Dia do Agricultor: Colhendo o Sol, por Antonio Roque Dechen

Publicado em 28/07/2014 11:21 e atualizado em 09/03/2020 16:36
Antonio Roque Dechen é Professor da ESALQ/USP, Presidente da Fundação Agrisus e Membro do Conselho Científico de Agricultura Sustentável (CCAS). ter forças de preparar a terra , plantar e colher .

O Dia do Agricultor foi instituído por decreto do então presidente Juscelino Kubitschek, no  centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. A Fundação Agrisus (www.agrisus.org.br) homenageia a todos aqueles que, ao plantar as sementes que irão usar a energia do sol na produção de alimentos, colhem também os efeitos do sol em suas vidas.

Colhendo o Sol

No dia 28 de julho, comemoramos o dia do Agricultor, uma justa homenagem àqueles que no dia a dia, sob sol e chuva, dedicam-se à nobre missão de produzir alimentos. É pequeno o reconhecimento da população urbana para as atividades do agricultor, é muito cômodo e simples irmos às feiras livres, quitandas e supermercados e não nos preocupamos e nem avaliamos o tempo e as dificuldades enfrentadas pelos produtores para disponibilizar esses alimentos.

Nunca avaliamos as dificuldades daqueles que na difícil atividade de campo, antes do raiar do sol, já estão a postos para cuidar da sua árdua missão de produzir alimentos. São nobres guerreiros que diariamente vão à luta, plantando, cultivando e colhendo e, com isso, cultivando a paz, pois o combate à fome é um dos principais fatores de segurança e qualidade de vida.

Âncora

O Brasil é hoje mundialmente estratégico graças ao seu potencial de produção de alimentos, temos terras, temos sol o< font size="4"> ano todo, água e, principalmente, os heróis anônimos que diariamente trabalham e colhem a energia do sol e a transformam em uma expressiva produção de alimentos que são colocados em nossas mesas.

Nossos cumprimentos a esses milhões de heróis anônimos, que ao plantar as sementes que irão usar a energia do sol na produção de alimentos, colhem também os efeitos do sol em suas vidas.

Lembrando um dos versos do "Poema do Milho", de Cora Coralina: “Em qualquer parte da terra, um homem estará sempre plantando, recriando a vida, recomeçando o mundo”.

Nosso reconhecimento ao agricultor brasileiro pela nobre missão de cultivar e conservar o solo, garantindo a sustentabilidade do ambiente e a existência humana.

Obrigado Agricultor, pelo seu trabalho, pelo alimento e por nos garantir a vida.

 

 

Assista também ao clipe  feito pelo maestro Ernesto Bacci fez em homenagem aos Agricultores. É uma versão da música  Hallelujah do cantor canadense Leonard Cohen.  Gravada originalmente para o álbum Various Positions (1984), a canção já obteve inúmeras versões cantadas por diversos artistas como Bon Jovi, John Cale, Jeff Buckley, Rufus Wainwright, K. D. Lang , Alexandra Burke , Il Divo , etc . Já foi incluída em programas de televisão e trilhas sonoras de filmes como Shrek. É considerada por muitos uma das melhores músicas de todos os tempos. Na versão de Ernesto Bacci ( 2014 ) uma Oração do Agricultor , o qual pede proteção, saúde para 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação Agrisus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Caro JOÃO ALVES DA FONSECA | PARACATU – MG, parabéns pela sua mensagem. Você foi agraciado com o sopro da inspiração divina para dizer da grandeza que cerca essa atividade nobre que é de produzir alimentos. Meus cumprimentos a todos os agricultores deste país. abraços

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Iluminado por uma luz radiante , busco em meus mais primitivos sentidos, no cheiro da terra,na doçura do mel, no contato com a semente ,nas beleza de um louro trigal e na alegria de saber que por um sopro divino eu fui agraciado com a nobreza de ser agricultor.Não é fácil,tampouco poderia ser,afinal despertar na alvorada,agarrar no pé do eito,colocar a semente no seio da mãe terra,esperar seu tempo,não olvidar de sua missão ,colher os frutos e partilhá-los,eis aí felicidade completa,semear em profusão e colher em profusão,como disse o mestre Jesus na linda parábola do semeador...Esta mensagem,escrita de meu próprio punho eu quero dividir com todos meus irmãos que foram agraciados com uma maiores dádivas que um ser humano pode apetecer,parabéns a todos agricultores!

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Iluminado por uma luz radiante , busco em meus mais primitivos sentidos, no cheiro da terra,na doçura do mel, no contato com a semente ,nas beleza de um louro trigal e na alegria de saber que por um sopro divino eu fui agraciado com a nobreza de ser agricultor.Não é fácil,tampouco poderia ser,afinal despertar na alvorada,agarrar no pé do eito,colocar a semente no seio da mãe terra,esperar seu tempo,não ouvidar de sua missão ,colher os frutos e partilhá-los,eis aí felicidade completa,semear em profusão e colher em profusão,como disse o mestre Jesus na linda parábola do semeador...Esta mensagem,escrita de meu próprio punho eu quero dividir com todos meus irmãos que foram agraciados com uma maiores dádivas que um ser humano pode apetecer,parabéns a todos agricultores!

    0
  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

    Junto-me à Fundação Agrisus para dar parabéns ao agricultores brasileiros, heróis desta nação com sua destemida luta para produzir alimentos muitas vezes em condições adversas. São exemplos de patriotismo e além de plantar de sol a sol alimentos, flores, também despertam esperança para uma vida melhor de todos aqueles que acreditam num pais prospero com oportunidade para todos. Viva os heróis do campo: os agricultores brasileiros.

    0