Frigorífico fecha e demite mais de 15% da população ativa de cidade de MT

Publicado em 22/05/2015 07:45

O frigorífico da empresa JBS em São José dos Quatro Marcos, região Oeste de Mato Grosso, demitiu todos os 650 funcionários que trabalhavam na unidade no início deste mês ao interromper as atividades de abate de bovinos no município. De acordo com o Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT), essa quantidade representa mais de 15% da população economicamente ativa do município, que tem 19,5 mil habitantes. A demissão em massa foi considerada pelo MPT um ato de descaso pelos impactos econômicos e sociais na região. A multinacional brasileira é detentora das marcas Friboi e Seara.

O MPT aponta que foram ignoradas pela empresa as situações particulares de trabalhadores que usufruem de estabilidade, como gestantes, acidentados e idosos, muitos deles prestes a se aposentarem por tempo de serviço.

Após a notícia, o procurador do Trabalho, Leomar Daroncho, o prefeito Carlos Bianchi, os vereadores e outras autoridades do município se reuniram nesta semana para discutir as consequências da decisão. Para o procurador, a forma como a empresa conduziu o processo evidencia como única preocupação a defesa dos interesses comerciais. O procurador acredita que a dispensa dos funcionários seria abusiva por não ter sido precedida de negociação coletiva com o sindicato laboral, conforme legislação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Agrodebate.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Agrodebate

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário