Especialistas debatem oportunidades de comercialização e armazenagem no Matopiba

Publicado em 28/08/2015 16:58

A região conhecida como Matopiba é responsável por cerca de 10% da produção nacional de grãos, o que se reflete num PIB de R$ 110 bilhões. Diante deste cenário, é imprescindível discutir questões como comercialização e armazenagem. Foi este o foco da primeira etapa do “Circuito Matopiba de Armazenagem”, realizado esta semana em Luís Eduardo Magalhães/BA pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o apoio da Associação da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

“Algumas peculiaridades da nova fronteira agrícola precisam ser discutidas e analisadas com o setor para que os nossos técnicos possam tomar as medidas necessárias a fim de que as políticas públicas cheguem até a região”, ressaltou o presidente da Companhia. 

Também é preciso criar condições para a aplicação de instrumentos de políticas públicas voltadas ao setor agrícola. Neste sentido, a Conab vai reformar os próprios armazéns e construir novas unidades armazenadoras, como a de Luís Eduardo Magalhães

“O armazém no município baiano é importante para que os produtores da região possam participar dos programas de comercialização executados Conab”, avaliou o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato.

De acordo com a Superintendência de Armazenagem da Conab, considerando todos os armazéns existentes, a região do Matopiba apresenta um déficit de armazenagem de 2,8 milhões de toneladas.  Na média do país, a relação entre a produção e a capacidade estática brasileira atinge índice de 0,72.

Para melhorar esses números, além de investir na modernização da rede pública de armazenagem, o governo brasileiro disponibilizou uma linha de crédito de R$ 25 bilhões em cinco anos para a construção de unidades armazenadoras privadas.

“O desenvolvimento da produção agrícola tende a andar mais rápido do que a infraestrutura. Enquanto o país não estabilizar a produção esse problema deverá continuar existindo, porém em menor grau devido aos investimentos do governo”, ponderou o diretor de Departamento de Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcelo Cabral.

Durante o evento, também foram apresentadas as tendências de mercado para a safra 2015/2016 de milho, algodão e soja e os instrumentos de apoio à comercialização operacionalizados pela Conab. “A importância de uma região como essa ter uma estrutura de armazenamento está, entre outras, no atendimento rápido e de menor custo a uma demanda de abastecimento do Nordeste”, lembrou o gerente de Oleaginosas e Produtos e Pecuários da Conab, Thomé Guth.

A expectativa é de que a segunda etapa do “Circuito Matopiba de Armazenagem” seja realizada em outubro, em Eliseu Martins/PI.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário