EMERGENCIAIS” -- na maior parte das vezes após ter sacrificado as atividades que clamam por socorro)...

Mesmo assim nos resta brindar 2014 sempre sonhando com as NOVAS TECNOLOGIAS DAS SEMENTES QUE IREMOS PLANTAR E MULTIPLICAR, com o objetivo de transformar a produção em ALIMENTO (pois tudo que produzimos são os nutrientes… sejam eles transformados em proteínas, em vitaminas, sais minerais…tudo compõem as calorias que sustentam a humanidade)

Mas sem esquecer que temos sempre a preocupação de não inviabilizar o sistema produtivo do AGRONEGÓCIO por tecnologias mal aplicadas, retorno à pergunta: O QUE VAMOS PLANTAR??? Na esperança de obter um posicionamento correto, tomara que possamos BRINDAr JUNTOS AS CONQUISTAS DE 2013 e um UM FELIZ 2014.!!!!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valdir Edemar Fries

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário