Qualidade das safras sofre com estiagem em Santa Leopoldina, ES

Publicado em 18/05/2016 08:15

Os produtores rurais de Santa Leopoldina, região serrana do Espírito Santo, esperam por queda na produção. O Estado, que já decretou situação de emergência, enfrenta uma extensa crise hídrica. 

Na localidade de ponte de Nazaré, em Santa Leopoldina, a propriedade da família do Guilherme, 28 anos, tem 237 cabeças de gado, 50 pra produção de leite. O tempo seco dificulta a alimentação dos animais e faz com que o gado de corte não engorde e a produção do leite caía.

“O capim secou e a gente ainda faz o possível, compra silagem, faz silagem, busca até fora, em Santa Teresa, Santa Maria. A gente corre atrás para não deixar o animal passar necessidade” declara o produtor. 

Na propriedade do Everaldo Schumacker, em Ribeiro Limpo, os 23 hectares de plantação de café estão secos. A colheita, que antes durava dois meses, vai acabar em duas semanas. O reflexo da falta de chuva é visto nos grãos pequenos e de baixa qualidade.

“Não está um grão formado, as rosetas do café está pequena. Se não chover em 30 dias, o prejuízo será imenso para a safra de 2017, 2018. O café colhido está com uma péssima qualidade, dá para vender, mas com o preço inferior ao que se tem no mercado hoje”.

A estimativa do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é de que em todo município de Santa Leopoldina, a colheita de café deste ano seja a metade do previsto.

O técnico do Incaper, João Paulo Ramos, explica que a planta não formou e o café Conilon precisa formar em um ano para produzir no outro.

“Os produtores estão simplesmente colhendo o que tem e parando, porque agora chegou no inverno e a previsão é não ter chuva para molhar a terra e para encher os reservatórios. O que a gente está torcendo agora é para que chova para que as comunidades rurais não fiquem sem água para beber” diz João Paulo.

Na propriedade do Everaldo, dos dois mil pés de mexerica plantados o produtor não esperar colher nada. Na plantação de inhame, das mil sacas colhidas no ano passado, este ano devem render 150. “A mexerica não vai dar o tamanho para a comercialização, vai ser 100% de perda.

Diene Bremenkamp, engenheira agrônoma da prefeitura, aconselha para que quando vier a chuva, os produtores façam caixas secas para armazenar água.

A Prefeitura de Santa Leopoldina informou que está estudando a possibilidade de decretar estado de emergência por causa da seca.

Rio Santa Maria da Vitória

Muitos produtores do município não tem sistema de irrigação e contam com a chuva, que há três anos não vem na quantidade suficiente. O rio Santa Maria da Vitória, que corta o município, a água não está mais chegando na primeira régua de medição.

O presidente do Comitê da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória, Roberto Ribeiro, explica que a vazão média histórica para essa época do ano no Rio Santa Maria é de mais de 10 mil litros por segundo. A situação é considerada crítica quando chega a 3.800 litros. A média atual é de 2900 litros por segundo.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - ES

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário