Tecnologia brasileira garante análise de solo em apenas 30 segundos

Publicado em 28/10/2016 13:52
Sistema usa inteligência artificial e banco de dados online para fazer a avaliação a jato; Hoje, segundo os desenvolvedores, o processo pode levar dias, além de gerar resíduos que poluem o meio ambiente

Mal daria tempo de buscar um cafezinho e, pronto (!), lá estaria uma análise completa de solo, em 30 segundos, com dados sobre as características e fertilidade da terra, fundamentais para uma boa produtividade. É o que promete uma nova tecnologia, criada pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada. O sistema, que foi chamado de SpecSolo, usa sensores que captam a vibração das moléculas na amostra de solo e cruza essa informação com um enorme banco de dados online para chegar ao resultado.

Hoje, segundo os desenvolvedores, todo esse processo pode levar dias, além de gerar resíduos que poluem o meio ambiente. “A solução é uma das maiores inovações em análise de solos das últimas cinco décadas no Brasil” diz o chefe-geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez.

O projeto ainda conta com um sistema especialista para gerar recomendações de adubação e calagem, segundo os principais manuais disponíveis no país. A tecnologia atende a diferentes públicos, como laboratórios, cooperativas, usinas de açúcar e álcool, órgãos de pesquisa e extensão rural, empresas de agricultura de precisão e consultores.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário