Preços ao produtor rural subiram 18% em 2014

Publicado em 16/04/2014 11:15

A estiagem deste início de ano já impacta o preço da maioria dos produtos agropecuários em Minas Gerais. Com produção prejudicada em volume e qualidade, os preços recebidos pelo produtor subiram em média 18,27% nos três primeiros meses do ano, segundo levantamento mensal da SISTEMA FAEMG. Março foi o terceiro mês consecutivo de preços maiores ao produtor rural.
 
A coordenadora da Assessoria Técnica, Aline Veloso, alerta que pode haver surpresas nos próximos meses: “Para alguns produtos, ainda não sabemos o tamanho da perda, que só será conhecida no momento da colheita. O impacto pode ser ainda maior que o apontado nas estimativas do IBGE e CONAB”. Exemplo disto, segundo a economista, pode ser o café, principal produto do agronegócio do estado: “A colheita começa agora em maio e segue até meados de setembro. Só então saberemos a real perda, que já tem sido reportada em até 70% em algumas regiões produtoras de Minas”. A incerteza sobre o volume para a safra atual resultou na valorização do grão em 63,94% desde o início de ano.
 
No topo deste ranking, o preço da batata subiu 197% no acumulado de 2014. Somente em março, o acréscimo foi de 46,8%. O principal impacto foi da estiagem no início do ano, que resultou na diminuição da qualidade e da produtividade das lavouras. Além disso, a primeira safra também apresentou redução na área plantada. A menor oferta no mercado mineiro também está ligada ao encaminhamento de parte da produção do estado para outros estados, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Os produtos pecuários também repetem a tendência de valorização. A estiagem resultou na captação menor de leite e, o calor, em perdas de aves e ovos. Como em anos anteriores, tradicionalmente na quaresma, ocorreu aumento de consumo e o preço dos ovos subiu 20,98% em março. A retração na disponibilidade de animais para o abate também valorizou a arroba do boi gordo.
 
VBP Agropecuário de Minas 9,3% maior

 
O Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária Mineira deve ficar 9,3% maior em 2014, alcançando R$ 51,5 bilhões, segundo acompanhamento do SISTEMA FAEMG. Com impacto da estiagem sobre diversos produtos, afetando a atividade rural e reduzindo as estimativas de produção, o bom desempenho final é segurado por preços mais altos, como é o caso do algodão, do abacaxi, do café e da laranja. Os produtos agrícolas responderam por contribuição 16,6% maior, enquanto o desempenho dos pecuários será calculado com o levantamento da produção em meados do ano. “Ainda assim, os preços seguem a tendência altista, iniciada no segundo semestre de 2013, a qual se deve a restrição de oferta de bovinos que é consequência da seca, na maioria das regiões produtoras”, disse Aline Veloso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faemg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário