Ibope: Dilma se mantém estável, mas desejo de mudança aumenta

Publicado em 23/07/2014 06:24
70% da população quer um governo diferente

A pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, aponta que a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) tem 38% das intenções de voto, contra 22% de Aécio Neves (PSDB), e 8% de Eduardo Campos (PSB). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato do PSC, Pastor Everaldo, marca 3% da preferência do eleitorado. Os demais candidatos registram 3%. Outros 16% informaram que pretendem votar em branco ou nulo, e 9% não souberam responder.

Segundo o instituto, não é possível afirmar se a disputa terminaria em segundo turno. No entanto, as simulações apontam que, em uma segunda rodada, a petista alcançaria 41%, ante 33% de Aécio. Na simulação com Campos, Dilma alcançaria 41%, ante 29%.

No levantamento anterior, feito pelo instituto em junho, Dilma tinha 39%; Aécio, 21%; e Eduardo Campos, 10%.

Na semana passada, o instituto Datafolha também divulgou pesquisa na qual Dilma aparece com 36%, Aécio Neves tem 20% e Eduardo Campos aparece com 8%. Na simulação de segundo turno, a petista e tucano aparecem em cenário de empate técnico: Dilma atingiu 44%, e Aécio, 40%.

Avaliação do governo Dilma se mantém estável, mas desejo de mudança aumenta

Patamares de aprovação e rejeição da presidente não tiveram alterações desde o levantamento de junho; 70% contudo querem governo diferente(por Daniel Bramatti, José Roberto de Toledo e Rodrigo Burgarelli, do jornal O Estado de S. Paulo)

A avaliação do governo Dilma manteve-se rigorosamente estável desde antes da Copa, em junho. Segundo o Ibope, a taxa de bom e ótimo do governo se manteve em 31%, enquanto os que classificam o governo de ruim/péssimo seguem sendo 33%. A taxa de regular variou de 34% em junho para 36% agora.

A pesquisa também avaliou a aprovação do governo Dilma pelos eleitores: 44% aprovam a atual gestão, e 50% desaprovam. É exatamente o mesmo patamar da última pesquisa, de 15 de junho.

Desejo de mudança. Aumentou do desejo de mudança do eleitorado em relação à pesquisa anterior. No levantamento anterior, de maio, 65% diziam que gostariam de mudar tudo ou quase tudo no governo. Agora, os mudancistas são 70%. Eles se dividem em dois grupos: 29% gostariam que o próximo presidente mudasse totalmente o governo do País (eram 30% em maio), e outros 41% querem que o próximo governante mantenha alguns programas mas mude muita coisa – ante 35% na pesquisa anterior.

Segundo 18% dos eleitores, o próximo presidente deveria fazer poucas mudanças e manter muitas coisas – ante 21%. Para 10%, a próxima gestão deveria dar total continuidade ao atual governo. Os que queriam total continuidade eram 9% em maio.

Situação econômica. A maior parte dos eleitores classifica a atual situação econômica do Brasil como regular. É a opinião de 48%, segundo o Ibope. Partes equivalentes avaliam que a economia está boa ou ótima (24%), ou julgam que, ao contrário, a situação econômica está ruim ou péssima (25%).

O Ibope também perguntou aos eleitores sobre suas expectativas para a economia do País em 2015. A maior parte (41%) acredita que a situação estará no próximo ano igual a como está hoje. Outros 34% acreditam que estará melhor, e 18%, que ficará pior do que em 2014.

 Metodologia.O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 18 e 21 de julho, por encomenda da Rede Globo e do jornal O Estado de S.Paulo. Foram feitas 2002 entrevistas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro.

Governo comemora pesquisa e oposição aposta em desejo de mudança

Estabilidade no quadro eleitoral animou campanha de Dilma; Aécio comemorou oportunidade de segundo turno e campanha de Campos espera propaganda de rádio e TV (por Vera Rosa, Tânia Monteiro, Daiene Cardoso, Ricardo Brito).

 

Brasília – A pesquisa Ibope, contratada pelo Estado e a TV Globo, foi festejada pelo comando da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), líder na sondagem, por mostrar estabilidade do quadro eleitoral em um momento de economia estagnada. Na oposição, a pesquisa foi comemorada pelo candidato Aécio Neves (PSDB), em segundo na corrida ao Palácio do Planalto, por apontar para a realização de um segundo turno e mostrar um “sentimento de mudança”.

Terceiro colocado, Eduardo Campos (PSB) avalia que a situação deve mudar a partir do início da propaganda de rádio e TV, em meados de agosto, quando ele começará a ser mais conhecido dos eleitores. No governo, a pesquisa provocou alívio. Dois ministros disseram ao Estado que o levantamento coincide com pesquisas em poder da equipe de Dilma, mostrando estabilidade do quadro eleitoral.

