Governo não pode taxar agricultura enquanto premia maus gestores, critica Senador Ronaldo Caiado

Publicado em 23/06/2016 11:12

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), criticou a proposta estudada pelo governo de elevar a carga tributária sobre a Agricultura. Em audiência com o ministro Blairo Maggi, nesta quinta-feira (23/06), ele ressaltou a contradição em elevar a taxação sobre o "único setor que tem dado certo" ao mesmo tempo em que libera recursos emergenciais para estados onde houve má gestão. De acordo com a imprensa, a intenção do Governo Temer seria acabar com a isenção no pagamento de contribuição previdenciária sobre a receita com a exportação de produtos agrícolas.

"É um grande desafio que o Ministério da Agricultura precisar encarar: vamos enfrentar essa tese de aumento de impostos justamente no setor que tem dado certo, que é referência em competitividade e na incorporação de tecnologia. Não podemos concordar com aumento de carga tributária quando vemos o governo concedendo anistia de R$ 50 bilhões a maus gestores nos estados", comparou.

Durante a audiência, Caiado também elogiou o perfil do ministro Blairo Maggi para assumir a pasta, lembrando de suas ações para o setor ainda quando governador do Mato Grosso. "Blairo tem um histórico de competência no setor. Quando governador, conciliou produtividade com logística e expandiu produção no estado com o maior potencial agrícola do país. Está trazendo a Agricultura de volta para o primeiro escalão do governo", afirmou.

Ministro da Agricultura quer evitar taxação adicional do agronegócio

logo mini reuters noticias

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta quinta-feira que pretende negociar dentro do governo federal para impedir o avanço de estudos sobre o estabelecimento de uma taxação adicional sobre o agronegócio do país.

Maggi disse que se opõe à ideia ao ser questionado durante participação em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, defenderá que empresas exportadoras paguem contribuição patronal ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), atualmente cobrada apenas em vendas para o mercado interno.

(Por Leonardo Goy)

Leia mais:

>> Governo estuda elevar taxação do agronegócio para reduzir deficit no INSS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DEM + Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário