França oferece pacote de ajuda agrícola após 1,5 mil tratores invadirem Paris

Publicado em 03/09/2015 11:03

logo mini reuters noticias

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - A França ofereceu a seus produtores rurais auxílio financeiro adicional nesta quinta-feira, incluindo reduções de impostos e ajuda em investimentos, após os agricultores conduzirem cerca de 1.500 tratores nas ruas de Paris para protestar contra a queda da renda e o aumento dos custos.

Os produtores franceses, que estão tendo dificuldades com os efeitos do embargo da Rússia aos alimentos do Ocidente e uma queda dos preços, disseram que impostos mais altas e regras de proteção ambiental mais rígidas estão impedindo sua competitividade ante os vizinhos europeus.

O plano incluiu um aumento no suporte do governo para investimentos, cofinanciado pela União Europeia e regiões da França, para trazê-lo a 3 bilhões de euros nos próximos três anos.

O governo também congelará a adoção de novos padrões ambientais e permitirá que os pecuaristas adiem todos os pagamentos de dívidas com prazo para 2015, reduzindo também impostos.

"Nossa meta é dar novas perspectivas e esperanças aos produtores," disse o primeiro-ministro Manuel Valls aos repórteres.

A FNSEA, o maior sindicato dos agricultores da França e organizadora do protesto desta quinta-feira, deu boas vindas ao novo pacote.

"O governo nos ouviu", disse Xavier Beulin, presidente da FNSEA, aos agricultores reunidos na Place de la Nation, ponto tradicional de manifestações, na região leste da capital.

"Nós viemos expressar nossa consternação. Não conseguimos mais viver de nosso trabalho", disse Patrice Jaouen, de 43 anos, do setor de laticínios e produtos vegetais, que liderou uma fila de tratores vindos da região da Bretanha, que percorreu 588 quilômetros desde terça-feira.

"Nós não queremos subsídios de curta duração, não queremos dinheiro público. Queremos uma reforma do sistema."

(Reportagem adicional de Lucien Libert, Chine Labbe e Gérard Bom)

Produtores rurais invadem ruas de Paris com 1.500 tratores em protesto

logo mini reuters noticias

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - Produtores rurais franceses levaram a Paris nesta quinta-feira mais de 1.500 tratores em um protesto para exigir mais ação do governo para conter a crise nos setores de carne e laticínios, que deixou algumas fazendas à beira da falência no maior produtor agrícola da União Europeia.

A manifestação, que prejudicou o tráfego nas estradas pela manhã ao redor da capital francesa, faz parte de uma série de protestos nas últimas semanas de agricultores exasperados pela queda nos preços.

A iniciativa se antecipa a uma reunião dos ministros da Agricultura da UE na segunda-feira para discutir os problemas da pecuária no bloco.

Protesto em Paris - Tratores nas ruas - Fonte: Reuetrs

O governo anunciou um pacote de ajuda em julho, em uma concessão aos agricultores que bloquearam estradas, incluindo o acesso à estância turística do Monte Saint-Michel, e jogaram estrume diante de supermercados.

A FNSEA, o maior sindicato dos agricultores da França e organizadora do protesto desta quinta-feira, disse que as medidas são insuficientes para ajudar o setor, que enfrenta os efeitos de um embargo russo sobre produtos ocidentais, bem como problemas de longo prazo ligados à concorrência de mercadorias estrangeiras mais baratas e o poder de negociação dos supermercados.

"Nós viemos expressar nossa consternação. Não conseguimos mais viver de nosso trabalho", disse Patrice Jaouen, de 43 anos, do setor de laticínios e produtos vegetais, que liderou uma fila de tratores vindos da região da Bretanha, que percorreu 588 quilômetros desde terça-feira.

"Nós não queremos subsídios de curta duração, não queremos dinheiro público. Queremos uma reforma do sistema."

Agricultores franceses dizem ser prejudicados pelo aumento dos encargos sociais e regras mais rigorosas de proteção do meio ambiente do que nos países vizinhos da UE.

Tratores convergiram para a Place de la Nation, em Paris, um ponto tradicional de manifestações, antes de uma reunião entre o primeiro-ministro Manuel Valls e uma delegação de dirigentes do setor agropecuário.

(Reportagem adicional de Lucien Libert, Chine Labbe e Gérard Bom)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Nunca me esqueço da nossa façanha em 2005, no TRATORAÇO: Governador Blairo Maggi dirigindo o trator que puxava a frente... era para todo mundo ficar "acampado" na Granja do Torto e de "madrugada", quando eles menos esperaram, INVADIMOS o Plano Piloto Via Asa Norte, Asa Sul e Eixo Monumental! Clamar apoio governamental em agricultura não é exatamente uma atitude anticapitalista.

    Que cena emocionante!!!

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr Telmo o quê levou ao TRATORAÇO? Para ser mais especifico, quais eram as condições de mercado de commodities da época?

      0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    ...esses ai são uma vergonha, estão protestando por mais intervenção estatal! é como se os produtores Brasileiros fossem protestar por mais impostos, mais estatização, mais Funai, mais MST, mais Estado, mais PT!

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Não senhor Guilherme, são produtores que recebem "GORDOS" subsídios do governo Socialista francês, como muitos países europeus. Todo aquele que se acostuma "mamar deitado", quando alguém tenta tirar-lhe a TETA, a reação é imediata. O senhor não viu o posicionamento do Sr. Setúbal do Banco Itau, o senhor não está assistindo o posicionamento do sr. "renan calheiros", enfim... exemplos é que não faltam ,,, e, TUDO CONTINUA COMO DANTES NA TERRA DE ABRANTES...

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      o que eu disse é justamente isso, tenho vergonha desses parasitas estatais, ainda mais quando se dizem produtores rurais, que se entregaram ao assistencialismo parasitário!

      o que eu disse é verdade sim, pergunte para eles se eles querem cortes tributários, redução do estado?! eles estão la protestando por mais "ação" estatal, clamando por mais dependência!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      É que o "bichinho" socialista tomou conta dos seus cérebros! Desde a Revolução Francesa

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      cont. ... (1789-1799) o tripé que se apoiou a Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) permeia a Constituição Brasileira de 1988. Temos que tomar um certo cuidado, pois essa doutrina de proteger os desvalidos é que fortaleceu o "lulismo".

      0
    • Néri Perin Brasília - DF

      Desculpem discordar. Americanos e Europeus têm política agrícola que subsidia o setor. O campo convive com o progresso e a satisfação dos seus rurícolas. Não são os socialistas que subsidiam o campo, são os liberais (a que me incluo, aliás, sou direita!, e sempre fui). Recordo que foram nos Governos Militares que a Agropecuária brasileira mais cresceu e gerou riqueza e segurança alimentar (crédito agrícola, Lei de Garantia da Atividade Agropecuária, Portos, Rodovias, etc). Tínhamos uma Politica Agricola austera e garantida. Depois disso, a realidade tristemente mudou. Concluo, bem aventurados os Franceses e Americanos, a quem deveríamos copiar. Eles não vão de "chapéu na mão" implorar, vão "guiando seus tratores", exigir.

      0
    • Luiz de Santana Junior Aracaju - SE

      O mundo mudou e o tempo não para, vivemos uma crise econômica mundial que se arrasta há algum tempo, sofremos mais do que outros países, porque não

      somos uma nação com grande parque de industrialização, mesmo porque não temos energia suficiente para tal fim e vivemos uma crise politica e de valores morais. Nós como produtores pagamos uma conta muito alta e ainda por cima vivemos assombrados com a presença de índios e trabalhadores ditos sem terras.

      0