O governo e o PT temiam uma queda de Dilma justamente em uma hora ruim para a economia. Não só isso não ocorreu, avalia-se no governo, como Dilma venceria Aécio Neves em eventual segundo turno.

Embora o cenário atual seja de estabilidade, a pesquisa Ibope revelou um forte desejo de mudança, que aumentou de 65% para 70%. A coordenação da campanha de Dilma aposta, porém, que a propaganda na TV, a partir de 19 de agosto, será fator importante para reverter esse quadro.

Aécio Neves comentou a pesquisa Ibope: “É mais uma pesquisa que aponta para a realização do segundo turno. E a minha percepção é de que o sentimento de mudança no Brasil é crescente”. Para ele, o desejo por transformações é “ampliado a cada dia pelos preocupantes resultados na economia e pela incapacidade do governo de dar respostas às questões fundamentais que afetam a vida do brasileiro”.

Com o maior tempo no horário eleitoral gratuito – cerca de 11 minutos por bloco -, a propaganda de Dilma vai comparar as mudanças dos 12 anos do PT no governo, incluindo a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, com os oito anos de Fernando Henrique Cardoso, padrinho de Aécio. Candidato a vice na chapa tucana, o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) afirmou que a indicação de um segundo turno mostra que Aécio Neves “está trabalhando com o vento a favor, tanto nas intenções de voto quanto na campanha com aliados”.

Os aliados de Eduardo Campos afirmam que a candidatura do ex-governador de Pernambuco ainda não deslanchou porque ele ainda é desconhecido de boa parte do eleitorado. “Ninguém pode crescer a galope. Ele não é conhecido como os outros e vai crescer na hora certa”, disse o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS).

Na opinião dele, sem a exposição da mídia eletrônica “é difícil ter mudanças” no cenário das pesquisas. “Quem está com a máquina é que tem que estar preocupada por estar empacada nas pesquisas”, afirmou, em referência a Dilma.

Completando a chapa do primeiro turno, o pastor Everaldo (PSC) é escolhido por 3% dos eleitores, mesmo patamar anterior. Luciana Genro (PSOL), José Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Outros nanicos somam 1%. Brancos e nulos são 16% e indecisos, 9%. Na pesquisa de junho, brancos e nulos eram 13% e indecisos, 8%.

Pesquisa. O levantamento mostrou que a presidente Dilma Rousseff (PT) soma 38% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, de 15 de junho, Dilma tinha 39%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 22% das intenções de voto, ante 21% do levantamento anterior. O candidato do PSB, Eduardo Campos, tem 8% das intenções de voto – eram 10% na pesquisa anterior.

As oscilações estão todas dentro da margem de erro. Nas simulações de segundo turno, Dilma venceria tanto Aécio quanto Eduardo, por 8 pontos e por 12 pontos, respectivamente.

Desejo de mudança. Aumentou do desejo de mudança do eleitorado em relação à pesquisa anterior. No levantamento de maio, 65% diziam que gostariam de mudar tudo ou quase tudo no governo. Agora, os mudancistas são 70%. Eles se dividem em dois grupos: 29% gostariam que o próximo presidente mudasse totalmente o governo do País (eram 30% em maio), e outros 41% querem que o próximo governante mantenha alguns programas mas mude muita coisa – ante 35% na pesquisa anterior.

Segundo 18% dos eleitores, o próximo presidente deveria fazer poucas mudanças e manter muitas coisas – ante 21%. Para 10%, a próxima gestão deveria dar total continuidade ao atual governo. Os que queriam total continuidade eram 9% em maio.

A cúpula da campanha de Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República avaliou que o resultado da pesquisa Ibope divulgada nesta noite deve mudar a partir do início da propaganda de rádio e TV, em meados de agosto. O levantamento apontou que Campos segue em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto, atrás da presidente Dilma Rousseff (38%) e do tucano Aécio Neves (22%).

Embora o candidato do PSB tenha perdido dois pontos porcentuais, o discurso no núcleo da campanha é de que a campanha mal começou, que ainda não há cobertura diária dos veículos de comunicação e que a avaliação real do cenário só poderá ser realizada depois do dia 19 de agosto, início da propaganda diária no rádio e na TV. “Estamos agora iniciando um processo, saindo de um período de Copa do Mundo e as pessoas estão começando a se ligar que haverá uma eleição nos próximos meses”, concluiu Bazileu Margarido, um dos coordenadores da campanha de Campos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
veja + estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário