Revolução Verde Brasileira - Conheça nossos heróis

Publicado em 29/01/2014 10:09 e atualizado em 03/03/2020 08:44

O site www.revolucaoverde.org produziu uma série de vídeos com personalidades do agronegócio brasileiro e o Notícias Agrícolas vai reproduzir a cada semana uma nova história, em homenagem a esses militantes da agricultura moderna. 

Nos últimos 40 anos, usando  ciência e inovação, o Brasil se transformou de importador em um dos maiores exportadores de alimentos, preservando mais de 60% de suas florestas nativas. Aqui você vai conhecer alguns dos heróis que lideram essa incrível conquista, junto com milhões de produtores rurais e profissionais em todo o Brasil.

O destaque dessa semana é Romeu Kiihl, conhecido como “pai da soja” no Brasil que vem contribuindo há quase cinco décadas à adaptação e ao melhoramento genético da oleaginosa. Kiihl, que fez história na Embrapa, é hoje diretor da TMG e lidera um time de pesquisadores.

 

Roberto Rodrigues - 120x90Ex-ministro da Agricultura e professor-titular do Departamento de Economia da UNESP, Roberto Rodrigues preside atualmente o Conselho de Agronegócio da FIESP e coordena o Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Helena Lage - 120x90A médica veterinária e professora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Helena Lage Ferreira é especializada em virologia aviária e ajudou a tornar a indústria avícola brasileira uma das mais avançadas do mundo.

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Fernando Penteado - 120x90Fundador da Manah, Fernando Penteado Cardoso foi o principal responsável pela popularização dos fertilizantes no país. Amigo de Norman Bourlaug, pai da primeira Revolução Verde, o agrônomo contribuiu para o aumento da produtividade em diversas culturas no Brasil.

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Edson Lobato - 120x90Pesquisador ligado à Embrapa Cerrados, Edson Lobato foi um dos responsáveis pela introdução e adaptação da soja no Cerrado brasileiro. Especializado em fertilidade de solos, Lobato ajudou a semear terras extremamente pobres e contribuiu de forma decisiva para o aumento da produção de grãos no país. Em 2006, foi condecorado com o “World Food Prize” .

Assista ao vídeo completo,clique aqui

 

Cacilda Borges do Vale - 120x90Pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte (Embrapa), Cacilda Borges do Valle é considerada a maior especialista do mundo em capim braquiária. Nas últimas décadas, dedicou-se ao melhoramento genético e caracterização cromossômica e molecular da braquiária – trabalho fundamental para o aumento da produção de carne no Brasil.

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Eliseu Alves - 120x90Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em economia rural pela Universidade de Purdue (EUA), Eliseu Alves fez parte do grupo de trabalho que idealizou a Embrapa. Presidiu a entidade entre 1979 e 1985 e transformou a Empresa em uma instituição respeitada. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Alfredo Scheid - 120x90Professor da Universidade Federal de Lavras desde 1962, o mineiro Alfredo Scheid Lopes é uma das maiores autoridades mundiais em fertilidade de solos. PhD pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), Scheid Lopes já realizou mais de 600 palestras sobre o tema, no Brasil e no exterior. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 
 
Alysson Paulineli imagem interna
Mineiro de Bambuí, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli foi ministro da Agricultura entre 1974 e 1979 e um dos responsáveis pela estruturação da Embrapa. Produtor rural e personalidade do agronegócio brasileiro, Paolinelli recebeu o “World Food Prize” em 2006. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

O primeiro homenageado foi o agricultor e inventor alemão Herbert Bartz já foi chamado de louco no passado. Pioneiro no plantio direto no Brasil, Bartz revolucionou a agricultura brasileira nos anos 1970 e hoje é reconhecido como inventor de uma das técnicas de cultivo mais utilizadas no país.

Assista ao vídeo completo, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revolucaoverde.org

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário