Rússia embarga importação de carne de 10 unidades de frigoríficos brasileiros

Publicado em 27/05/2015 10:57

LOGO REUTERS (16408)

(Reuters) - O serviço veterinário russo Rosselkhoznadzor vai embargar a importação de carne de dez unidades de frigoríficos brasileiros a partir de 9 de junho, incluindo abatedouros de bovinos e suínos da JBS, BRF e Marfrig, informou nesta quarta-feira o órgão do governo russo.

O serviço veterinário disse que sua decisão foi tomada depois de um inspeção em unidades brasileiras em março por fiscais russos, segundo a agência Interfax.

A Rússia foi o segundo maior importador de carne bovina do Brasil em 2014 e o maior comprador de carne suína brasileira. As maiores companhias que sofreram restrições têm condições de redirecionar as exportações para outras unidades ainda habilitadas, segundo associação de exportadores.

As violações descobertas apresentam um significativo grau de risco, disse o Rosselkhoznadzor em comunicado. As causas dos embargos não foram completamente detalhadas pelo órgão da Rússia, que já tomou medidas semelhantes no passado, ao suspender temporariamente algumas unidades.

Além do embargo às dez unidades, a proibição de importação de produtos de duas fábricas verificadas foi mantida.

O serviço russo enviou às autoridades brasileiras um relato sobre os resultados das inspeções e está aguardando comentários no prazo de dois meses.

Foram oito unidades de abate de bovinos embargadas: três da Marfrig (duas em São Paulo e uma em Mato Grosso do Sul), duas da JBS (em Minas Gerais e Goiás), uma do Frigorífico Silva (RS), uma da Mato Grosso Bovinos (MT) e uma da Nortão Alimentos (MT).

O Brasil, que tem sido nos últimos anos o maior exportador global de carne bovina, ainda tem 28 plantas de bovinos habilitadas pela Rússia, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Desta forma, não será difícil para as empresas realocar exportações para outras unidades que continuam autorizadas, mantendo os volumes embarcados.

"Não tem problema comercial nenhum... Não posso (exportar) por aqui, vou mandar por ali. Nossa capilaridade é muito grande", disse à Reuters o presidente da Abiec, Antonio Camardelli.

De suínos, foram embargadas uma unidade da BRF, em Goiás, e uma do Frigoestrela, em São Paulo, segundo listagem no site do Rosselkhoznadzor.

As ações da JBS e Marfrig operavam em queda de 2 e 1 por cento, respectivamente, enquanto as da BRF operavam perto de uma estabilidade, por volta das 12h50.

 

(Por Gustavo Bonato, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

    Os embargos são para desaquecer o mercado, pode ser a pergunta.

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Ceslo...quem exporta carne bovina e suina...BRF,JBS,Aurora,Pamplona,Marfrig...ora eles tem plantas aprovadas em outros locais...logo não há nenhum problema...esta noticia tem por objetivo derrubar os preços ao produtor rural...

      Mais um exemplo...lembras da vaca louca lá mo cantinho do MT..só naquela vaca..tadinha..foi um ET que levou a doença a ela...só comia pasto...os demais animais os ETs não mamaram nela...e o que é pior...veja que neste caso o raio caiu na mosca...a tadinha da vaca fica doente no frigorífico...fazem uma emergencia(que é o abate) e tiram material e mandam direto para o laboratorio para mal da vaca louca!!!!! e deu na mosca...os caras são àguias!!!!!!

      Já perguntei a meio mundo mas oJBS cala a boca de todos!!!! incluso os jornalistas deste canal e do Canal Rural....fazendo a seguinte pergunta e até hoje sem resposta!!!!

      Quantos animais foram feitas emergencias neste frigorífico 90 dias antes do ocorrido e quantos animais tiveram material enviado a laboratório!!!! até hoje ninguém abriu o bico nem o João Batista...manda quem pode e obedece quem tem juizo...

      0
    • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

      Corretíssima a análise. Quando ocorreu aqui aftosa segundo o Ministro ramificação de outro Estado, inclusive um dos animais mostrou sintoma em uma só pata, pode com a palavra os virologistas. Assim de embargo em embargo caminha a bovinocultura, quem aposta onde e quando será o próximo.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Deviam mandar o João Bosco..aquele jornalista do canal rural investigar,,,,afinal dizem que o homi é bom no jornalismo investigativo!!! mas duvido que o faça!!!! a briga do JBS com a ministra da agricultura começa a dar sinais de mais rounds....ou seja uma briga pessoal mas nós perdemos dos dois lados...santo é dificil...

      0
    • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

      Aqui no Estado não tem nenhum dos grandes frigoríficos.

      0