Baixa demanda freia tendência altista dos preços do algodão em pluma

Publicado em 19/05/2016 07:16

Com a oferta restrita de algodão em pluma no Brasil devido o clima adverso nas principais regiões produtoras, especialmente na Bahia e em Mato Grosso, as cotações da commodity tiveram recuperação os últimos meses. Segundo o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Lucílio Alves, a queda na produtividade agrícola beneficiou o mercado cotonicultor. “Tivemos nos meses de março e abril o algodão recuperando seus preços, inclusive com valores melhores que média histórica em termos reais, o que é o lado positivo”, diz.

Por outro lado, a crise econômica afetou os consumidores, que passaram a comprar menos roupas, o que provocou retração na indústria têxtil. Com a demanda em queda, os preços freiam a tendência altista. "O lado negativo é que o mercado interno está parado para o atacado e o varejo de roupas. Apesar da oferta restrita, isso estabilizou o preço", complementa Alves.

O mercado está de olho no clima. Irregularidades nas chuvas devem afetar a produção da segunda safra, que teve o plantio encerrado em fevereiro. “Maio é um mês importante, quando o mercado avalia o tamanho e a qualidade da safra”, aponta o pesquisador do Cepea. O algodão tem ciclo de cultivo maior, o que dá mais chances de haver uma melhora nas condições da safra se o clima favorecer até a colheita, diferente de outras culturas de safrinha como o milho, que já está impactado no Matopiba e no Mato Grosso.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário