Falta de chuva causa redução da safra de algodão cultivado na BA

Publicado em 20/06/2016 07:18

O algodão já está sendo colhido no oeste da Bahia. O resultado não será o que os agricultores esperavam. O motivo foi a falta de chuva.

A colheita de algodão já começou na fazenda no distrito de Roda Velha, município de São Desidério, no oeste da Bahia. Na propriedade foram plantados 3,3 mil hectares, mesma área da última safra. Mas, este ano o agricultor Marcos Rodrigues prevê uma queda na produção.

“A gente tinha uma média no ano passado de 310 arrobas. Esse ano, a gente está prevendo fechar em torno de 220 a 230 arrobas”, calcula Rodrigues.

Essa tem sido uma tendência no oeste baiano. Foram plantados cerca de 250 mil hectares de algodão, mas faltou chuva no período de formação da lavoura. Isso interferiu no desenvolvimento das plantas.

“As plantas ficam menores. Os capulhos não se formam direito. Então, isso afeta a produção”, esclarece o técnico agrícola Gleidson Montalvão.

D acordo com a Associação Baiana de Produtores de Algodão, a quebra de safra pode chegar aos 40% na região oeste. A média de produtividade era de 270 arrobas por hectare, mas este ano deve ficar em 171 arrobas.

A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do Brasil. Mais da metade da fibra produzida no estado é para exportação para países como China, Indonésia e Coreia do Sul. Já o caroço do algodão é todo destinado para o mercado do Nordeste e abastece alimentação de animais. Apesar das perdas com a seca, o agricultor diz que a qualidade da pluma não foi afetada.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário