Aplicativo gratuito reduz custos na agricultura

Publicado em 05/03/2015 09:02

O agricultor Ronaldo Branco planta milho e soja nos 300 hectares de terra que possui na ci­dade de Castro, no interior do Paraná. Até o ano passado, decisões como o momento de plantar, irrigar ou aplicar defensivos na lavoura eram tomadas com base em anotações que ele mesmo fazia em uma velha caderneta. O sistema, que perdurou por anos, estava longe de ser preciso, mas era o que ele tinha à mão.

Em 2013, lendo uma revista americana de técnicas agrícolas, Branco descobriu o Farmlogs, um aplicativo gratuito para gerenciamento de fazendas desenvolvido em Ann Arbor, no Michigan, no Meio-Oeste dos Estados Unidos. De lá para cá, dados do plantio e da colheita de suas lavouras e as informações atualizadas sobre o preço das commodities na bolsa de Chicago estão no smartphone do agricultor.

“Administrar uma fazenda envolve dezenas de etapas que precisam ser realizadas na hora certa”, diz Branco. “Agora, por exemplo, sei exatamente quando foi irrigado cada pedacinho da fazenda. As decisões passaram a ser mais rápidas e precisas.” A caderneta, obviamente, foi aposentada.

Confira a notícia na íntegra no site da Exame.com

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Exame.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    ...se não fosse o "malvado" capitalismo e o "odioso" livre mercado, hoje ainda estariamos vivendo em cavernas...

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO

    São muitas as maravilhas produzidas por este "maldito" sistema capitalista. Já repararam como é curioso ver um monte de gente reclamando contra o capitalismo especialmente os americanos mas não abrem mão do seu notebook, table ou smartphone e muito menos do facebook, whatsapp e similares? Este pessoal socialista é mesmo especializado em uma única coisa: Fazer colheita no pomar alheio!

    0