Plantas de cobertura e a diminuição de nitrogênio e fósforo na adubação

Publicado em 18/11/2015 09:30
Engenheiras agrônomas Jacqueline Nayara Ferraça Leite e Aline Carla Trombeta Bettiol, mestres em Ciência do Solo

O plantio direto é um sistema destinado à exploração agrícola conservacionista, que compreende a mobilização do solo apenas na linha de semeadura, a manutenção permanente da cobertura do solo com plantas, a rotação de culturas e a diminuição do intervalo de tempo entre a colheita e a semeadura (pousio). A manutenção do solo coberto é muito importante para diminuir perdas por erosão, evitar grandes variações de temperatura, manter a umidade, aumentar a taxa de infiltração e a capacidade de retenção de água no solo. Do ponto de vista da fertilidade, um dos principais efeitos do plantio direto é o aumento do teor de matéria orgânica na camada superficial do solo, que pode aumentar a eficiência da reciclagem dos nutrientes. Esse conjunto de características sustenta a conservação da água e do solo e, ainda, pode gerar vantagens econômicas por meio do aumento da eficiência da adubação.

Como a quantidade de matéria orgânica no solo resulta, em parte, do balanço entre a adição e a decomposição dos resíduos orgânicos, a adoção de práticas que favoreçam a produção de resíduos vegetais é muito importante. Comumente busca-se cultivar plantas de cobertura com características que incluem alta produção de fitomassa, alta eficiência no uso de nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, rusticidade, alta tolerância ao déficit hídrico, crescimento inicial rápido com fácil estabelecimento e decomposição lenta dos restos culturais para persistir por mais tempo sobre o solo. No entanto, se por um lado é interessante que as espécies escolhidas produzam grande quantidade de fitomassa e tenham decomposição lenta para manutenção da cobertura morta, por outro, a presença de materiais de fácil decomposição garante liberação de nutrientes para a cultura seguinte.

Em regiões tropicais, onde a taxa de decomposição dos resíduos é alta, a busca é por espécies de plantas que apresentem produção de resíduos em quantidade e qualidade adequadas para cobertura e proteção do solo por mais tempo, mas que também proporcionem reciclagem de nutrientes, de maneira a disponibilizá-los de acordo com a demanda da cultura em sucessão.

Leia o estudo completo , clique aqui

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrisus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário