Boi: Competitividade externa da pecuária brasileira depende de maior qualificação do setor, aponta Cepea

Publicado em 22/09/2014 11:35

Para se manter competitivo no mercado externo, cada vez mais exigente, o setor brasileiro de carnes e derivados precisa assumir uma nova postura, visando à  organização e qualificação de toda a cadeia. “É necessário ser proativo e determinar qual é a referência de carne e produtos bovinos que o Brasil precisa oferecer ao mercado internacional e, com isso, delinear o um novo cenário tecnológico a ser alcançado”, explicou a pesquisadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e professora da Esalq/USP Sílvia Helena Galvão de Miranda, durante apresentação feita na 7ª Interconf (Conferência Internacional de Confinadores).

Segundo a pesquisadora, o setor de carnes e derivados é um dos mais afetados pelas exigências técnicas (relacionadas à rastreabilidade e ao bem-estar animal, por exemplo) e sanitárias (incluem questões ligadas a doenças no rebanho e contaminações com resíduos em produtos cárneos) no mercado internacional. “Fica claro, portanto, que há a necessidade de qualificação e acesso à informação para o setor produtivo, e de criar condições para que consiga atender a esses requisitos técnicos e sanitários. É preciso, ainda, estruturar os serviços sanitários oficiais para monitorar e orientar o setor privado”, afirma Sílvia.

Entre os prejuízos que o setor enfrenta atualmente estão embargos, depreciação dos preços internacionais de seus produtos e comprometimento da imagem do País e do setor.

A adequação da pecuária brasileira traz também a necessidade de investimentos de todos os elos da cadeia, desde o produtor até o frigorífico, que posteriormente devem ser compensados com o aumento das exportações da carne bovina brasileira. “A criação de laboratórios de análise e também da estruturação do setor de insumos fazem parte dessa maior qualificação, assim como uma forte parceria entre os níveis privado e público”, explica Silvia.

DEBATE – Realizada na última semana, em Goiânia (GO), a Inteconf também contou com a participação do professor da Esalq/USP e coordenador da equipe Pecuária/Cepea, Sergio De Zen, na mediação de debate sobre a demanda doméstica por alimentos e as oportunidades geradas para os produtores e a indústria. “A economia brasileira passa por um processo de transição e de incertezas no curto prazo. O setor pecuário deve aproveitar esse momento para evoluir ainda mais, no sentido de continuar produzindo com qualidade e consolidar oportunidades que se abrem no mercado internacional”, avalia De Zen.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário