BTG (banco de André Esteves, preso na Lava Jato) derrete 39% na Bolsa

Publicado em 25/11/2015 17:38
por GERALDO SAMOR, de VEJA MERCADOS (+ Josias de Souza, do UOL)

Sell, sell, sell

Às 14:30 horas, a ação do BTG caía 39% com volume treze vezes maior que a média.

Gringos don’t forgive

O mercado monitora agora a reação dos bancos internacionais à prisão de Esteves.  Como todo banco, o BTG vive de linhas de crédito, boa parte delas dadas por bancos internacionais, que têm se mostrado avessos a fazer qualquer negócio com empresas envolvidas na Lava Jato. Muitas empreiteiras envolvidas na operação, por exemplo, foram convidadas a encerrar suas contas em instituições como Citigroup e JP Morgan, dentro e fora do Brasil.

Risco contido

Concorrentes consultados pela coluna disseram que o BTG não oferece risco sistêmico (quando a quebra de um banco contamina os outros) na medida em que o BTG não tem depositantes. O banco depende primordialmente de linhas interbancárias e funding de investidores institucionais.

Vacas magras

No mercado, a oferta de 4 milhões de reais pelo silêncio de Nestor Cerveró foi considerada baixa. Será a crise?

Sociedade com o suspeito

O que farão os sócios do BTG agora? O que fazer quando o maior acionista, CEO e principal face pública do seu banco é preso no contexto de uma operação como a Lava Jato? Será que Esteves e os sócios bolaram algum plano para se este dia chegasse?

Cara de paisagem

Por enquanto, os sócios do BTG não estão passando recibo. Passaram a manhã dizendo que está tudo sob controle e que Esteves foi envolvido numa ‘molecagem’ (e outras palavras impublicáveis para definir o filho de Nestor Cerveró.)

As ligações perigosas

Eduardo Cunha tem laços profundos com Esteves. Uma de suas filhas, advogada, trabalha no BTG. Cunha também foi providencial na aprovação da Medida Provisória que permitiu a entrada do capital estrangeiro em hospitais, uma medida que beneficiou diretamente o investimento que sócios do BTG fizeram na Rede D’Or. Depois da MP, os sócios venderam parte de sua posição para fundos de private equity.

Piadas infames

“Viram quem vai tocar na festa de fim de ano do BTG? The Police.”

“Amigo, você já esteve preso? O André, Esteves…”

 

Delcídio queria calar também Duque, diz Teori (por JOSIAS DE SOUZA, do UOL)

Felipe Sampaio/STF

.

Além de Nestor Cerveró, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, tramava silenciar outro ex-diretor preso da Petrobras: Renato Duque, um indicado de José Dirceu que representava o PT na partilha de propinas extraídas de negócios na estatal. A revelação consta do despacho do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, sobre a prisão de Delcídio e do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.

A íntegra do texto de Teori pode ser lida aqui. A menção a Renato Duque consta da página 18. Ao justificar as prisões, o ministro anotou que “outras medidas cautelares menos gravosas afiguram-se insuficientes: o senador Delcídio Amaral e o banqueiro André Esteves são pessoas poderosas e influentes nas respectivas esferas de atuação e têm interesse comum em evitar que a Operação Lava Jato os envolva. Não há dúvida de que, fora do cárcere, os dois seguirão dispondo de multiplicidade de meios para condicionar resultados da investigação e da aplicação da lei penal, como concreta e demonstradamente tentaram fazer no caso de Nestor Cerveró.”

Nesse ponto, Teori acrescentou: “Vale lembrar, por oportuno, que também há menção a outro investigado que se encontra preso, Renato Duque, tudo levando a crer que o mesmo enredo adiloso se repita ou esteja ocorrendo em relação a Duque.” O “enredo ardiloso” a que se refere o ministro é o plano idealizado para evitar que Cerveró firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato, oferecendo-lhe um mensalão de R$ 50 mil e recursos para custear um plano de fuga para o exterior.

(veja no quadro abaixo).

Editoria de Arte/Folha

 
 

Com a convocação de Delcídio, time dos amigos de Lula tem tudo para fazer bonito no Campeonato Brasileiro dos Presídios

Convocados pela Polícia Federal, já estavam em aquecimento na cadeia craques da delinquência que sempre desfrutaram da plena confiança do ex-presidente Lula. A lista, divulgada no comentário de 1 minuto para o site de VEJA, é composta por José Dirceu, Ricardo Pessoa, Léo Pinheiro, João Vaccari, Renato Duque, Marcelo Odebrecht, Luiz Argolo, André Vargas, Pedro Correa e José Carlos Bumlai.

A captura nesta quarta-feira de Delcídio Amaral, impetuoso atacante do PT de Mato Grosso do Sul, completou a equipe cujo técnico continua em liberdade. Por ser um senador no exercício do mandato, é provável que Delcídio reivindique a tarja de capitão pertencente a José Dirceu desde 2003. Ficarão no banco de reservas os que têm seus movimentos prejudicados pelo uso de tornozeleiras.

Como a temporada de convocações não terminou, é possível que alguns titulares acabem substituídos por outros talentos recrutados pela Polícia Federal. Mas o time dos amigos de Lula já tem tudo para fazer bonito na série A do Campeonato Brasileiro dos Presídios.

“Quem é quem em Curitiba” e outras cinco notas de Carlos Brickmann

Publicado na Coluna de Carlos Brickmann

José Carlos Bumlai é um homem rico, mas não é por isso que ficou famoso. É um produtor agrícola de sucesso, mas não é por isso que ficou famoso. Foi preso pela Operação Passe Livre, parte da Lava Jato, mas não é por isso que ficou famoso ─ aliás, foi preso por ter ficado famoso, e o próprio nome Passe Livre se refere a ele. Bumlai ficou famoso, embora diga que se encontrou poucas vezes com o presidente Lula, embora o próprio Lula diga que não lembra de ligação especial com ele, por ter passe livre no Palácio do Planalto, com acesso direto ao presidente. A seguinte plaqueta estava afixada na portaria do Planalto, durante o mandato de Lula ─ por favor, que ninguém perca tempo a desmenti-la, pois foi amplamente fotografada em várias ocasiões: “O sr. José Carlos Bumlai deverá ter prioridade de atendimento na portaria principal do Palácio do Planalto, devendo ser encaminhado ao local de destino, após prévio contato telefônico, em qualquer tempo e qualquer circunstância”. Bumlai, digamos, merecia o privilégio.

» Clique para continuar lendo

 

No Sem Edição, J. R. Guzzo comenta a prisão de Bumlai e pergunta ao ex-presidente se só tem amigos assim

 

Lula é cabo eleitoral de Delcídio, preso pela Lava Jato

Por Felipe Moura Brasil, na TVeja:

“A coluna ‘VEJA Bem’, com Felipe Moura Brasil, celebra a nova média de um petista preso por dia, resume os casos de Bumlai e Delcídio, e mostra momentos impagáveis da campanha de Lula em favor deste último. Acompanhe!”

* Mais detalhes:
– STF irritado é melhor! Corte referenda prisão de senador petista que citou nomes de ministros para melar Lava Jato
– Delcídio Amaral está preso! É senador do PT! É líder do governo! Tentou atrapalhar investigação! Adeus, Ibiza!

Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blogs de veja.com + UOL

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Engraçado...voces já viram um profissional de Tecnologia da Informação em pouco tempo passar de pião a dono e ficar bilionário!!!! ele não acertou na mega sena!!!! será que é possivel ganhar tanto em tão pouco tempo em um mercado de altamente competitivo!!!!!! CLARO que não e chamam o dono do PACTUAL de menino prodígio...para tal fortuna só resta uma explicação...ROUBO..CORRUPÇÂO...etc...e a mídia até hoje fez o que...puxou seu saco e foi incapaz de avaliar de onde saia tal fortuna...do LOMBO DOS CONTRIBUINTES BRASILEIROS...

    6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Exatamente Dalzir, podemos acrescentar lavagem de dinheiro, e tem muito jornalista dizendo que o sujeito é talentoso e não sei o quê...vagabundo que enriqueceu lavando dinheiro para o PT na bolsa.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Onde andam aqueles dois petistas que estavam presentes neste espaço..falo de Edsom Amieiro do Paraná...fala Edson um grande pucha saco do PT...e agora..fala Edson...bem ainda tem aquele paranaense de Bela Vista de Goias...aqueçe outro pucha saco sem capacidade de discernimento entre paixão por LULA e O PT e verdade...fala..desembucha...não fuja...participe...o sujeito de boa índole...correto..justo..não se esconde quando erra..não foge...admite o erro...e voces dois são oque!!!!! se posicionem...Rodrigo e Rensi ponham abaixo o nome do rapaz de Goiás,,eu esqueci o nome...

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Arlindo Albrecht.

      0
    • idemar tozatti Erechim - RS

      Sr. Dalcir; estes dois não falam pq são dois covardes, o dia a dia os calou.

      1
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Boa noite Dalzir ou Dalcir,se a coragem do Sul,lhe chama por este nome por que o pequeno produtor do Goiás não deveria.O Sr.falou tanto em puxa saco que ficou contaminado,pedir "ajuda" ao Rodrigo e Rensi para por o nome do rapaz de Goiás,isso é aquela puxada de saco básica,sem maldade e o Rodrigo pra não deixar deixar de puxar,prontamente atendeu.Não sou médico mas,pelo sintoma o Sr. Dalcir está esclerosado,pois não faz muito tempo disse ao Sr. que o Sr.Edson Amieiro foi excluído deste Fala Produtor.Mas eu estou muito satisfeito pois conseguimos evitar um mal maior,a eleição de Aécio Neves! Não concordo com os erros do PT, LULA ou DILMA,mas antes de ficar esclerosado, o Sr. sempre afirmou que só erra quem faz.De todos os governos que conheci,este foi que menos atrapalhou a agricultura.

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Arlindo em sua última frase, onde cita: "De todos os governos que conheci, este foi que menos atrapalhou a agricultura". Há controvérsias !!

      Nos anos 2004/05/06 o Conselho Monetário Nacional (CMN), foi o órgão mais atuante no setor agrícola, pois o valor das commodities estava no fundo do poço e, mesmo o produtor conseguindo boas safras, não obtinha renda para sobreviver. O Sr. não se lembra? Aí dá-lhe editar medidas prorrogando os vencimentos dos empréstimos.

      As obras de infraestrutura para o escoamento das commodities é responsabilidade de quem? O custo BraZil que o produtor rural tem que pagar, frete, navios parados nos portos esperando para carregar, estoque da safra em carrocerias de caminhões, de Paranaguá a Curitiba na margem da BR -277, quem está dando essa "ajuda" ao produtor? Esse custo sai do lombo do produtor.

      A política agrícola brasileira é "feita nas coxas", ano a ano e, é chamada de PLANO SAFRA, que de "PLANO" não tem nada, pois os resultados estão aí.

      O setor sucroalcooleiro não tem a mesma visão do senhor. O quê dizer dos cafeicultores?

      Sr. Arlindo, sinceramente, diante de tal afirmativa, fico a pensar, qual será a sua fonte de renda para sentir-se satisfeito ??

      0
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Sr.Paulo Roberto Rensi,lembro perfeitamente dos anos 2004 a 2006,a soja no final de abril de 2004 estava cotada a 10,40 o bushel , em agosto 2006 cotada a 5,45,esta diferença na cotação internacional criou a maioria dos transtornos que o Sr. citou.Tivemos o Pesoja este programa nos ajudou muito,o premio 2,16 reais por saca,somados aos 21,00 por saca que era o preço de mercado na nossa região.Lembrando que nos governos anteriores tivemos muitas surpresas desagradáveis,confisco da soja e Finame Agricola ,foram que mais doeram!Minha renda é da agricultura,os governos anteriores me deixaram mais cauteloso.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Arlindo...voce continua falando bobagens...realmente esqueci seu nome...mas ainda não estou esclerosado...e muito bom de minhas previsões e afirmações..te pergunto e o seu PT...honesto..!!!!! resolveu os problemas do país né!!!! inflação abaixo de 11%...taxa de juros...nas núvens...PIB igual a rabo cavalo..e o país a todo vapor!!!!!fala Arlindo Albrecht...

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Arlindo, cansei de chutar teu traseiro aqui, você é o comentarista mais ignorante do Noticias Agricolas. Antes que esqueça, o Edson Amieiro parou de comentar aqui por que quis. O último comentário dele, que lembro, foi para concordar comigo. Mas estou respondendo essas suas baboseiras, de novo, para dizer que você não sabe a diferença entre duas pessoas que concordam em muitas coisas, sem interesses, e um puxa saco, que puxa o saco por, vamos dizer, dois reais e pouco por saca de soja, por que não consegue se sustentar sozinho, nem comprar um trator sem subsidios que são cobrados dos mais pobres, tirando do leite de suas crianças, dos remédios dos hospitais, das creches dos necessitados. Você é um arrogante Arlindo, pois chama roubo de erro, corrupção de todas as esferas da vida social brasileira de erros. Tudo o que Lula disse que deu aos brasileiros, agora lhes está sendo tirado. E ainda mais, você acha que para evitar o tal "mal maior", a vitória de Aécio, que foi fraudada, para isso vale quebrar o País, numa situação em que metade do que é arrecadado vai para pagar juros de dívidas feitas por Lula e Dilma. Por dois reais, você esquece a ministra do meio ambiente de Lula, a xapuri Marina Silva, que tanto prejudicou os produtores rurais, usando até a policia federal, e sendo responsável por uma legislação ambientalista que engessou os produtores e impede até hoje o desenvolvimento da agropecuária em muitos estados da federação. Você não fala do aparelhamento da embrapa e dos órgãos deliberativos e de informação, que tanto atraso trouxe e trás ao País. A cafeicultura do Brasil, a maior do mundo, está hoje em dificuldades, devido às informações fornecidas às agencias internacionais, por "consultores" petistas ligados às universidades, que formaram uma legião de analfabetos, como confirmam os empregadores que contrataram essas pessoas e levaram prejuizos. Mas com petistas, são todos ignorantes e bitolados, não dá para discutir nenhum assunto sério. Por uns trocados, vocês, petistas, falam mal do FHC, e ficam quietos quando Dilma vende partes da petrobrás aos Chineses, quando vende, a preço de banana, 27 hidrelétricas aos Chineses, nenhum pio. Vá ser puxa saco assim lá na China.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). Vou usar a hermenêutica epistemológica, pois essa é passível de interpretação da "casta" petista. A ontológica não foi ainda descrita por nenhum "ente marxista", pois as revoluções ou, os progressismos levam sempre ao futuro e, esse futuro é inalcançável, como toda UTOPIA!

      Mas, vamos ao assunto. Sr. Arlindo, a interpretação do que escrevi: ...pois o valor das commodities estava no fundo do poço e, mesmo o produtor conseguindo boas safras, não obtinha renda para sobreviver... Valor significa: ...medida variável de importância que se atribui a um objeto ou serviço, que, embora condicione o seu preço monetário, freq. não lhe é idêntico...

      Entendeu Sr. Arlindo, se na época o bushel do soja fosse 20, ou 30, ou 40 dólares, não é relevante, pois "Valor significa: ...medida variável de importância que se atribui a um objeto ou serviço, que, embora condicione o seu preço monetário, freq. não lhe é idêntico" ... ENTENDEU OU QUER QUE "DESENHE" ???

      0
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Sr. Rodrigo,faz pouco tempo que escreveu dizendo que comunistas tentam desqualificar o oponente,na primeira oportunidade o liberal Rodrigo Polo Pires faz a mesma tentativa,muito estranho. Sobre o uso de crédito subsidiado e uso de programas de escoamento de produtos,e GPM, tirar o leite de crianças,remédios dos hospitais e creches dos necessitados,é uma afirmação que envolve todos os produtores rurais,pois todos os produtores já usaram este crédito ou as garantias de preço,várias vezes o João Batista pediu para o governo garantir renda aos produtores,na sua opinião todos estão querendo tirar o leite das crianças e os remédios dos hospitais?? Estive no Paraná em setembro de 2014,conheci o Sr Edson Amieiro,perguntei por que não postava mais comentários,me falou que foi excluído!

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Vá visitar uma creche de crianças carentes, o Natal está aí. Aproveite e vá a um hospital público, veja as condições a que estão submetidos os brasileiros. Não são todos os produtores Arlindo, só os que defendem a sujeira do PT a troco disso, a saber, toda a sujeira, roubalheira, e toda a desgraceira que vem se abatendo sobre a população pobre e necessitada, causada pelo PT e seus aliados, é justificada com o dinheiro subsidiado. Você nem chega a ser um oponente, pois teu entendimento é fraco, e teus argumentos são todos, preste bem atenção, todos, com a intenção de indispor o leitor com quem você considera um desafeto. Se ainda não conseguiu entender o que digo, é por que é burro. Ignorante é a melhor das hipóteses, pois se você tiver consciência do que defende, é um mau caráter, pior ainda que os integrantes do partido que defende. Se na próxima vez que se dirigir a mim, se não refutar meus argumentos, e continuar nessa tentativa ridícula, de tentar encontrar ou demonstrar, alguma contradição de ordem moral, insinuando que sou eu e não você o cretino cinico, não irei responder mais seus comentários, pois são pura perda de tempo. Se quer que o Edson volte a comentar aqui, diga a ele que certa vez também pensei ter sido excluido, mandei um email para a Carla e ela resolveu o problema. O site Noticias Agricolas é democrático, só que tem lado, e se você quer concordância com o que diz, vá comentar no face da Dilma, na Carta Capital, ou no site 247.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      DESISTO !!! Estive no Paraná em setembro de 2014,conheci o Sr Edson Amieiro,perguntei por que não postava mais comentários,me falou que foi excluído! ... ESTA FRASE É A PÁ DE CAL !!!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Mas o Rensi ou o Arlindo...metem a pá de cal..mas o cal desinfeta mas não acaba com os gatos do PT que roubam o país...né Arlindo...até medida provisória o PT faz para as multi!!!!!e para os agricultores!!!! nem o seguro rural ele paga..bem mirde gricultor..tadinho..pequenininho de goiás...

      1
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Sr.Rodrigo,Rensi e Dalzir,os senhores tentam monopolizar a verdade e o saber,e ainda não aprenderam o básico,não mexer com quem esta quieto.Sr. Rodrigo,quem fala o quer, ouve o que não quer,nos seus comentários acima ficou claro que o Sr.não quer mudanças,quer apenas que o chicote mude de mãos.Se o produtor votou na Dilma e usa crédito subsidiado tira leite das crianças e remédio dos hospitais,se votou no Aécio e usa crédito subsidiado, tá liberado, esta em casa, é nóis!! É muita hipocrisia.Sr.Rensi ,guarde a pá de cal, quado for a Maringá, faça o que eu fiz use o Contorno Norte,obra do desgoverno e vá até Floresta e converse com o Amieiro.E pra encerar o assunto exclusão do Amieiro,use a sua internet pra lá de turbinada e tente localizar um comentário do Edson, se encontrar ótimo,diga em qual página encontrou e estará resolvida esta pendenga.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Arlindo...respondo por min...não monopolizo e verdade e nem o saber...apenas não me levam nem no cabresto e nem na conversa...e questiono as inverdades que são obscuras e na maioria das vezes as inverdades aparecem...e nem sou usado de massa de manobra de partido ou tendencias...voce está quieto porque suas afirmações sobre o PT são um descalabro...e aí ficar quieto é a saida dos perdedores...pois errar é humano e permanecer quieto e no erro é burrice...

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). Fui taxado de dissimulado, falso, fingido. Ah! Quantas virtudes são vistas por olhos estrábicos!!!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Pois é Caro Arlindo..o bom profissional quando erra assume e admite o erro...lembras quando errei na previsão do preço do milho...admiti o erro pois sei que a gente não acerta 100%...logo para min é normal embora erre pouco...

      Mas e voce..que votou em LULA..DILMA..afirmava que o PT era a salvação do país...Não ROUBAVA...e agora..pode falar Arlindo...se posicionar..fala Arlindo...

      1
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Parece que alguém usou a internet e foi buscar um histórico.Suas previsões de 26/05/2014.....produtores de milho,não se assustem,se puderem não vendam,em um momento o preço deve subir e não vai demorar muito longe... esperem pra ver 08/07/2014 o que salva a pátria do produtor de carnes é o prejuízo de milho e soja.errou uma e acertou outra,vai que alguém embarcou naquela não vender o milho,se ferrou!Votei em LULA e DILMA mas,eu dizer que o Pt não roubava essa fica por sua conta,pois não tem partido ou politico honesto.A primeira vez que ouvi falar corrupção foi em 1974, na época se falava encher os bolsos.Eu com meus 18 anos titulo de eleitor nunca usado,todos sabem que havia dois partidos, Arena e Mdb. Arena era partido queridinho dos Militares,Mdb oposição.Meu pai e eu fomos a Maringá,descrente da Arena meu pai disposto a votar na oposição,um comerciante querendo convencer o pai a continuar votando na Arena,usou este argumento,Seu João temos votar na Arena,pois eles já estão o bolso cheio, se votarmos no Mdb eles também vão encher os bolsos.(Estou contando este fato,mas que fique claro,não é nenhuma tentativa de justificar o roubo de algum governo)

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Acertei muitas e errei algumas...tenho humildade e hombridade de reconhecer...voce até agora errou todas...talvez se seu pai tivesse ensinado a reconhecer os erros tivesse aprendido...mas ainda há tempo..quem sabe...

      Quem embarcou nas mentiras políticas e econômicas que voce alardeava ganhou o que....PIB NEGATIVO de quase 4%...INFLAÇÂO de mais de 10%... TAXA JUROS de de agiotagem...DESEMPREGO que passou dos 8% e vai a 12...o PT seu partido mais sujo que PAU DE GALINHEIRO(ROUBOS>>MENTIRAS>>FRAUDES>>> CORRUPÇÃO>>>>INCOMPTENCIA...

      1
    • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

      Engraçado os caras mexem com quem está quieto,querendo tirar uma lasquinha, depois houvem umas verdades,mostram toda hipocrisia disponível no seu perfil.Nos textos acima falei de confisco da soja e do Finame Rural,e o trio da hipocrisia não fez um comentário sobre o assunto,falar da caca dos governos anteriores não pode pois ferre os interesses deles.Tempos atrás rolou no face um quadro onde o palestrante pergunta á platéia :Quem quer mudanças? Todos de braço erguido.Quem quer mudar?Ninguém ergueu o braço.Esta é a realidade dos que querem monopolizar a verdade e o saber,para os "nossos"tudo liberado,que é a realidade do atual governo.O trio hipocrisia só quer mudar de mãos o chicote.

      0