Mapa alerta sobre perigos de recebimento de pacotes de sementes não solicitadas

Publicado em 17/08/2020 07:50

Após informações que circularam recentemente sobre americanos que receberam pelos correios pacotes de sementes não solicitadas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alerta os cidadãos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas deste tipo que cheguem em suas residências sem conhecimento. 

A orientação é para que, caso não tenha feito compra on-line ou não reconheça o remetente, leve o pacote para uma das unidades do Mapa em seu estado ou entre em contato por telefone relatando a situação. 

A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos. Para evitar o risco fitossanitário, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no País. Caso isso venha a ocorrer no Brasil, o Ministério espera que a sociedade colabore e siga as orientações repassadas. 

Segundo informações do órgão de defesa agropecuária americano (APHIS-USDA) enviadas ao Mapa, o caso está sob investigação em conjunto com outras agências de segurança dos Estados Unidos. Até o momento, as evidências apontam para uma ação conhecida como brushing scam – estratégia do e-commerce utilizada para gerar números falsos de pedidos e reviews positivos, o que beneficiaria o vendedor on-line ou o site.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário