CNA debate tecnologias disponíveis para o setor aquícola

Publicado em 29/09/2020 09:18

A Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma reunião, na segunda (28), para debater tecnologias disponíveis para o setor aquícola.

O tema foi apresentado pelo chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires de Freitas, e pelo chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Eric Routledge, além de outros pesquisadores da unidade.

Para o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, a articulação entre instituições de pesquisa, entidades e cadeias produtivas é essencial para gerar conhecimento aos produtores e crescimento do setor.

“Temos que trabalhar de uma forma mais proativa, principalmente nas temáticas sanitária e ambiental. Precisamos de planos de contingência, monitoramento, planejamento e ordenamento para evitar prejuízos e avançar”, afirmou.

Durante o encontro, os representantes da Embrapa destacaram as ações do portfólio de aquicultura, as espécies prioritárias e os desafios de inovação. Outro destaque foram os ativos tecnológicos nas áreas de sanidade, genética, sistemas de produção, nutrição e equipamentos.

“A agropecuária brasileira é movida à ciência e a aquicultura está trilhando o mesmo caminho. Precisamos nos fortalecer mutuamente para o benefício do segmento”, disse Alexandre de Freitas.

O projeto BRS Aqua, criado pela Embrapa para gerar e transferir tecnologias que promovam o desenvolvimento da aquicultura brasileira com foco na inovação, incremento da produção, aumento da competitividade e sustentabilidade da cadeia nacional do pescado também foi discutido.

A apresentação demonstrou, ainda, o funcionamento do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (Site). A iniciativa é voltada para a realização de análises espaciais e disponibilização de informações sobre a cadeia produtiva da aquicultura no Brasil.

“Só vamos conseguir monitorar as demandas tendo um diálogo permanente com o setor produtivo. Essa relação com a CNA é muito oportuna e fundamental para retroalimentar os nossos desafios de inovação, articular projetos em diferentes áreas e darmos um feedback dos resultados”, declarou Eric Routledge.

A reunião também contou com a participação da assessora técnica da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Ana Lígia Lenat.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário