Variedade de fertilizantes ofertados vai aumentar no mercado

Publicado em 08/12/2016 13:12
Rótulos deverão ter todos os componentes da fórmula

Maior variedade de fertilizantes para aplicação em todos os tipos de solos e culturas é um dos benefícios que a Instrução Normativa 46, publicada quarta-feira (7), traz aos produtores. Maior número de produtos poderão ser registrados para comercialização, a partir de flexibilização de exigências que foi determinada . “Mesmo com a flexibilização de exigências, será mantida a segurança dos produtos, pois haverá maior controle nos processos de produção”, garante o coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hideraldo Coelho.

Fabricantes e consumidores pediram a modernização das normas, iniciativa que faz parte do Plano Agro+. O plano visa, além da modernização, desburocratizar a atividade agropecuária. Atualmente, existem cerca de 70 mil formulações (produtos) no mercado, número que agora poderá até dobrar, prevê o coordenador. Outro ponto de destaque são os rótulos dos produtos, que deverão informar todos os componentes contidos na fórmula. Isso permitirá que o agricultor saiba exatamente o que está comprando, tornando a aquisição mais segura. Foi ampliada também a lista de aditivos autorizados na formulação.

A importação de matérias primas  – cerca de 70% do total consumido pelas indústrias no processo de produção - também foi flexibilizada. No caso do potássio, por exemplo, era exigido teor de 58% do mineral. Agora será de 50%, o que atende a todos os solos e culturas, viabilizando ainda a exploração das minas existentes no Brasil. Segundo o coordenador, as empresas têm prazo de adaptação de 180 dias ás novas regras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário