Na Folha: Mudança climática é desafio para o aumento da produção agrícola

Publicado em 01/12/2015 06:16
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

A produção agrícola deve crescer 60% nos próximos 25 anos. Essa evolução deverá vir mais do rendimento do que do aumento de área.

É um grande desafio, principalmente devido às incertezas que virão das mudanças climáticas.

A avaliação é do departamento de rural da União Europeia, com base em dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).

O crescimento da produção já se deu com base no rendimento das culturas. No início dos anos 1960, a agricultura utilizava 34% das áreas da terra. Atualmente, são 38%. E a produção atual de alimentos, em relação à de 50 anos, deu um salto.

Mas, se o crescimento da produtividade deve continuar, o setor vai encontrar vários obstáculos para manter o aumento da oferta. Entre eles, a utilização de terra para urbanização, industrialização e aumento da infraestrutura de transporte.

Outro desafio é que parte das novas áreas tem menor fertilidade, enquanto outras serão mantidas para preservação ambiental.

Nos últimos 50 anos, as áreas destinadas à produção de grãos aumentaram 300 milhões de hectares, elevando o espaço dos cereais para 650 milhões. Alguns deles, como o trigo, não mantêm crescimento. Outros, como o milho, avançam.

Na avaliação da UE, há uma mudança na utilização dos alimentos produzidos, com aumento da industrialização no setor. Enquanto 62% desses produtos vão para o consumo humano, outros 35% são destinados à produção de ração animal.

São 1,4 bilhão de suínos, 1 bilhão a mais do que há 50 anos. Já as aves somam 64 bilhões, 50 bilhões a mais. 

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário