Produção agropecuária da Austrália deve sentir novamente efeitos da seca em 15/16

Publicado em 02/03/2015 13:38

LOGO REUTERS

SYDNEY (Reuters) - A produção agropecuária da Austrália continuará sendo prejudicada pela seca na próxima temporada, apesar de uma melhoria das condições climáticas nas últimas semanas, afirmou o principal órgão de previsão para commodities do país.

A produção de trigo, a maior safra de inverno da Austrália, permanecerá limitada, mas a colheita será a sétima maior já registrada, afirmou o Escritório Australiano de Economia Agrícola e Recursos Econômicos e Ciências (Abares, na sigla em inglês).

Ainda que distante dos melhores anos, a produção australiana poderá adicionar pressão aos preços globais do trigo. O contrato referencial de Chicago atingiu uma mínima de quatro meses no mês passado, em meio a amplos suprimentos em todo o mundo.

A produção de trigo deverá totalizar 24,39 milhões de toneladas na temporada 2015/16, que começa em 1º de julho, um aumento de 3 por cento ante as 23,61 milhões de toneladas do ciclo anterior.

No entanto, a Abares disse que a produção continuaria sentindo o impacto da seca, com chuva insuficiente levando a produtividades fracas --o aumento na safra será impulsionado por um aumento de área plantada, que deverá totalizar 13,81 milhões de hectares, uma máxima de quatro anos.

"Tivemos algum alívio nas últimas semanas, mas a umidade do solo permanece relativamente baixa", disse Jammie Penm, analista chefe de commodities do Abares.

Os criadores de gado da Austrália também têm sofrido com o tempo adverso.

Incapazes de encontrar comida ou água em volumes suficientes, os pecuaristas têm sido forçados a abater os animais em níveis recordes ao longo dos últimos dois anos, pressionando o rebanho nacional a uma mínima de 17 anos, pelo menos.

O Abares espera que o ritmo de abate tenha uma redução, para uma mínima de dois anos, com o tamanho do rebanho caindo para 26,5 milhões de cabeças.

Com a produção menor, as exportações australianas de carne bovina devem cair para uma mínima de dois anos de 1,158 milhão de toneladas.

A produção menor de carne bovina vai apertar grandes compradores de carne bovina australiana, principalmente os Estados Unidos, que importaram quantidades recordes após a seca atingir o seu próprio rebanho.

Já a produção de algodão deverá se recuperar, mas a safra ficará bem abaixo da média histórica, atingido 559 mil toneladas, um aumento de quase 19 por cento em relação à temporada anterior, mas menos da metade do nível de três anos antes.

A produção de açúcar deve atingir 4,96 milhões de toneladas, uma máxima de oito anos.

(Por Colin Packham)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário