Após fim de taxas, exportação agrícola da Argentina dispara no primeiro trimestre

Publicado em 06/05/2016 14:51

As exportações agrícolas da Argentina dispararam 68% no primeiro trimestre de 2016, divulgou o governo em nota à imprensa. Nos primeiros três meses do ano, a Argentina exportou 19,97 milhões de toneladas de produtos agrícolas, ante 11,91 milhões no primeiro trimestre de 2015. Os produtos que tiveram maior aumento nos embarques para o exterior foram o trigo, com elevação de 105%, e o milho, que subiu 84%.

A elevação no índice ocorre depois de Mauricio Macri, presidente do país, ter eliminado em dezembro as taxas de vendas de itens agrícolas e carne para o mercado internacional. Antes da medida, exportadores eram taxados em 23% no trigo, 20% no milho, 32% na semente de girassol e 15% na carne. A medida anunciada por Macri manteve a taxa sobre o soja, uma das principais fontes de dólares para a economia do país, mas diminuiu a alíquota de 35% para 30%.

Com as taxas aplicadas principalmente sobre milho e trigo, produtores rurais da Argentina tinham literalmente amontoado os produtos em suas propriedades. O fim da cobrança dos impostos de exportação nos dois produtos fez com que houvesse uma corrida para a venda ao mercado internacional.

“O trigo entrou novamente em mercados históricos, como Egito, Marrocos, Indonésia e Vietnã. A Argentina exportou mais de três milhões de toneladas de trigo para estes mercados durante o trimestre, o dobro do valor no mesmo período de 2015”, declarou o governo da Argentina em nota.

Veja a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário