Algodão deve se destacar em safra menos rentável

Publicado em 12/08/2013 07:42
A cerca de um mês do início do plantio da safra de grãos 2013/14 no Brasil - em Mato Grosso, a semeadura começará em 15 de setembro -, os produtores finalizam suas planilhas de rentabilidade e confirmam uma tendência de menor atratividade dos grãos

Expectativas e números diferem a depender da região, mas em geral indicam que o algodão deverá se destacar na temporada e apresentar margens maiores que milho e soja. Mesmo que em alguns casos extremos a rentabilidade possa até cair pela metade, no conjunto das três culturas o retorno ainda será elevado, sobretudo se o clima colaborar para uma boa produtividade.

Em algumas regiões, como na Bahia, a pluma tem potencial para gerar resultados duas vezes maiores que os de soja e milho, cujas cotações estão em queda diante da recuperação da produção nos Estados Unidos. De forma geral, o milho deve perder área para o cultivo da pluma - que deverá crescer 22% no país, segundo a Abrapa, associação que representa os cotonicultores.

Mas a "regra" não vale para o cerrado baiano, por exemplo. Lá, a saca de milho vale o dobro dos preços de Mato Grosso, maior produtor brasileiro do grão, impulsionado por grandes safras de inverno. Dessa forma, o plantio de milho na Bahia tende a ser mais rentável até que o da soja, mas não a ponto de justificar a substituição da oleaginosa pelo cereal.

 

Leia a reportagem na íntegra no site Mídia News :

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mídia News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário