Rio Grande do Sul sofre com a queda na venda de máquinas agrícolas

Publicado em 25/04/2016 07:26

O agricultor Sinval Facchinello tem uma área de 380 hectares em Tuparendi, noroeste do Rio Grande do Sul. Ele estava pronto para comprar mais uma plantadeira para propriedade, mas resolveu esperar.

"Hoje na agricultura, com esse dólar pra cima e pra baixo, nós não sabemos onde vai parar. Tem que ter uma segurança”, diz Silval Facchinello, agricultor. 

Ele não foi o único. Em Santa Maria, na região central do estado o cenário é o mesmo e ao invés de comprar novas máquinas, os agricultores optaram por arrumar as antigas. Em uma rede de reparos, a procura por conserto de tratores e colheitadeiras aumentou 30% no último ano.

"Nossa oficina tinha 14, 15 pessoas, hoje estamos com 20 mecânicos”, afirma Maurício Abreu, gerente de serviços.

Sem novos negócios, os pátios das indústrias e revendas ficam cheios. Em março as vendas até aumentaram 16% em relação ao mês anterior, mas na comparação com o mesmo mês do ano passado, caíram 43% em todo país.

Se as vendas caem, a produção também. O noroeste gaúcho é responsável por cerca de 70% da produção nacional de colheitadeiras.

Com a retração no mercado a produção de colheitadeiras por aqui também reduziu, em 3 anos essa indústria diminuiu a produção em cerca de 50%.

“A gente considera a dificuldade na liberação de crédito para o agricultor e as altas taxas de juros, comparado a dois, três anos acaba atravancando a aquisição de novas máquinas e implementos agrícolas", avalia Roberto Lopes Junior, diretor de operações AGCO.

Leia a notícia na íntegra no site G1- Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário