Rebanho bovino cresce 3% em Mato Grosso, mas abates reduzem 15%

Publicado em 18/01/2016 06:49

O rebanho bovino em Mato Grosso cresceu 2,9% em 2015 no comparativo com 2014. O estado contabilizou 29,259 milhões de cabeçadas de gado, superando as 29,193 milhões constatadas em 2011. Um dos fatores para o incremento é a retenção de fêmeas e consequentemente a redução em 15% dos animais destinados aos abate.

Das 29,259 milhões de cabeças de gado existentes em Mato Grosso 99,59% foram imunizadas durante a campanha de novembro contra a febre aftosa, onde animais de mamando a caducando foram vacinados. Ao todo 104.092 propriedades foram assistidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). 

Levantamento divulgado pelo Indea, nesta sexta-feira, 15 de janeiro, revela que em 2015 foram encaminhados para o abate 4,700 milhões de cabeçadas, das quais 2,785 milhões eram machos e 1,915 milhões eram fêmeas. O volume é inferior as 5,534 milhões de cabeças enviadas em 2014 para os frigoríficos, das quais 3,080 milhões eram machos e 2,454 milhões eram fêmeas.

“A campanha de vacinação em novembro é o ‘inventário’ anual da pecuária mato-grossense. O resultado da imunização mostra a consciência dos produtores. Tivemos apenas 2.049 propriedades sem registro de vacinação e vamos até elas para realizar a vacinação assistida, além de autuar os pecuaristas”, comenta o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

Nolasco destaca que desde 2014 o rebanho mato-grossense voltou a crescer e hoje supera o volume de 2011. “O Estado começou a reter em 2015 fêmeas para a reposição do rebanho, o que levou a retração dos animais encaminhados para o abate”.

Em 2015 Mato Grosso registrou um estoque de bovinos machos, com mais de 24 meses, de 3,9 milhões de cabeças prontas para o abate. O resultado, como o Agro Olhar destacou, era considerado o pior dos últimos nove anos. A expectativa do setor é que a recuperação tenha início a partir de 2016. O resultado foi um reflexo da alta incidência de destinação de matrizes para o abate entre 2011 e 2013.

“Esse resultado dos animais destinados ao abate mostra o processo cíclico no setor. Tivemos redução de abates, falta de bezerro, falta de boi gordo, retenção de fêmeas. Isso levou os preços aos consumidores subirem. Daqui a dois anos veremos o efeito contrário”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.

Evolução

A pecuária em Mato Grosso, apesar dos resultados de decréscimo em 2012 e 2013 do rebanho com a destinação maior de fêmeas ao abate, vem apresentando crescimento ao longo dos anos. Em 22 anos o rebanho cresceu 132,2%, saltando de 12,6 milhões de cabeças para 29,2 milhões. Nos últimos 11 anos o estado vem mantendo percentual de animais vacinados contra a febre aftosa acima de 99,3%.

Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto.

Plantas frigoríficas solicitam reativação de SIF em Mato Grosso

Frigoríficos em Mato Grosso que haviam paralisado suas atividades estão solicitando a reativação do Sistema de Inspeção Federal (SIF) para retomar as atividades. Hoje, aproximadamente 14 plantas industriais de processamento de carne bovina estão inativas no estado, das quais nove pararam os trabalhos em 2015.

A informação é do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, José Assis Guaresqui.

As plantas que solicitaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a reativação do SIF, segundo Guaresqui, são unidades que pararam suas atividades já algum tempo e não as que em 2015 paralisaram os trabalhos.

“Com SIF em 2015 nove plantas frigoríficas foram paralisadas em Mato Grosso. Logicamente que algumas dessas já estão manifestando interesse em retornar com suas atividades, contudo as plantas que estão retomando hoje são plantas que não foram fechadas o ano passado e sim em anos anteriores”, declarou Guaresqui.

As plantas, conforme o superintendente do Mapa em Mato Grosso, estão localizadas em São José do Rio Claro e Rondonópolis. “Há plantas em outros municípios que estão solicitando. Além disso, temos unidades fabris com SISE (Serviço de Inspeção Sanitária Estadual), que já trabalhavam no mercado interno, que agora estão buscando SIF para fazer exportação, como é o caso de um frigorífico em Cáceres”.

Sanidade agropecuária

De acordo com Guaresqui, dos R$ 24 milhões que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento destinará para a defesa agropecuária em 15 estados entre 2016 e 2017, Mato Grosso receberá uma fatia de 25% do recurso. “Isso demonstra a importância do nosso rebanho que significa próximo de 30% do rebanho nacional”.

Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Olhar Direto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário