Apesar da oferta, milho pesa no orçamento dos criadores em MS

Publicado em 30/11/2015 06:33

Em Mato Grosso do Sul, criadores que dependem de ração para engordar animais buscam formas de enfrentar o aumento dos custos e apesar da grande oferta, o milho é o produto que mais está pesando no orçamento.

O preço médio da saca de 60 kg está em R$ 24 – 20% de aumento se comparado a novembro de 2014. A escalada de preços começou na época da colheita, o que não é comum, em função da grande disponibilidade de milho. De acordo com o corretor de grãos, Eduardo Flores, alguns fatores teriam influenciado o mercado.

“O principal deles foi a elevação do câmbio, o segundo foi a demanda do mercado interno bem aquecida e o volume de exportação. O volume de exportação, com relação ao ano passado, ficou em torno de cinco milhões de toneladas a mais”.

O pecuarista Ari Damião engorda bovinos no sistema de semi-confinamento, em Jaraguarí, região central do estado. Usa 14 toneladas por mês para fazer ração; o que já aumentou os custos em 30% em um ano. Neste mesmo período, a arroba do boi gordo subiu menos de 4%.

"O produtor nunca teve que fazer tanta conta como agora. Hoje tem que tecnificar, tem que investir em genética e comida, senão você não tem retorno”, fala Ari Damião.

Para tentar aumentar um pouco as margens de lucro o produtor resolveu mudar de estratégia e passou a apostar na engorda de vacas. É que as fêmeas ganham peso mais rápido, são abatidas mais novas e com isso é possível reduzir um pouco os gastos com a alimentação.

"A gente tem que procurar hoje partir para o cruzamento industrial, que é um gado que ganha mais peso e você consegue vender mais ligeiro e com peso maior”, explica Damião.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário