Brasil continuará como grande fornecedor de alimentos, diz Delfim Netto

Publicado em 03/08/2015 08:05

A abundância de água e outros recursos naturais e a alta produtividade vão garantir ao País o espaço conquistado como grande exportador mundial de alimentos, declarou o ex-ministro Delfim Netto, na abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), em São Paulo, evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de julho.

A solenidade de abertura também contou com as presenças dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e da Secretaria de Portos, Edinho Araújo; dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Paraná, Beto Richa, de Goiás, Marconi Perillo, de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, além de deputados, senadores, lideranças do agronegócio e outras autoridades.

De acordo com Delfim Netto, a China possui terra o suficiente para produzir a demanda interna de soja, mas não dispõe de água.

“O Brasil é um grande exportador de água. Para se ter uma ideia, cada quilo de carne bovina produzida consome 15 mil litros de água”, comentou.

Na ocasião, ele defendeu o ajuste fiscal como forma de o Brasil retomar o crescimento.

“Temos de cortar gastos, não podemos comprometer 8% a 9% do PIB (Produto Interno Bruto) com despesas discricionárias”, sugeriu Delfim Netto, apontando a necessidade de o Congresso Nacional retomar o papel de protagonista na aprovação de medidas econômicas.

Ainda conforme opinião do ex-ministro, o investimento em tecnologia é a chave para o contínuo crescimento nacional e deve ser direcionado a novas modificações de produtos, mais resistentes, em razão das mudanças climáticas.

“O papel do País como celeiro do mundo dependerá de se manter os recursos em pesquisa”, disse ele, destacando o papel da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), “que transformou nosso maior passivo em ativo, o Cerrado”.

PESQUISA E SANIDADE

Em seu discurso, a ministra Kátia Abreu também ressaltou o papel da entidade de pesquisa.

“Temos de aplaudir e reconhecer o trabalho realizado pela Embrapa, que foi criada na época do então ministro Delfim Netto”, elogiou.

Ela ainda destacou a importância da sanidade na cadeia de aves e suínos. Também apontou e garantiu que este é o foco principal do Mapa e da defesa agropecuária.

“Atualmente, o Ministério trabalha com outros problemas e demandas, mas de longe a defesa agropecuária é a prioridade”, reforçou Kátia Abreu.

Já o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, ressaltou os números positivos dos dois segmentos de proteínas (aves e suínos), em um momento em que outros setores enfrentam dificuldades.

“Se as previsões da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) se confirmarem, ou seja, que precisaremos produzir 70% a mais de alimentos até o ano de 2050, e que 40% virão do Brasil, temos muito para crescer”, disse.

Turra ainda ressaltou: “Nem sempre aproveitamos a oportunidade que o mercado nos oferece, pois temos limites logísticos, burocráticos e até de uma legislação inflexível, dura e custosa, que desafia os nossos empreendedores e nem sempre é adequada à realidade brasileira. Mas continuaremos gerando emprego e renda para o País e preservando o meio ambiente”.

O presidente da ABPA atribuiu as conquistas do setor à sanidade: “Somos o único país, entre os grandes produtores, a nunca registrar um só foco de doença aviária e também estamos livres de PED (diarreia suína epidêmica) e peste suína africana”.

De acordo com ele, “por esta razão, a sanidade garante a abertura de portas de qualquer mercado e não podemos falhar uma vez sequer, pois é da sanidade do nosso país que depende os milhões de empregos gerados pelo setor”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Soc. Nacional da Agricultura

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário