Monsanto prepara lançamento de serviços digitais para agricultura no Brasil

Publicado em 07/12/2016 16:31

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - A gigante do setor de biotecnologia Monsanto planeja lançar no Brasil dentro de 12 a 18 meses, em escala comercial, serviços digitais para a agricultura, abrindo uma nova frente para a empresa mais conhecida pelo desenvolvimento de sementes transgênicas.

Os pacotes de serviços de análise de dados de plantio e colheita, inicialmente focados em fazendas de soja e milho, deverão estar disponíveis para a safra 2017/18 ou 2018/19.

Na atual temporada 2016/17, o sistema está sendo testado por 100 agricultores convidados pela empresa em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia.

O sistema consiste em uma série de sensores instalados nas máquinas agrícolas, que conectam-se a tablets e computadores, coletando dados de desempenho que posteriormente são enviados pela Internet aos servidores da Monsanto, onde são cruzados e analisados.

A ideia é que o produtor rural tenha relatórios com mapas e coordenadas geográficas de sua propriedade que mostrem a performance das máquinas e o potencial produtivo de cada área da fazenda, permitindo avaliar maneiras de aumentar a produtividade.

"O potencial de aumento de produtividade é muito grande", disse o líder da Monsanto na América do Sul, Rodrigo Santos, em encontro com jornalistas nesta quarta-feira, ressaltando que os resultados da plataforma variam de acordo com as condições de cada fazenda e que muitos dados sobre seu uso no Brasil ainda estão sendo coletados.

Os valores que serão cobrados dos usuários do sistema também não foram definidos ainda.

A iniciativa da Monsanto não é inédita no mercado e busca garantir espaço em um novo mercado que ainda engatinha, mas promete ser bastante grande e competitivo nos próximos anos. O projeto da Monsanto está em linha com outras grandes multinacionais, como a fabricante de máquinas agrícolas John Deere e a empresa de químicos e sementes Basf, que também oferecem serviços de coleta e análise de dados para agricultores.

Nos Estados Unidos, a plataforma batizada de Climate FieldView já está sendo oferecida comercialmente e abrange 37 milhões de hectares, em uso por 100 mil agricultores. Os Estados Unidos plantaram um total 173 milhões de acres, ou 70 milhões de hectares, com soja e milho em 2016.

BIOTECNOLOGIA

Apesar do foco no lançamento de produtos digitais para a agricultura, a Monsanto não pretende desacelerar seus investimentos em biotecnologia, setor no qual é líder no mercado brasileiro.

"Nosso investimento em biotecnologia continua muito forte. Inclusive porque a agricultura digital não se sobrepõe, ela maximiza o resultado de outras tecnologias", disse Santos.

A área plantada com soja Intacta RR2 Pro pode crescer até 57 por cento na safra 2016/17 nos quatro países onde a empresa atua na América do Sul, segundo estimativa recente da companhia. A semente, que combina genes oferecendo tolerância a herbicida e proteção contra lagartas, atingiu 14 milhões de hectares no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai em 2015/16, podendo subir para 18 a 22 milhões de hectares em 2016/17.

Santos disse que uma nova geração de sementes transgênicas de soja está em fase de pesquisa, com lançamento previsto para 2020 ou 2021. O produto vai agregar a tolerância ao herbicida dicamba --atualmente a tolerância é apenas ao glifosato--, além de repelir uma maior variedade de lagartas.

SAFRA E FUSÃO

O executivo da Monsanto disse que a empresa espera um crescimento da safra brasileira de grãos em 2016/17, mas não revelou números. Ele destacou que será a primeira vez em muito tempo que haverá crescimento de plantio de soja e milho na temporada de verão e também avanço na área de milho "safrinha".

"A safrinha (de milho) vai crescer, mas não ao ponto de faltar sementes", projetou Santos.

Ele também evitou fazer comentários detalhados sobre a compra da Monsanto pela Bayer, anunciada em setembro por 66 bilhões de dólares, mas reforçou a expectativa de que o negócio seja aprovado por órgãos reguladores ao redor do mundo, inclusive no Brasil, até dezembro de 2017.

"Existe complementariedade muito grande (entre os negócios das duas empresas). A sobreposição é muito limitada. Estamos confiantes na aprovação", disse Santos.

(Por Gustavo Bonato)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário