FAO: queda no preço dos alimentos continua e veio para ficar

Publicado em 12/10/2015 10:31

Em relatório, a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) observa que as commodities do agronegócio vêm passando por um período de preços mais baixos e menos voláteis, condição que tende a se manter no curto prazo, a menos que ocorra algum impacto inesperado – por exemplo, eventual quebra de safras por problemas climáticos.

Lembrando os vários picos de alta (“dramáticos”) ocorridos entre 2007 e início de 2011, a FAO afirma que agora a maioria das commodities permanece em uma trajetória ao mesmo tempo definida (isto é, não volátil) e declinante e chega a incluir entre essas commodities um produto não agrícola: o petróleo.

As razões para esse declínio generalizado – explica – são várias e incluem altos estoques, forte baixa do petróleo e a “força renovada do dólar americano”. Conclui afirmando que nenhum desses fatores dá sinais de reversão próxima.

Em setembro passado, o Índice Geral de Alimentos da FAO registrou 156,3 pontos (2002/2004 = 100 pontos), o que significou breve recuperação (+0,76%) em relação ao mês anterior. Mesmo assim, correspondeu ao segundo pior índice registrado em mais de seis anos. Isto é: abaixo dos resultados mais recentes, apenas os 150,6 pontos de abril de 2009.

Todos os produtos acompanhados pela FAO para a elaboração do Índice Geral vêm sofrendo essa perda de preços. Mas, considerados os preços médios dos últimos 12 meses, as perdas maiores recaem sobre os lácteos (-31%), o açúcar (-24,6%) e as gorduras vegetais (-19,3%). Quer dizer: cereais (grãos) e carnes são os produtos com menos perda de preço – em 12 meses, queda de 13,7% e 8,6%, respectivamente.

De toda forma as carnes – em retrocesso desde setembro de 2014, após terem atingido sua máxima histórica (212 pontos) no mês anterior, agosto – permanecem há sete meses em relativa estabilidade. Assim, os 170,5 pontos atingidos em setembro de 2015, embora 19% inferiores aos de um ano atrás, permanecem no mesmo nível de março último (170,4 pontos).

Ressalve-se, porém, que essa estabilidade vem sendo propiciada, sobretudo, pela carne bovina - cuja oferta (em nível mundial) permanece aquém da demanda, assegurando elevação de preços. E, ainda, pela carne suína, cujos preços têm permanecido em relativa estabilidade. Ou seja: as quedas de preço estão restritas à carne de frango - situação atribuída pela FAO aos baixos custos das matérias-primas alimentares.

20151009_grafico.GIF

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FAO + Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário