Embrapa desenvolve algodão de fibra longa

Publicado em 25/06/2015 07:34

Uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve fibras longas de algodão, que o Brasil não produz e precisa importar para atender um nicho de mercado. Se novas pesquisas com as variedades desenvolvidas comprovarem a produtividade destas plantas, o País poderá cultivar em território nacional fibras que hoje compra de outros países e que, inclusive, já chegou a importar do Egito.

A pesquisa com variedades de algodão de fibra longa, que alcançam entre 31,3 milímetros e 34,8 milímetros, começou em 2011. Segundo informações da Embrapa, foram utilizadas duas variedades cultivadas: uma que tem produtividade elevada e outra devido ao comprimento longo da fibra. A partir do cruzamento entre elas, foram selecionadas as plantas que apresentavam maior comprimento de fibra.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Algodão, Luiz Paulo de Carvalho, este estudo é parte de um projeto de melhoramento genético do algodão, que recebe investimento anual de aproximadamente R$ 200 mil. Para esta pesquisa, foram utilizadas plantas da espécie Gossypium hirsutum, que são mais resistentes do que as plantas da espécie Gossypium barbadense. Estas dão origem às variedades Giza, do algodão de fibra egípcia, e Pima, do algodão de fibra longa procedente dos Estados Unidos e do Peru.

A utilização da variedade G.hirsutum reduziu, também, o ciclo da planta. O Brasil já produziu algodão de fibra longa por meio da variedade Gossypium hirsutum L.r. marie galante. Essa variedade tinha um ciclo de cinco anos, que permitia que a propagação de uma praga conhecida como bicudo-do-algodoeiro. A nova variedade tem ciclo anual, o que permite ao produto ter um controle maior sobre a praga.

“Nos Estados Unidos eles conseguiram obter fibras longas por meio da seleção de variedades e fiz isso aqui no Brasil. Consegui obter plantas com até 34,3 milímetros de comprimento. Procurei fazer isso com uma espécie que não fosse a Giza ou Pima, que são mais suscetíveis às doenças”, afirmou Carvalho à ANBA.

Leia a notícia na íntegra no site Só Notícias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário