Ucrania: manifestantes tomam Kiev e assumem o Palacio do Governo

Publicado em 22/02/2014 12:11
Opositores ucranianos assumem controle do prédio presidencial em Kiev. Presidente Viktor Yanukovych teria abandonado a capital da Ucrânia.

Opositores ucranianos assumem controle do prédio presidencial em Kiev

Presidente Viktor Yanukovych teria abandonado a capital da Ucrânia

Agências internacionais / Agência Estado

Um grupo de opositores do governo ucraniano ocupou e assumiu o controle do palácio presidencial em Kiev neste sábado. Segundo afirmam líderes do parlamento, o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, abandonou a capital um dia depois do acordo firmado entre o presidente e a oposição que tenta acabar com a onda de violência no país. 

Vitali Klitschko, um dos três líderes oposicionistas que assinaram o acordo para pôr fim à violência na Ucrânia, reforçou a tese de que o presidente havia abandonado Kiev, mas afirmou que o paradeiro dele ainda é desconhecido. "Ele saiu da capital", disse o líder ao Parlamento, após reportagens locais sugerirem que Yanukovich havia se deslocado para o leste do país. Membros da oposição especulam que Yanukovych tenha ido para Kharkiv, na parte nordeste da Ucrânia.

Não está claro se Yanukovich já iniciou uma transição política ou apenas deixou a sede presidencial diante da pressão de manifestantes. Segundo informações do jornal The New York Times, membros de um grupo de oposição da cidade de Lviv chamados de "The 31st Hundred" (a Trigésima Primeira Centena, em português), -- carregando porretes e alguns deles portando máscaras -- controlavam as entradas do prédio presidencial na manhã deste sábado. Eles não ocupavam o interior do edifício, mas mantinham membros no entorno do palácio. O grupo teve a garantia dos chefes de segurança do governo de que não serão mais alvo de disparos. 

Oposição diz que presidente da Ucrânia deixou Kiev

 

(no G1. com. br)

O líder da oposição ucraniana Vitaly Klitschko disse neste sábado (22) que o presidente Viktor Yanukovich deixou Kiev e que o país deve realizar eleições antecipadas, segundo a agência Reuters.

 
3166064.jpg

 Klitschko anunciou que apresentará no Parlamento uma resolução para exigir a renúncia de Yanukovich, o que permitiria a convocação de eleições presidenciais antecipadas.

"Hoje ele deixou a capital", disse Klitschko em uma sessão de emergência do Parlamento. "Milhões de ucranianos querem apenas fazer uma escolha nas eleições presidenciais e parlamentares antecipadas."

Uma fonte de segurança disse à Reuters que Yanukovich está no país. "Tudo ok com ele", disse a fonte. "Ele está na Ucrânia. " Questionado sobre se o líder em apuros estava na capital, a fonte respondeu: "Eu não posso dizer."
             
Ganna German, uma de suas colaboradoras, disse que Yanukovytch está em Jarkiv, cidade do leste da Ucrânia, segundo a AFP. "O presidente cumpre com suas funções constitucionais. Vai falar hoje pela televisão em Jarkiv", disse.

Por outro lado, o deputado da oposição Mikola Katerinchuk disse que Yanukovich prometeu renunciar durante uma conversa telefônica com o líder opositor Arseni Yatseniuk.

"Yatseniuk exigiu em nome de Maidan (a praça da Independência, epicentro dos protestos) a renúncia do presidente. Yanukovytch prometeu fazer isto por escrito e estamos esperando que ele faça", declarou Katerinchuk à imprensa.


Além disso, destituiu de maneira fulminante o ministro do Interior, Vitaliy Zakharchenko, acusado pela oposição de ordenar em novembro a repressão violenta das manifestações pacíficas.Após o acordo alcançado na sexta para acabar com a violência armada em Kiev, o Parlamento aprovou uma lei que permitirá a libertação da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, que está presa e é a principal adversária de Yanukovich.

Casa abandonada e escritório tomado
As autodefesas do Maidan, linha de frente dos ativistas na resistência à polícia durante os violentos distúrbios desta semana em Kiev, ocuparam as ruas do centro da capital e dos acessos das administrações públicas, incluíndo o palácio presidencial.

Além disso, os manifestantes tomaram o controle de Mezhigorie, a residência de campo do presidente Viktor Yanukovich, localizada a cerca de 20 quilômetros de Kiev, e permitiram que vários jornalistas entrassem no imóvel, informou o "Canal 5" da televisão local.

A guarda da residência, que vigia o acesso ao lado de vários ativistas, afirmaram que o local, propriedade de um funcionário do gabinete presidencial, poderá ser livremente visitada pelo público. Jornalistas estavam entrando livremente, segundo a imprensa local.

Em Kiev, pequenos grupos de manifestantes armados e protegidos com capacetes vigiam e controlam os acessos à Rada Suprema (Parlamento), à sede do governo e à administração presidencial.

Todos estes edifícios se encontram no chamado bairro governamental, cenário dos recentes distúrbios e protegido até esta sexta pelas forças de segurança do Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadao + G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário