Banco do Brasil usa tecnologia para mapear áreas financiadas no campo

Publicado em 27/10/2016 10:18
Banco estima identificar mais de 100 mil polígonos até dezembro

O aplicativo do BB “GeoMapa Rural” já recebeu coordenadas de 70 mil áreas rurais destinadas a financiamento agrícolas e deve chegar a 100 mil registros até o fim de 2016.

A solução, uma novidade no mercado agro, gera mais comodidade aos clientes e garante o atendimento às normas do BancoCentral (Bacen), que este ano passou a exigir dos Bancos as coordenadas geodésicas das áreas financiadas para operações de custeio e de alguns investimentos.

“Além de cumprir a exigência do Bacen, a geolocalização, aliada à análise de dados, possibilita aperfeiçoar o atendimento ao mercado do agronegócio, ofertando produtos e serviços mais adequados aos clientes de uma determinada região", ressalta o gerente de projeto da Diretoria de Agronegócios do BB, Álvaro Santamaria.

Pelo “GeoMapa Rural”, o cliente, ou pessoa de sua confiança, transmitem o polígono da área a financiar diretamente ao Banco, sem a necessidade de ir até uma agência para entregar as informações.

A coleta das coordenadas é realizada sem a necessidade de rede de dados. A identificação da área pode ser feita percorrendo-se o perímetro da área a financiar ou marcando os vértices da área diretamente na tela do smartphone ou tablet. Caso seja necessário realizar alguma edição da área, a mesma poderá ser realizada na tela do aparelho e salva novamente.

As empresas que prestam serviço de assistência técnica aos clientes do BB também podem fazer o envio dessas informações. O aplicativo é intuitivo e está disponível na loja da Google Play (Android) e na App Store (Apple).

Para os produtores rurais e empresas de assistência técnica que utilizam aparelho de navegação GPS, o BB também disponibiliza página na web (bb.com.br/agronegocios) para envio dos arquivos ao Banco.

A previsão é que, em futuro próximo, o aplicativo ganhe novas funcionalidades, quando será possível consultar o roteiro até a agência mais próxima, verificar a adequação socioambiental com relação a áreas indígenas e Unidades de Conservação, por exemplo.

A proposta do BB é oferecer ao produtor rural um ambiente que permita a ele visualizar sua propriedade, atender aos normativos legais e conhecer soluções para suas necessidades, como os benefícios da Agricultura de Baixo Carbono.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Banco do Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário