No EL PAÍS: O sonho secreto de Lula com Cuba, por Juan Árias

Publicado em 06/03/2014 17:14 e atualizado em 06/03/2020 10:24

Lula pretenderia “abrasileirar” Cuba e a Venezuela política e socialmente, e mais tarde, pondo-se a sonhar, possivelmente também a Argentina  

POR JUAN ARIAS, DO EL PAÍS   (EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA, 6/3/2014)

Lula e Fidel Castro

Lula presenteia Fidel Castro com uma camiseta do Brasil. / R. Stuckert AFP

O ex-presidente Lula da Silva, que seria hoje o mais votado se fosse novamente candidato à Presidência da República, acalenta, segundo um de seus conselheiros próximos, um sonho secreto com Cuba.

Apesar das críticas feitas por alguns setores, o ex-presidente Lula está, com efeito, multiplicando suas viagens à ilha caribenha, atuando assim como um ministro extraoficial de Relações Exteriores do Governo da presidenta Dilma Rousseff.

O sonho de Lula é que Cuba, que inevitavelmente terá de sair do túnel de sua ditadura militar para abrir espaços de democracia, faça isso conforme o “modelo brasileiro” por ele idealizado em seus oito anos de Governo.

E o sonho de Lula com Cuba abraçaria também a irmã Venezuela. Não por acaso, dias atrás, em Havana, depois de declarar formalmente que “Maduro é um homem bem intencionado que deseja o melhor para seu país”, o que equivale a dizer nada e tudo ao mesmo tempo, ele acrescentou que “a Venezuela precisa de paz e tranquilidade” para “recuperar todo seu potencial na geração de riqueza”. E isso sim quer dizer muito.

Lula é um político que sabe usar seu passado de sindicalista e fundador do maior partido de esquerda da América Latina, o PT, para conseguir ser um interlocutor fiável nos países do eixo do socialismo bolivariano, ao mesmo tempo em que seu pragmatismo político e sua falta de ideologia em nível pessoal (“Não sou de esquerda nem de direita”, é seu lema) o aproximaram do mundo do neoliberalismo, o que lhe permitiu e permite manter magníficas relações com os bancos e o empresariado internacional.

Em sua última conferência em Cuba, Lula explicou aos irmãos Castro como ele conseguia atrair os investidores estrangeiros. E o Brasil foi o primeiro a oferecer esses investimentos milionários, ajudando na construção do porto de Mariel, graças ao qual Cuba poderá ter mais facilidade nas suas relações econômicas com a Rússia, a China e o próprio Brasil. Ao mesmo tempo, o novo porto é estratégico por sua proximidade com o novo Canal do Panamá.

Lula levou em sua viagem a Cuba o chamado “rei da soja”, o ex-governador do Mato Grosso Blairo Maggi, para ensinar os cubanos a produzirem soja com melhor qualidade. Hoje o Brasil produz 4 toneladas de soja por hectare, contra 1,2 de Cuba. Maggi se ofereceu a enviar técnicos da Embrapa a Cuba e a receber cubanos dispostos a se especializarem no Brasil.

Os últimos Governos brasileiros acompanharam de perto a evolução do regime castrista, à espera de que este possa cair e se transformar em uma espécie de democracia incipiente.

Lula – sabedor de que o povo cubano é parecido com o brasileiro em sua idiossincrasia, em seu espírito festivo, em sua cultura popular – sonha com que Cuba possa, liquidada a ditadura, seguir o modelo político e social brasileiro.

Após décadas de ditadura com dependência do Estado por parte dos cidadãos, Cuba, em seus primeiros momentos de abertura, poderia imitar o capitalismo brasileiro, ainda fortemente dependente do Estado e com uma boa dose de nacionalismo, mas que ao mesmo tempo começa a se abrir às privatizações.

Também políticas sociais, como o Bolsa Família, implantadas por Lula – que as herdou de seu antecessor Fernando Henrique Cardoso, mas multiplicou-as até alcançar 15 milhões de famílias, com um total de 40 milhões de pessoas –poderiam ser transplantadas para Cuba, com a vantagem de que o primeiro Governo nascido depois da ditadura poderia continuar contando com a adesão da maioria dos cubanos que receberiam vultosas ajuda sociais, um aumento do salário mínimo, acesso ao crédito público e uma melhoria geral de vida junto com novas estruturas democráticas.

São estes 40 milhões de beneficiários das regalias sociais do Governo que asseguram hoje, por exemplo, a continuidade no poder do Partido dos Trabalhadores (PT).

Sob as asas do Brasil e seguindo as pegadas dos bem-sucedidos Governos do PT, Cuba poderia receber deste país os instrumentos necessários nos primórdios do seu nascimento para a democracia, sob a égide de Lula, que, à sombra, continua sendo o eixo da política brasileira.

E como Cuba não é hoje concebível sem a Venezuela, Lula está também à espera do que possa ocorrer nesse país, onde sempre apoiou o caudilho Chávez e hoje apoia institucionalmente Maduro, por ter sido eleito com voto popular. Ele quer colocar ambos os países na rota do Brasil, que não é a do acordo do Pacífico, já que haverá sempre uma veia aberta ou sutilmente antiamericana, algo que continuará fazendo parte por muito tempo do socialismo cubano- bolivariano.

Lula pretenderia, em uma palavra, “abrasileirar” Cuba e a Venezuela política e socialmente, e mais tarde, pondo-se a sonhar, possivelmente também a Argentina. Seria o “eixo Lula” da política na América do Sul.

Um sonho? Talvez, mas, segundo quem conhece bem o ex-sindicalista que ainda não desistiu de disputar novamente a Presidência, um sonho com olhos abertos. (Juan Árias)

 

 Direto ao Ponto, por Augusto Nunes, de veja.com.br:

A cabeceira desocupada mostra que a presidente nem ousa fingir que governa quando quem manda está por perto

Instituto-Lula-e-Dilma-02

(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

ATUALIZADO ÀS 03:42

Vista superficialmente, a foto parece apenas registrar um momento de alguma exposição de sorrisos improvisada na sala de reuniões do Palácio da Alvorada. Há o sorriso hipócrita de Lula, o sorriso insosso de Dilma Rousseff, o serviço de aeromoça de João Santana, o sorriso servil de Rui Falcão ou o sorriso raro de Franklin Martins: é uma espécie de esgar que identifica gente incapaz de afetos reais. Examinada com a merecida atenção, contudo, a cena oferece pelo menos três informações relevantes sobre o estado das coisas no coração do poder.

Primeira: Lula está mesmo cismado com Aloizio Mercadante, revela o recado visual em código emitido pela imagem acima. O Herói da Rendição tem caprichado na na pose de primeiro-ministro desde que assumiu o comando da Casa Civil de Dilma Rousseff. Apesar disso, ou por isso mesmo, o Mercadante visto pelo chefe está tão mal no retrato que nem aparece na foto divulgada pelo Instituto Lula. Sobraram as mãos e nacos dos antebraços. O resto foi escondido pela camisa tamanho GG usada como tarja preta.

Segunda: Lula está tentando ser mais gentil com a sucessora. Como sempre acontece quando o padrinho está por perto, a afilhada tratou de deixar a cabeceira da mesa para quem manda de fato. Lula entrou e saiu com o jeitão de quem sempre morou ali, mas a foto comprova que, no Carnaval deste ano, resolveu fantasiar-se de cavalheiro. Tanto assim que evitou ocupar o lugar reservado ao mais importante entre os presentes. Desta vez, o presidente de fato preferiu continuar governando o PT, o Palácio da Alvorada e o país sentado no meio da mesa. Como se fosse uma Dilma Rousseff.

Terceira: os companheiros acampados na sala se acham mesmo inimputáveis, acima de qualquer código legal, fora do alcance da Justiça. Todos sabem que uma reunião como aquela, convocada para tratar da candidatura à reeleição de Lula com o codinome Dilma Rousseff, reduz a residência oficial do chefe de governo a um comitê eleitoral do PT. Todos sabem que estão debochando, simultaneamente, do Judiciário em geral e do TSE em particular, dos partidos de oposição e de milhões de brasileiros decentes que bancam, com o dinheiro dos impostos, até o que beberam e comeram os risonhos participantes do encontro.

Os Altos Companheiros se  julgam condenados à perpétua impunidade e à eternização no poder. Podem descobrir em outubro que cometeram um duplo erro. Basta que mais eleitores tenham vergonha de votar em gente que não se envergonha nem sequer de tratar o Brasil como um vilarejo de faroeste sob o domínio dos fora-da-lei.

(por Augusto Nunes)

 

No vídeo de outubro de 2011, Uribe denuncia a ofensiva liberticida que Chávez desencadeou com o apoio de Lula e Maduro tenta consumar com a cumplicidade de Dilma


Em outubro de 2011, no fim de uma entrevista concedida a uma emissora de TV da Colômbia, o ex-presidente Alvaro Uribe perguntou à apresentadora do programa La Noche se podia dizer “una cosita más” sobre a situação da Venezuela, palco de mais um golpe institucional forjado por Hugo Chávez para submeter o Congresso à sua vontade. Conseguiu três minutos adicionais, tempo suficiente para mostrar que a “democracia bolivariana” é só mais uma ramificação degenerada da velha tribo comunista.

Com a autoridade de quem encurralou e condenou à morte por raquitismo os narcoterroristas das FARC, Uribe denunciou sem eufemismos nem rodeios os perigos embutidos na ofensiva contra o Estado de Direito que Hugo Chávez desencadeou, com o apoio militante de Lula, e Nicolás Maduro tenta consumar com a cumplicidade pusilânime de Dilma Rousseff.  A gravação foi feita há dois anos e cinco meses. Parece ter sido divulgada há duas horas e cinco minutos.

Revejam em ação um democrata sem medo. O texto traduzido (ver a seguir) confirma que Alvaro Uribe falou também em nome dos brasileiros decentes. (AN)

O que mais me preocupa é que, pouco a pouco, estão montando outra Cuba. Não com 11 milhões de habitantes, mas 28 milhões, com petróleo e aliada a potências nucleares do Oriente. Com 2.216 quilômetros de fronteira com a Colômbia. Que está eliminando a independência entre as instituições, que está eliminando a empresa privada, eliminando a criatividade. E que tem certeza que não fracassará, como fracassaram outros tipos de comunismo, porque a diferença é o petróleo. Mas está fadado ao fracasso mesmo com o petróleo. A história mostra que sem a iniciativa privada as economias fracassam, porque os povos se enfraquecem e se acaba a criatividade.

O povo cubano é pobre. A educação e a saúde não bastaram porque, como não havia empresas privadas, os avanços conquistados pela educação e a saúde não se traduziram em bem estar social. E hoje, como não há empresas privadas, a educação e a saúde estão estagnadas, entre outras razões porque não existe a revolução das comunicações. Todas as formas de comunismo fracassaram. O fracasso de Cuba se deve em boa parte à permissividade latino-americana com a ditadura cubana. Eu temo que estamos fazendo um grande mal ao povo venezuelano com a permissividade latino-americana em relação à ditadura da Venezuela.

O mundo protestou contra o golpe de estado em Honduras. Por que ninguém protestou contra o golpe de estado na Venezuela? Tão grave quanto um golpe de estado contra um braço do poder público, que é o Executivo, é um golpe de estado contra o Legislativo, que é outro braço do poder público. Houve na Venezuela houve um golpe de estado contra o Legislativo e a América Latina permaneceu em silêncio. É muito grave que o silêncio dos dirigentes latino-americanos, que ajudou a consolidar a ditadura cubana, agora esteja abrindo caminho e estendendo o tapete vermelho para essa nova ditadura venezuelana.

A China promete acelerar as reformas econômicas e incentivar o consumo

Pequim promoverá a migração do campo para as cidades, a fim de estimular a demanda

Por José Reinoso, no EL PAÍS

Em novembro passado, a China iniciou o maior plano de reformas econômicas e sociais das últimas décadas no país, durante a Terceira Plenária do 18º. Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC). Decidiu liberalizar mais os mercados, outorgar um maior papel à iniciativa privada, acelerar os planos de urbanização da população, suavizar a política do filho único e pôr fim aos campos de reeducação, entre outros. Pequim deu impulso à iniciativa privada e mostrou que seus líderes têm a clara intenção de reformar profundamente a economia, de modo a torná-la mais sustentável, menos dependente dos investimentos e da exportação e mais voltada para o consumo interno, além de reduzir as disparidades sociais. Desde então, o Governo empreendeu passos neste sentido, e hoje o primeiro-ministro Li Keqiang deu um novo empurrão a isso, na abertura da sessão anual da Assembleia Nacional Popular – o Parlamento chinês –, na praça Tiananmen, em Pequim.

Li, que ascendeu ao cargo há um ano, leu com voz pausada, durante uma hora e 45 minutos, o relatório sobre a atuação do Governo em 2013 e as perspectivas para o ano em curso, deixando claro que “a reforma é a prioridade número um do trabalho do Governo para este ano”. “Vamos nos concentrar na reforma estrutural da economia”, afirmou ele no gigantesco salão de atos do Grande Palácio do Povo, perante os quase 3.000 deputados vindos de todos os cantos do país para debater durante as próximas duas próximas e referendar o que já foi aprovado pela cúpula dirigente. No lado de fora, centenas de policiais, soldados e agentes à paisana vigiavam cada centímetro da praça, a maior parte da qual estava fechada ao público. Entre a chegada à Tiananmen e o acesso ao plenário era preciso passar por controles.

Antes que Li Keqiang iniciasse seu pronunciamento, os participantes observaram um minuto de silêncio pelas 29 pessoas mortas a facadas no sábado na estação ferroviária de Kunming, num ataque cometido por oito separatistas da região autônoma de Xinjiang, segundo relato da polícia.

Li prometeu abrir setores estatais ao capital privado, incluindo atividades como bancos, petróleo, geração elétrica, ferrovias e telecomunicações. “Continuaremos liberalizando as taxas de juros, dando às instituições financeiras mais poder para fixá-las”, declarou o primeiro-ministro. Afirmou ainda que a China deve garantir que “o mercado desempenhe um papel decisivo” na economia – embora o Estado continue tendo o papel central – e disse que Pequim “manterá a taxa de câmbio do renminbi basicamente estável e em um nível equilibrado e adequado, e expandirá a banda de flutuação”, atualmente fixada em 1% para cima ou para baixo de um ponto estipulado pelo banco central. Pequim dará grande prioridade à reforma dos sistemas fiscal e tributário, abrirá mais setores ao capital estrangeiro, enxugará a Administração e delegará mais processos decisórios aos governos locais.

O Governo pretende transformar o consumo em um dos principais motores da economia, consciente de que o atual modelo de desenvolvimento, baseado principalmente no investimento e nas exportações, se esgotou. E essa é outra das prioridades de Pequim: incentivar a demanda interna, para o que, conforme reconheceu Li, é necessário incrementar a renda da população.

O dirigente anunciou para este ano uma previsão de crescimento econômico de 7,5%, frente aos 7,7% de alta registrada em 2013 – embora a previsão para o ano passado também fosse de 7,5%. A inflação prevista para 2014 é de 3,5%, igual à meta de 2013, quando o valor real ficou em 2,6%.

O primeiro-ministro afirmou que os desafios são enormes, e entre eles citou os seguintes: “Os alicerces para sustentar um crescimento econômico constante ainda não estão firmes”, “os riscos escondidos” nos bancos públicos, o excesso de capacidade produtiva em alguns setores, a crescente dificuldade para ampliar a renda nas zonas rurais, “a gravidade da poluição do ar, da água e do solo” em alguns lugares, os problemas de segurança alimentar, o custo da moradia, a irregular distribuição de renda, as expropriações de terrenos e a corrupção. Entretanto, insistiu, “a China tem a base e as condições para manter uma taxa de crescimento econômico média-alta durante algum tempo”.

Outra medida importante que a China acelerará neste ano é o processo de urbanização – ou seja, o deslocamento de milhões de habitantes das zonas rurais para as urbanas –, porque, segundo Li, “essas é a via segura para a modernização” e para a criação de novos consumidores. Isto implicará a reforma progressiva do sistema de recenseamento, ou hukou (o registro de residência familiar que liga cada chinês ao seu lugar de nascimento e o impede, ao migrar para outras cidades, de receber os mesmos benefícios sociais que os locais). O Governo pretende também dar aos camponeses mais direitos de propriedade sobre a terra. Pequim incrementará o gasto em educação, consolidará o sistema de seguro médico básico e impulsionará o sistema de seguridade social.

Li Keqiang – interrompido de quando em vez pelos aplausos dos deputados –reservou algumas palavras para a grave situação ambiental em algumas regiões da China, como Pequim, onde a poluição atmosférica alcança frequentemente níveis muito perigosos. Declarou que serão tomadas mais medidas, especialmente, para melhorar a situação nas grandes cidades, como o fechamento neste ano de 50.000 pequenas caldeiras de carvão, a desativação de siderúrgicas e fábricas de cimento, a limpeza das usinas térmicas a carvão e a retirada de circulação de 6 milhões de veículos muito poluentes. “Declararemos guerra contra a poluição e lutaremos com a mesma determinação que lutamos contra a pobreza”, afirmou.

Li assegurou que a China manterá o processo de modernização do Exército e continuará “aumentando as capacidades de dissuasão e combate das Forças Armadas na era da informatização”. O orçamento de defesa para 2014 é de 808,2 bilhões yuans (305,8 bilhões de reais), 12,2% a mais do que em 2013.

O primeiro-ministro criticou duramente a corrupção. “Castigaremos os infratores sem piedade, de acordo com a lei”, advertiu. Também arremeteu contra os excessos e o esbanjamento na Administração e no partido, e pediu aos Governos de todos os níveis “que apertem o cinto”.

Os deputados chineses devem dar o exemplo de austeridade nessa campanha de luta contra o luxo e a extravagância. Fu Ying, porta-voz da Assembleia Nacional Popular, disse na terça-feira que o partido proibiu os parlamentares de realizarem banquetes, trocarem presentes e pedirem “comida, vinho e bebidas caros” durante seus dias de permanência na capital. (El País).

 

Direto ao Ponto, por Augusto Nunes:

Quem é que não consegue formular uma frase com sentido, nem juntar sujeito, verbo e predicado? A resposta está no vídeo

No vídeo de 3:12 segundos, o entrevistado do programa Roda Viva enfileira com inclemente sinceridade um punhado de constatações que, conjugadas, produzem um nítido retrato 3×4 da figura que ocupa a Presidência da República. Três exemplos:

1. “É uma pessoa abúlica, sem nenhum valor, sem nenhum sentido ético, sem nenhum critério intelectual, sem nenhuma educação, não-alfabetizada. Eu considero não-alfabetizada aquela pessoa que não aprendeu a linguagem do seu grupo”.

2.  ”Não consegue formular uma frase, não consegue juntar sujeito, verbo e predicado. O que estou dizendo não é uma  brincadeira”. 

3. “Não consegue fazer uma frase com sentido, não consegue que esta frase combine com a segunda frase, e, evidentemente, não consegue formar um período. Sem nenhuma brincadeira: como é que você espera que uma pessoa com essa absoluta incapacidade seja coerente com o dia seguinte? Ela não tem a menor noção do que está acontecendo”. 

Algum entrevistado livrou-se do farisaísmo epidêmico e resolveu radiografar sem circunlóquios a cabeça baldia de Dilma Rousseff? Algum político da oposição enfim voltou das férias para mostrar as coisas como as coisas são?  Alguém enfim enxergou a nudez obscena da rainha do castelo de cartas? Nada disso. É o grande Millôr Fernandes desenhando, em pinceladas irretocáveis, a face escura e a alma barata do então presidente José Sarney.

O que diria Millôr da mulher perto de quem até o jaquetão de Sarney fica parecido com o chapéu gelô de Winston Churchill? Para a sorte de Dilma Rousseff, o maior pensador brasileiro não viveu para eviscerar outra prova contundente de que, no Brasil, o que está péssimo sempre pode ficar muito pior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
El País + Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

9 comentários

  • Maurício Carvalho Pinheiro São Paulo - SP

    Se eu entendi bem, o preço da saca é de R$ 7,00 ???

    Quantos quilos tem lá dentro ?? E quanto é o input dos atravessadores, e intermediários, porque nos supermercados

    pagamos R$ 3,00 e até mais por 500 grs. Se uma saca tem 60 kilos o preço dela no supermercado seria de R$ 180,00 !!!! Ou 2.571,42 % do valor inicial. Francamente os agricultores estão sendo assaltados !! Eu por mim sairia do campo no ato !! E não é só com o milho, não !!Vejam a soja que exportamos para criarem empregos lá fóra !!!! Minérios, etc. !!! Que país porcaria, hein ?? Quanto custam esses raw materials nos EUA, e União

    para adquirir de seus produtores ????

    0
  • Edson Amieiro Floresta - PR

    JOÃO ALVES DA FONSECA | PARACATU - MG

    O termo "caboclos que querem ser ingleses" , esta em uma musica do Cazuza e se aplica no comentário que fiz a partir da matéria que comentei inicialmente. Eu iria adorar a ideia de um caboclo brasileiro ser presidente da república por exemplo, como forma de "ascensão social" para todo um povo sofrido. Tivemos um torneiro mecânico presidente da república, mas tem uma turma ai que não gostou muito. Dizem que ele é analfabeto , que não sabe falar inglês ... Quanto as decisões da "justiça ou injustiça" nem sempre são à nosso favor , alguém ri e alguém chora . Os caboclos brasileiros entenderam bem a música do Cazuza "Burguesia" , já os "caboclos que querem ser ingleses", não gostaram nem um pouco e ainda estão rosnando pelo Brasil de meu Deus . Falando nisso , vou ouvir a música "Burguesia" do Cazuza, e ver o que mudou de lá para cá !! Até mais Sr. João ..

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Sr.Edson Amieiro,logicamente que o sr.distorceu meu ponto de vista ,uma vez que o sr. citou a frase"caboclo que quer ser inglês",à qual eu referi como discriminatória e segregativa ,pois mostra que em sua visão, caboclo não pode alçar um status social elevado e sim tem de comer na mão nojenta do governo ,ademais o sr. nem sequer mencionou os crimes de lesa brasileiros de São João do Caru(MA) ,Posto da Mata(MT) e do Sul da Bahia...Sou um produtor rural,cumpridor de minha função, que considero nobre e prazerosa,todavia me revolto ao sermos comparados a criminosos por grande parte deste Governo com a devida ressonância na maioria da população urbana.Saudações mineiras,uai!

    0
  • Maurício Carvalho Pinheiro São Paulo - SP

    Edson e João 1 O problema é mais em baixo. O PT armou um esquema para assumir o governo do país sob o manto falso

    de defender os coitadinhos. Tudo de mentirinha. Só fica criticando quem fez alguma coisa mas êles mesmos não fazem nada de competência e qualidade, alias quando começam nunca terminam. E só prometem e mentem. Enganam o povão que o elegeu, descaradamente, desrespeitam tudo e todos, leis, ética, moral, etc., e a toda hora publicam pesquisas mentirosas de aprovação para conseguir mais uma vez o seu voto (o dos semi-analfas) e se perpetuarem no poder. A quadrilha composta pela cúpula do PT (a maioria está toda presa condenada que foi) e uma trupe de safados enfiou a mão no dinheiro do povo, e continua enfiando,e só o chefe dela (que o STF diz que não existe e sua secretina escaparam. O que de verdade foi feito nesses 11 anos ??? Quem ganha entre R$ 281,00 e R$ 1.291,00 é hoje de classe média ?? Que classe miserável é essa ??? 40 mihões sairam da pobreza extrema com o Bolsa Esmola que paga R$ 200,00 por cabeça, incentivando esses ignorantes a ter um monte

    de filhos que o país não tem condições de bancar ??

    Segundo levantamento feito por uma associação sindical o SM deveria ser de R$ 2.500,00 para um coitado ter uma vida decente !!! Recebem 1/3 disso !!! O que eles teriam que fazer é apresentar alternativas válidas para os governos que os antecederam, mas eles sabem nada de nada, só mentem e prometem !! É o governo de mais de uma década, "Cadê" !! Cadê Segurança ? Cadê habitação ? Cadê emprego digno ? Cadê Ética ? Cadê Instrução ?

    Cadê o Petróleo do Pré-Sal ? Cadê a Transposição ?

    Cadê o Fome Zero ? Cadê Saúde ? O Brasil precisa de 160.000 médicos !! E temos 300 cubanos mal pagos enganados)e mais 2.400 tontos !! É tudo na base da mentira e falsidade. Se forem reeleitos o país quebra até 2018 !!! Anote aí e me cobrem !!! Não queremos FMI nem porcaria nenhuma !! Queremos muitos empregos, com salários dignos, não esmolas, desenvolvimento de verdade e respeito !!

    é tudo "coincidência")

    0
  • Edson Amieiro Floresta - PR

    JOÃO ALVES DA FONSECA - PARACATU -MG Bom d1a SR. João, é isso mesmo concordo contigo, se é que entendi seu ponto de vista !! Mas muitos setores da imprensa brasileira parece que não gostam disso,querem os brasileiros divididos, confusos. Ao invés de ver o que nos une, só vêm o que nos separam. Não reconhecem ou não querem reconhecer,os avanços que o povo conquistou com nossa jovem democracia banhada com o sangue de muitos . Parecem que têm saudades dos tempos em que o pessoal do FMI não saia daqui e os presidentes da república daqui não saiam de lá. Não valorizam nossa diversidade,nem mesmo respeitam os governantes eleitos democraticamente. É a conclusão que tenho, quando vejo as publicações destes blogueiros sem credibilidade no mundo da notícia séria. Até logo Sr. João , bom trabalho e boa sorte !!

    0
  • Maurício Carvalho Pinheiro São Paulo - SP

    STF x Mensalão - Para que servem estes calhordas ?

    "Alguém" pensou em arrumar apoio p/ o governo no congresso.

    Teve a idéia "maravilhosa" de pagar com desvio de dinheiro público (do povo)esse apoio em votações.

    Alguém, "coincidentemente" se incumbiu de angariar o apoio;discutir, com os interessados, o preço de sua "honra" e atribuir as "cotas".

    Também, "coincidentemente" o lider da cúpula petista se incumbiu de liderar. "Coincidentemente" a cúpula toda do PT se envolveu.

    "Coincidentemente" um banco, corretoras e bancos de investimento, se propuseram a movimentar o dinheiro desviado, sem a intervenção/intermediação de ninguém (??).

    "Coincidentemente" os lideres de alguns partidos tomaram a iniciativa de repassar ou indicar os nomes e atribuir valores.

    "Coincidentemente" alguém se propôs a sacar a grana e distribuir, via; dinheiro vivo, depósitos em cash, carro-forte, cuecas, meias, sutiãs, etc..

    "Coincidentemente" a cara dos safados foi filmada (e era a deles de verdade), a voz foi gravada (e também era a deles de verdade), mas não aceitas como provas; "nem evidências" por não terem sido autorizadas previamente.

    Que "coincidentemente" alegaram que não eram deles.

    "Coincidentemente" eram de sósias perfeitos ou dubles !!

    "Coincidentemente" a maioria dos magistrados que foram nomeados pelo chefe da "quadrilha casual" ou "coincidên cia coletiva não organizada" e pelo seu poste sucedâneo, votou pela "coincidência" e absolveu os safados todos, já condenados, inclusive "reincidentes" provados no mesmo processo (e os magis sem estrado)deram o seu voto imediatamente antes do carnaval para ser esquecido logo !!!).

    Quadrilha , segundo o STF,a partir dessa data só em festa junina. Por lei, só se for "piadinha safada".

    E o país se tornou o dono da maior safra de "Bozzos" (palhaços) "como nunca se viu" !!!!

    A mais sacana ópera bufa do mundo !!!

    Só nos resta fechar essa corte por deterioração (que parece algumas já relatadas e mostradas em filmes) que serve para nada mesmo.

    O povo, se tivéssemos um inteligente e culto, devia era empastelar essa casa e aposentar esses magistrados por prazo de validade, o que seria a mais branda punição pela puxada de tapete que nos deram.

    Assim pararíamos de jogar tanto imposto fora, com o paga

    mento polpudo e vantagens, dessas figuras grotescas, sisudas, cheias de empáfia, porém todos excelentes safos, espertalhões e mistificadores.

    DIA DE LUTO ETERNO PARA O PAÍS !!! Ou "DIA DOS PALHAÇOS,

    NÓS" !!!

    O ladrões absolvidos, devem estar comemorando; também; rindo da nossa cara, e com a nossa grana !!!!

    Eta paísão besta !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Caro Edson de Floresta PR,esta história sua de 'caboclo querer ser inglês' mostra o quão se quer dividir os brasileiros em ricos,pobres,negros, vermelhos,etc, ao contrário de bater no peito e dizer que somos brasileiros(a grande maioria mestiços)e acabar com estas aberrações de destruir vidas como ocorre hoje no Maranhão(S.J. DO CARU),no Sul da Bahia e ocorreu ano passado no Mato Grosso(POSTO DA MATA),tudo em nome desta famigerada politicagem que insiste em criar brazis dentro do Brasil

    0
  • Edson Amieiro Floresta - PR

    Os "caboclos que querem ser ingleses", gostariam mesmo de ver na cabeceira da mesa, era alguém do governo americano ou algum representante do FMI dando as cartas !!

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    "O sonho secreto de Lula com Cuba, por Juan Árias"

    Lula pretenderia, em uma palavra, “abrasileirar” Cuba e a Venezuela política e socialmente, e mais tarde, pondo-se a sonhar, possivelmente também a Argentina. Seria o “eixo Lula” da política na América do Sul.

    Faz sentido. No entanto, as preocupações do povo brasileiro, pelo o que estamos presenciando, são exatamente o contrário. Lula "Dilma", pretender cubanizar, venezuelanizar e argentinizar o Brasil.

    0